Você é daquelas pessoas que contam calorias o tempo todo para emagrecer?
Espero que depois deste texto, você possa considerar outros pontos relevantes para além da quantidade de calorias quando o assunto é emagrecer com saúde.
Existe uma grande diferença entre perder peso e emagrecer, sabia?
Para alcançar a perda de peso é fundamente encontrar o equilíbrio entre a energia consumida e a energia gasta. Chamamos essa associação de BALANÇO ENERGÉTICO.
O que é balanço energético?
Diariamente nosso corpo consome calorias para processos vitais, tais como:
- Respiração
- batimentos cardíacos
- controle de temperatura corporal
- funcionalidade de órgãos, etc.
Este tipo de gasto energético chamamos de GASTO ENERGÉTICO BASAL (GEB) ou gasto energético em repouso.
O Gasto Energético Basal (GEB) é o nosso metabolismo basal, aquele que gastamos enquanto estamos dormindo ou descansando no sofá por exemplo, sem realizar qualquer atividade física.
Quando somamos a esse gasto as calorias despendidas com as atividade físicas diárias (trabalhar, tomar banho, subir escada, fazer musculação, correr…) temos o que chamamos de GASTO ENERGÉTICO TOTAL (GET).
E a energia consumida através da comida?
A energia obtida pelos conhecidos carboidratos, proteínas e lipídeos/gorduras corresponde a 4 kcal por grama de carboidrato ou proteína e a 9 kcal por grama de lipídeos/gorduras.
Se contarmos a quantidade de calorias ingeridas diariamente, ele estará em uma dessas 3 categorias:
- IGUAL = ao seu GET;
- MENOR < do que o seu GET;
- MAIOR > do que seu GET.
Logo, a depender de quantas calorias você gastou no dia em relação ao que consumiu você poderá:
- MANTER o peso (BALANÇO ENERGÉTICO NEUTRO)
- PERDER peso (BALANÇO ENERGÉTICO NEGATIVO)
- GANHAR peso (BALANÇO ENERGÉTICO POSITIVO)
#1 Balanço energético negativo
Na primeira balança, temos um consumo de calorias menor do que o gasto energético = perda de peso.
#2 Balanço energético neutro
Na balança do meio, o consumo de calorias e o gasto energético é igual = manter o peso.
#3 Balanço energético positivo
E na balança da direita, o consumo de calorias é maior que o gasto energético = ganho de peso.
Para emagrecer com saúde é preciso prestar atenção na qualidade da sua alimentação!
Porém como eu disse no início, há uma grande diferença entre perder peso e emagrecer. O balanço energético negativo irá propiciar redução de peso na balança porém isso não significa que você esteja necessariamente perdendo GORDURA CORPORAL!
O emagrecimento ideal é aquele em que perdemos gordura e não massa muscular
Para que isso aconteça é necessário não apenas uma quantidade adequada de calorias mas também QUALIDADE calórica. É preciso uma boa proporção entre o consumo de carboidratos, proteínas e gorduras.
Para manter massa magra é extremamente importante o consumo de proteínas de boa qualidade (carnes pouco gordurosas, ovos, laticínios, leguminosas…) e também de vitaminas e minerais que são essenciais para desempenhar funções além das nutricionais, conhecidas como metabólicas. Alguns exemplos seriam:
- Selênio: dentre inúmeras funções, participa da regulação de nossa tireoide, que é um órgão regulador no gasto de energia corporal.
- Vitaminas do complexo B: são encontradas em vegetais, oleaginosas, cereais e proteínas de origem animal (no caso da B12). Esses nutrientes são essenciais para que o nosso corpo “processe” a glicose consumida e a converta em energia.
É por isso que muitas vezes mesmo observando uma redução de peso na balança, não alcançamos uma satisfação com o que enxergamos no espelho pois a medida que perdemos músculos temos um aumento da flacidez e acúmulo de gordura. A COMPOSIÇÃO CORPORAL não melhora.
Viu como não basta só prestar atenção nas calorias? A qualidade global da sua alimentação é indispensável para um emagrecimento real e saúde geral do seu metabolismo.