Se você não dispensa uma boa xícara de café, saiba que não está sozinho: o cafezinho é preferência nacional! Tomar café depois do almoço é um hábito bem comum entre os brasileiros! Não é por menor… além de ser cheiroso e isento de calorias, o café aumenta os níveis de energia, a queima de gordura e é uma ótima fonte de antioxidantes.
A bebida é a segunda mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cada brasileiro toma cerca de 4 xícaras por dia.
Mas tomar um cafezinho, especialmente depois das refeições, também pode ser um assunto polêmico! Alguns dizem que faz bem, outros que não…
Afinal, será que o café depois do almoço faz mal?
Essa polêmica se deve ao fato de que algumas substâncias presentes na bebida podem dificultar a absorção de dois nutrientes principalmente: o cálcio e o ferro.
O café depois do almoço e o cálcio
A cafeína presente no café pode interferir na absorção do cálcio, mineral importante para a saúde dos ossos. O consumo de uma xícara de 250 ml de café, a qual contém mais ou menos 60 mg de cafeína, resulta na perda de 2 a 5 mg de cálcio ingerido, o que não conduziria ao comprometimento da massa óssea. Para repor essa perda, por exemplo, seria necessário acrescentar apenas 2 a 4 ml de leite a um copo de leite de 200 ml.
Segundo os estudos científicos, a cafeína pode exercer um efeito negativo na saúde óssea de indivíduos que ingiram quantidades diárias de cálcio inferiores ao recomendado, ou seja, o mais importante é manter o consumo adequado de cálcio e vitamina D para manter os ossos fortes!
O café depois do almoço e o ferro
A ação inibitória do café sobre a absorção do ferro de origem vegetal já é mais relevante do ponto de vista nutricional. Alguns estudos indicam que o consumo da mesma xícara de 250 ml de café após uma refeição é capaz de reduzir em 40% a absorção do mineral. Os compostos fenólicos e as melanoidinas parecem ser os principais responsáveis por este efeito inibitório do café, tornando o ferro vegetal menos disponível para absorção no nosso intestino. E esse efeito é dose-dependente, ou seja, se você toma uma quantidade maior ou menor de café essa interação negativa pode aumentar ou diminuir.
Mas fique calmo, essas interações entre o café depois do almoço e o ferro não devem afetar tanto sua saúde.
Se você é saudável e come bem, dificilmente terá problemas só por causa do café. Além disso, a interação com outros nutrientes presentes na refeição pode diminuir esse efeito negativo. Um estudo venezuelano, por exemplo, mostrou que a suplementação de arroz, milho e trigo com vitamina A e betacaroteno – naturalmente presente em leite, ovos, fígado, verduras e legumes amarelo-alaranjados e verde-escuros – manteve e até aumentou em duas vezes a absorção do ferro mesmo após o consumo de 8 g de café (dose suficiente para o preparo de 1 xícara de 250 ml), quando comparado a refeição não suplementada com esses nutrientes.
E então nutri, posso tomar meu café depois do almoço?
De uma forma geral a recomendação é que não se ultrapasse a ingestão de 3 a 5 xícaras de café por dia, o que equivale a dose de 150-300 mg de cafeína. E se você tem dificuldades de manter a alimentação saudável ou se tem anemia, procure tomar seu cafezinho só duas horas após a refeição!
No mais, tomar café é um delicioso hábito do dia a dia! Você já tomou seu cafezinho hoje? 🙂