Você já deve ter ouvido falar ou visto nos mercados algumas prateleiras separadas para os alimentos orgânicos. Mas você sabe o que são esses alimentos e os benefícios que eles trazem, não só para sua saúde, como também para a sociedade e para o meio ambiente? Vem aprender tudo sobre eles!
O que são os alimentos orgânicos?
Os alimentos orgânicos são aqueles que são produzidos respeitando o meio ambiente e a qualidade dos alimentos.
Sendo assim, não são utilizados em sua produção aditivos, como:
- agrotóxicos
- fertilizantes
- antibióticos
- hormônios de crescimento
- ou qualquer outro produto que possa trazer algum dano à nossa saúde.
Alguns estudos tem associado o consumo excessivo de alimentos que contenham esses aditivos com diversos tipos de doenças, como alergias, esterilidades, alguns tipos de câncer, doenças neurológicas e respiratórias, entre outros.
E, por esse motivo, os alimentos orgânicos vêm ganhando espaço na vida de muitas pessoas, apesar de seus preços serem um pouco elevados quando comparados aos produtos convencionais que encontramos no mercado.
Mas você sabe por que os alimentos orgânicos são mais caros?
Porque eles são produzidos em menor quantidade, além de possuírem tempo de colheita mais demorado do que aqueles produtos produzidos com aditivos.
5 motivos para você investir em alimentos orgânicos
Veja abaixo alguns motivos pelos quais vale a pena investir um pouco mais na compra dos orgânicos:
- São mais saborosos;
- Possuem mais nutrientes e quantidade de fotoquímicos (antioxidantes);
- Auxiliam na prevenção de doenças relacionadas ao consumo excessivo dos aditivos utilizados na produção normal (câncer, alergias, esterilidades, etc.);
- Preservação do solo e da água – Os agrotóxicos utilizados na agricultura normal contaminam o solo e também poluem rios e lagos. De acordo com uma pesquisa do IBGE, 20,7% das cidades Brasileiras indicam caso de contaminação do solo por fertilizantes e agrotóxicos e representam um problema para 16,2% dos municípios Brasileiros em relação à contaminação das águas por esses mesmos aditivos;
- Incentiva produtores menores – De acordo com o Censo Agropecuário de 2006, apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os agricultores familiares são responsáveis por 70% da produção orgânica do Brasil.
Quer saber quais são os alimentos mais contaminados por agrotóxicos?
Confira abaixo o ranking da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) mostrando os alimentos que mais contém essas substâncias.
Com tantos benefícios vale a pena investir um pouco mais nos alimentos orgânicos e colaborar com a nossa saúde, meio ambiente e sociedade!
Pesquise os preços! Em algumas feiras livres é possível adquirir produtos orgânicos com preços compatíveis aos convencionais. E lembre-se! Escolher produtos orgânicos estimula o crescimento desta prática, aumenta a oferta e ajuda a reduzir seu preço ao consumidor, além de fazer bem para sua saúde!
E já pensou em montar uma horta em casa e ter alimentos orgânicos que você mesmo cultivou? Confira a matéria Passo-a-passo para você montar e manter uma horta em casa com sucesso!