Sabe aquela vontade imensa de comer doces que você sente após uma refeição, ou no meio do dia? Existe uma explicação para esse sentimento, que pode inclusive virar uma compulsão!
O açúcar é um carboidrato simples que possui efeitos ruins na nossa saúde. Alguns pesquisadores constataram que a compulsão por doces pode ser considerada tão séria e tão forte quanto as drogas, o alcoolismo e o tabagismo.
Ao ingerimos doces, nosso organismo eleva os níveis de glicose e estimula o pâncreas a produzir e liberar um hormônio, chamado insulina, que transforma a glicose em energia e em estoques de gordura, e consequentemente leva ao aumento de peso.
Mas não só o sobrepeso é preocupante quando pensamos em açúcar, pois seu alto consumo também pode resultar em cáries, diabetes tipo II, hipoglicemia, doenças cardíacas, câncer, entre outras.
A compulsão ou vício por doces remete à relação entre carboidratos, insulina e apetite. Alguns estudos sugerem que a fome é estimulada toda vez que temos um decréscimo de glicose no sangue, e isso pode explicar a necessidade do consumo de alimentos que aumentem essa glicose, como os doces.
Confira esses 9 macetes que podem ser bem úteis quando falamos dessa vontade imensa de comer doces (compulsão por doces), pois agem diretamente no mecanismo de controle de insulina e/ou glicose sanguínea:
- Troque os carboidratos refinados por carboidratos complexos, como pão branco por integral, arroz branco por integral, cereais integrais.
- Aumente o consumo de fibras da dieta, como legumes, verduras, frutas, farelos.
- Tome em média 2 litros de água por dia, pois o nosso organismo pode confundir fome com sede.
- Evite o consumo de refrigerante e sucos naturais ou industrializados com açúcar.
- Substitua os doces por alimentos adoçados naturalmente, como frutas, mel, melado, frutas secas.
- Cuidado ao substituir açúcar refinado por adoçantes artificiais, que podem reduzir a liberação de triptofano e consequentemente os níveis de serotonina (hormônio do “bem estar”).
- Cuide das quantidades sugeridas da sua dieta de proteínas e vegetais, pois esses aumentam a saciedade.
- Leia rótulos de alimentos, pois muitas vezes consumimos grande quantidade de açúcar sem perceber, pois estão “escondidos” em determinados alimentos, o que leva ao aumento da necessidade dos doces.
- A suplementação de algumas vitaminas e minerais pode ser útil para o controle, devendo seguir sempre as suas recomendações nutricionais.
Se sua vontade imensa de comer doces ainda é maior do que o controle que você pode fazer, algumas receitinhas podem te ajudar:
Mousse de chocolate
Ingredientes
- 40 g de chocolate meio amargo picado
- 6 colheres (sopa) de leite desnatado
- 1 colher (chá) de gelatina em pó
- 2 colheres (chá) de adoçante dietético para forno e fogão
- 2 claras
Modo de Preparo
Derreta o chocolate com duas colheres de leite em banho maria. Misture a gelatina com o restante do leite e deixe hidratar por um minuto. Junte a gelatina ao chocolate e mexa bem. Retire e acrescente o adoçante. Bata as claras em neve e misture-as delicadamente ao chocolate. Despeje em taças e leve para gelar.
Creme de Papaya Light
Ingredientes
- ½ mamão papaia
- 1 copo de iogurte desnatado
- 1 colher (chá) de geleia de frutas vermelhas sem açúcar
Modo de Preparo
Bata o iogurte com o mamão no liquidificador. Coloque a mistura em uma taça e acrescente a geleia de frutas por cima. Coma gelado.
Picolé de iogurte com ameixa
Ingredientes
- 2 potes de iogurte natural
- 100 g de ameixas secas sem caroço
- 2 colheres (sopa) de adoçante em pó
Modo de Preparo
Bata tudo no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Coloque em forminhas de picolé e espete os palitos. Leve ao congelador por até que os picolés congelem.
Cookies de banana com aveia
Ingredientes
- 1 banana nanica (ou d’água) média madura
- 2 tâmaras secas (ou ameixas secas)
- 5 colheres (sopa) de aveia em flocos
- 1 colher (café) rasa de óleo de coco, ou o de sua preferência
- 5 gotas de essência de baunilha
Modo de Preparo
Amasse bem a banana e as tâmaras (ou ameixas). Com o purê de frutas pronto, adicione a aveia e o óleo de coco. Com a ajuda de duas colheres molde os cookies e leve a uma assadeira untada em forno preaquecido por 15 a 20 minutos.