O metabolismo é caracterizado por um conjunto de reações que ocorrem no nosso organismo e que transforma as calorias que nós ingerimos em combustível para o nosso corpo funcionar de maneira adequada.
Como o nosso corpo consome essa energia durante o dia?
- Em repouso: Corresponde a 60 a 75% do gasto energético total diário;
- Na digestão dos alimentos (conhecida como efeito térmico dos alimentos): Corresponde a 10% do gasto energético;
- Durante atividade física: Corresponde a 15 a 30% do gasto energético.
O metabolismo pode ser dividido em duas vias:
- Catabolismo: É quando nosso organismo quebra moléculas complexas para gerar energia. Exemplo: Quebra de gordura e de massa muscular para obter energia após longos períodos de jejum.
- Anabolismo: É o contrário do catabolismo, ou seja, é a formação de moléculas complexas através de outras moléculas simples. Exemplo: A formação de proteínas no tecido muscular a partir de aminoácidos.
Você já ouviu falar em Taxa de Metabolismo Basal?
Essa taxa mede a quantidade mínima de energia que precisamos para manter nossas funções fisiológicas em repouso. O metabolismo basal varia de acordo com a idade, gênero, peso e fatores genéticos e é a partir dela que calculamos planos alimentares, o que explica porque SEMPRE os planos devem ser individuais.
Você conhece o funcionamento do metabolismo?
5 fatos importantes sobre o metabolismo!
#1 O metabolismo diminui com a idade
Você come a mesma coisa que comia há anos atrás e está ganhando peso ou não consegue perder? A resposta está ai! Isso ocorre devido à perda de massa magra que ocorre ao longo da vida, bem como mudanças na temperatura corporal, alterações hormonais, etc.
#2 O metabolismo varia de acordo com a composição corporal
A proporção de músculos e gordura é muito importante para regular o metabolismo. Isso acontece porque as células da musculatura necessitam de muito mais energia para se manter do que as células de gordura, ou seja, quanto mais musculatura e menos gordura você tiver, mais rápido será seu metabolismo.
#3 Não adianta seguir a mesma rotina alimentar da sua amiga!
Muitas vezes vemos as pessoas seguindo a mesma dieta x de um conhecido e dizendo que não consegue emagrecer e, possivelmente, não vai mesmo! Como já falamos, o metabolismo tem suas variações e o plano alimentar deve respeitá-lo.
#4 Passar horas em jejum ou eliminar os carboidratos da alimentação pode fazer você ganhar peso depois
Quando seu corpo não tem energia ele faz o quê? Vai atrás de conseguir, aí é onde entra o catabolismo! Seu corpo utilizar sua massa muscular para obter energia não é uma boa opção, já que a musculatura está relacionada com o seu metabolismo.
#5 Ter o metabolismo lento não significa que você não irá perder peso
Se o seu metabolismo é mais lento significa que o seu corpo utiliza menos energia para se manter, por isso é extremamente importante uma alimentação equilibrada, com controle calórico e com a prática de exercícios físicos.
Alimentos termogênicos auxiliam a aumentar o metabolismo:
Café, chá verde, água gelada, gengibre, entre outros, são opções que podemos inserir na sua alimentação para dar uma ajudinha na perda de peso. Porém existem restrições no consumo para alguns tipos de pessoas, portanto procure seu nutricionista para ele lhe auxiliar.
Lembre-se que não existe receita mágica para perda de peso e que dietas da moda, de revistas, blogueiras, entre outros, não levam em consideração seus hábitos e preferências alimentares, condições financeiras e o seu metabolismo!
Desvendamos 4 mitos e verdades sobre o metabolismo nesse outro post! 😉
Quer melhorar a sua alimentação? Procure seu nutricionista para ajustá-la de acordo com as necessidades do seu corpo!