Toda grávida é bombardeada por informações! “Isso pode, isso não pode, come isso, não come aquilo, me contaram isso, isso aconteceu comigo, não faça isso…” São tantas informações, são tantos palpites que não dá para saber o que é verdade ou mito. Mas hoje vamos ajudar a esclarecer uma grande dúvida: afinal, grávida pode comer sushi?
Nutri, quais os benefícios encontrados na culinária japonesa?
A culinária japonesa é apreciada por muitas pessoas e o principal anfitrião dela é o peixe cru, seja atum ou salmão. Ela é rica em nutrientes e faz bem para a saúde, exceto o molho shoyu que tem muito sódio. 😉
O salmão e o atum são peixes ricos em ômega-3! Alguns benefícios do ômega-3 são:
- evita a formação das placas que obstruem as artérias,
- reduz o colesterol
- combate os triglicerídeos
- é anti-inflamatório
- possui proteínas de alto valor nutritivo e de alta digestibilidade.
Já a nori, alga utilizada no preparo de temaki e sushi, é rica em iodo, cálcio, ferro, potássio e proteínas, além de vitaminas A, B1, B2 e C.
Grávida pode comer sushi ou será que é mesmo necessário retirar o sushi e o sashimi da alimentação?
Existem duas questões que geram a dúvida de gestante poder ou não comer sushi: a ingestão de mercúrio e a contaminação alimentar.
Sobre a ingestão de mercúrio
Em relação ao mercúrio, a intoxicação por esse metal pode causar danos à saúde em qualquer pessoa, independente da pessoa ser gestante ou não, ser homem ou mulher, criança ou adulto; além de poder causar problemas no desenvolvimento fetal.
O atum é um peixe que tem maior probabilidade de estar contaminado com mercúrio, por isso deve ser consumido com moderação, principalmente na gestação.
Já o salmão é um peixe que tem baixa probabilidade de acumular mercúrio. Mas, chamo sua atenção a essas palavras: “a intoxicação por mercúrio, o consumo excessivo de mercúrio” que podem causar danos à saúde. Isso quer dizer que você deve saber a procedência do peixe que você come!
Sobre a contaminação alimentar
Com relação à contaminação, toda gestante é recomendada a evitar alimentos crus, para evitar uma possível infecção alimentar. Mas essa infecção pode advir de frutas, verduras e legumes mal higienizados, de peixes crus ou de qualquer outro alimento manipulado em ambiente cujas condições sanitárias não são boas. Então, o peixe cru não é o grande vilão! Diversos alimentos devem ser evitados…
Leia também: Gravidez e Segurança alimentar: Quais cuidados preciso tomar?
Mas nutri, o que podemos concluir com todas essas informações? Grávida pode comer sushi ou não?
Podemos concluir que grávida pode comer sushi, desde que tenha certeza da procedência do restaurante, da higiene da cozinha e do frescor e origem do peixe utilizado! É difícil ter certeza disso tudo? SIM, MUITO! Então, se você tem a mínima dúvida, não consuma!
Outra coisa bem importante antes de decidir comer sushi: consulte seu médico! É sempre importante considerar as recomendações dos profissionais que estão te acompanhando.