“Nutri, isso é mato!” Calma aí! Que tal aprender e explorar o mundo das PANCs?! A sigla PANC significa Plantas Alimentícias Não Convencionais, que nada mais são do que alimentos que podemos cultivar e utilizar na cozinha e que trazem diversos benefícios para nossa saúde! Confira no texto receitas e como cultivá-las em casa!
O que são PANCs?
PANCs são as Plantas Alimentícias Não Convencionais, ou seja, são plantas que poderíamos consumir, mas não consumimos habitualmente. Elas podem ser conhecidas em uma região, porém em outras não. Por exemplo, plantas do Nordeste podem ser não convencionais para os moradores da região Sul do Brasil. É muito comum as pessoas chamarem as PANCs de mato ou plantas daninhas, mas não é bem assim que funciona. Estas plantas são estudadas e catalogadas, para que se tenha segurança na ingestão destes alimentos. Estima-se que há 30.000 espécies com potencial para serem consumidas, enquanto a alimentação mundial é proveniente de 20 espécies somente! Muitas possibilidades, não é mesmo?!
Agora vamos entender mais afundo o significado da sigla: alimentícias tem relação com as plantas que são consumidas, agora o termo não convencional significa que elas não são produzidas ou vendidas em grande escala no agronegócio atual. Ou até aquelas plantas que podem cair no esquecimento e que poucas pessoas conhecem, agora são classificadas também como PANCs! Mas para que servem as PANCs e os benefícios? Confira abaixo!
Para que servem as PANCs?
Para muitas pessoas, estes alimentos podem não ter nenhuma serventia, por isso separei alguns pontos positivos de consumir as PANCs, confira a seguir:
- Melhorar a composição nutricional das refeições
- Valorizar culturas alimentares
- Incentivar o consumo dos alimentos regionais
- Contribuir com agricultores familiares a valorização dos saberes e aprendizados que foram passados de geração em geração
- Aproveitar áreas para plantio
- Variar o cardápio do dia a dia
Eu sei que você deve estar curioso para saber os benefícios das PANCs, confira abaixo:
- Fontes de nutrientes
- Fontes de vitaminas
- Fontes de minerais
- Contém propriedades antioxidantes
- Contém propriedades anti-inflamatórias
Lembre-se que ao consumir estas PANCs é importante que você respeite as características das plantas e formas de preparo para que os efeitos benéficos sejam obtidos com segurança.
Quais são as PANCs?
Há uma longa lista de PANCs presentes na biodiversidade brasileira, vou colocar abaixo as mais conhecidas, descrição breve e modos de preparo! Confira:
- Açafrão da terra: utilizado como tempero e condimento, o açafrão contém minerais, vitamina C e A, ácido fólico e vitamina B2. É utilizado a raiz da planta para consumo.
- Hibisco: também conhecido como vinagreira, essa planta pode ser utilizada de diversas formas com suas flores, cálice ou folhas, tanto crus ou cozidos!
- Almeirão-do-campo: também conhecido como radite, contém alto teor de zinco, cálcio, potássio e fósforo. Pode ser utilizado para fazer saladas, sopas e refogados.
- Beldroegão: contém alto teor de zinco, potássio, magnésio, ferro e proteína. Podem ser utilizadas as sementes e folhas cozidas ou cruas.
- Bertalha e bertalha-coração: fonte de vitamina C, B e A, rica em ferro. Podem ser utilizadas em omeletes, refogados, massa de pão ou salada.
- Cambuquira: conhecidos também como os brotos da abóbora e chuchu, são ricos em vitaminas E, C e A. As partes utilizadas são os brotos e as folhas mais novas.
- Capuchinha: é uma planta rica em antocianina, carotenoides e flavonoides, além de vitamina C. Toda a planta é comestível, tem sabor picante e pode ser utilizada em refogados, sopas, saladas e molhos.
- Caruru: é fonte de ferro, potássio, vitamina C e magnésio. Deve ser cozida antes do consumo, comum para acompanhar farofas, carnes ou refogadas.
- Folhas de batata-doce: são ricas em antioxidantes e nutrientes. As folhas podem ser refogadas, utilizadas em molhos ou tortas também.
- Ora-pro-nóbis: possui vitamina C, B e A, além de cálcio, ferro e fósforo. Podem ser consumidas as folhas, frutos e flores cozidos ou crus. Utilizado para fazer sucos, sopas, omelete, tortas entre outros. Para saber mais é só clicar aqui.
- Picão: contém antioxidantes, ferro, zinco e cobre. A parte utilizada são as folhas cozidas ou em infusão, saladas, sopas e farofas.
- Serralha: considerada como anti-inflamatório a serralha contém vitaminas A, C e B. Pode ser consumida refogada com polenta, feijão, ou angu.
- Taioba: pode ser utilizada desde os rizomas, talos e folhas. As folhas e talos devem ser cozidas! Rico em cálcio, magnésio e vitaminas. Utilizado em omeletes, refogados e ensopados.
- Urtiga: contém ferro, cálcio e proteína. As partes comestíveis são as folhas e frutos, que podem ser utilizados em risotos, molhos, refogados ou omeletes.
OBS: antes de sair pegando as PANCs e consumi-las, pesquise a orientação do seu nutricionista para saber se você pode comer esta espécie de PANCs, pois ele saberá a sua individualidade e necessidades, isso é pensando na segurança do seu consumo. ?
Como consumir as PANCs?
Como você pode perceber acima, cada PANC tem as suas peculiaridades quando falamos em forma de consumo. De forma geral podemos classificar três maneiras de preparo para as PANCs:
#1 In natura
Que são as plantas que podem ser consumidas sem passar por um processo de cozimento, geralmente são utilizadas para fazer saladas ou serem utilizadas para fazer sucos deliciosos!
#2 In natura ou processadas
São as plantas que podem ser consumidas in natura ou as que ficam mais agradáveis sendo cozidas ou refogadas. Elas podem ser incluídas em diversos tipos de preparações como sopas, omeletes, tortas, risotos…
#3 Precisam passar por cozimento
Alguns tipos de PANCs precisam passar pelo processo de cozimento, pois podem conter alguma toxicidade em sua forma in natura.
Lista de PANCs que podem ser cultivadas em casa
Que tal aproveitar o espaço da sua casa para cultivar alguma espécie de PANC e deixar mais nutritivas as suas refeições?! Confira as dicas a seguir!
Está sem espaço?
Você pode fazer um jardim vertical ou utilizar vasos e floreiras para o cultivo de pequenas plantas! Sugestões de plantas para espaços pequenos: tancagem (ou tanchagem) – essa eu tenho em casa! Adoro fazer chás com ela! – picão, serralha, jambu, caruru, capuchinha e ora-pro-nóbis (também tenho em vaso essa espécie!). Viu? Não é difícil cultivar PANCs!
Está sem espaço e há pouca exposição ao sol na sua casa?
Há algumas espécies de PANCs que se dão bem em áreas úmidas e com pouco sol. Sugestões de plantas para espaços pequenos e sem sol: jambu, capuchinha, inhame, tansagem, beldroegão e alho-silvestre!
Que tal utilizar as paredes, cercas e pergolados?
Alguns suportes nas paredes podem servir de base para PANCs trepadeiras, assim como também pergolados ou se você tiver alguma cerca! Sugestões de plantas trepadeiras: cará, bertalha-coração, bertalha, feijão-alado, mini pepino, ora-pro-nóbis ou quiabo-de-metro.
Você tem bastante espaço para plantar?
Então, se você tem espaço para plantar pode escolher espécies de maior porte! Sugestões de plantas de grande porte: fisalis (physalis), moringa, tamarilo, hibisco, tupinambo ou manjericão cravo.
5 Receitas com PANCs!
Achou mesmo que não poderia haver receitas com PANCs? Claro que tem, e são uma delícia! Selecionei 5 receitas para você aproveitar essas plantas!
PANCs refogadas
Ingredientes
- Folhas de batata-doce
- Talos de couve-flor a gosto
- Talos de brócolis a gosto
- Almeirão-roxo a gosto
- Alho-silvestre a gosto
- Ora-pro-nóbis a gosto
- ½ unidade de cebola
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 1 colher de sopa de óleo
- Sal a gosto
Modo de preparo
Higienize todos os alimentos. Em uma panela, refogue o alho-silvestre e a cebola por 3 minutos. Pique as PANCs e coloque na panela, refogue até as folhas murcharem, acrescente o sal e finalize com o suco de limão.
Salada de PANCs
Ingredientes
- Beldroega a gosto
- Capuchinha (flores e folhas) a gosto
- Azedinha a gosto
- Manjericão a gosto
Modo de preparo
Higiene todos os ingredientes. Coloque as PANCs num recipiente e tempere a gosto.
Patê verde de bertalha
Ingredientes
- 350g de folha de bertalha
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 dente de alho
- ½ cebola pequena
- Temperos de sua preferência
- 400g de ricota
Modo de preparo
Refogue a cebola e alho no azeite. Acrescente as folhas e tempere a gosto, dê uma rápida refogada, semente até as folhas murcharem. Agora no liquidificador, acrescente um pouco de água, ricota picada e o refogado da panela. Liquidifique até atingir a consistência desejada.
Pão com ora-pro-nóbis
Ingredientes
- 1kg de farinha integral
- ½ kg de farinha branca
- 1 colher rasa de sopa de sal
- 2 colheres rasas de sopa de açúcar
- 4 colheres de sopa de óleo de milho
- 10g de fermento biológico
- 1 ovo
- 300 ml de água morna
- 1 punhado de folhas de ora-pro-nóbis
- Gergelim, gérmen de trigo, linhaça a gosto
Modo de preparo
Misture os ingredientes secos, inclusive o fermento. Em seguida, acrescente óleo, ovo e as folhas ora-pro-nóbis liquidificadas na água morna. Amassar bem até obter uma massa homogênea. Deixar descansar e crescer por cerca de 30 min. Amassar novamente e colocar nas formas, deixar crescer novamente e assar no forno em fogo médio por 40 minutos em média (depende do forno).
Sopa de cenoura com coentro e picão
Ingredientes
- 6 cenouras
- 3 colheres de sopa de leite de coco
- ½ colher sopa de suco de laranja
- 4 dentes de alho
- Pimenta do reino a gosto
- Noz moscada a gosto
- Folhas de picão
- Gengibre, coentro e salsinha a gosto
Modo de preparo
Refogue as cenouras por 10 minutos, em seguida, adicione o alho, o leite de coco e o suco de laranja. Complete com água até dois dedos acima da cenoura e deixe cozinhar por 25 min. Adicione o coentro e o gengibre. Bata no liquidificador até virar um creme homogêneo. Adicione o picão escaldado, a salsinha picada, pimenta, noz moscada e sal.
O que achou das receitas? Você já consumiu PANCs? Conte sua experiência aqui nos comentários!