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7 passos para retirar o açúcar da sua alimentação e melhorar sua saúde!

7 Passos para retirar o Açúcar da Alimentação!

Todos nós sabemos que o açúcar deve ser evitado por ser uma das causas de diversas doenças crônicas, como obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares, etc.

Mas, se você já tentou retirar o açúcar da sua dieta sabe como é difícil, não é?

Isso ocorre porque o açúcar é uma substância viciante, então, por quanto mais tempo você usa, mais difícil vai ser de largar.

Pensando nisso e querendo excluir esse ingrediente de vez do cardápio, algumas pessoas procuram os adoçantes para manter a doçura das preparações, mas essa também não é uma opção muito boa, já que eles também podem trazer prejuízos à saúde como enxaqueca, alguns tipos de câncer e até mesmo estimular o apetite por doces.

Portanto, retirar o açúcar e o adoçante da sua rotina só fará você e sua saúde ganharem muito com isso!

Não será um processo fácil, por isso a primeira dica é:

➔ Dica nº 1 é não retirar todo o açúcar de uma vez!

Comece devagar, tirando alguns alimentos que contém grandes quantidades desse ingrediente, assim você já vai acostumando seu paladar com esse novo sabor.

Vamos tentar? Veja mais dicas para lhe ajudar a reduzir o consumo deles gradualmente!

➔ Dica nº 2 – Substitua os refrigerantes e sucos adoçados!

Os dois têm quantidades elevadas de açúcar, aumentando seu vício por esse sabor. Uma boa dica é substituí-los por águas aromatizadas.

➔ Dica nº 3 – Cuidado com os alimentos zero, diet e light!

Geralmente eles possuem grandes quantidades de adoçantes e, na maioria das vezes, aqueles artificiais, que são mais prejudiciais para nossa saúde.

➔ Dica nº 4 – Reduza os alimentos industrializados!

Sorvetes, biscoitos recheados, achocolatados, alguns tipos de barras de cereais etc, tem quantidades exageradas de açúcar.

➔ Dica nº 5 – Inclua frutas frescas ou secas no lugar das sobremesas!

Elas são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras pra auxiliar o bom funcionamento do seu organismo. Elas também já possuem seu açúcar natural, a frutose. Pra que adoçar?

➔ Dica nº 6 – Evite balas e chicletes!

Apesar de parecerem inofensivos, eles possuem muito açúcar em sua composição, além de grandes quantidades de corantes.

➔ Dica nº 7 – Reduza a quantidade de açúcar que você adiciona nas preparações!

O açúcar mascara o sabor dos alimentos, por isso no começo você pode achar um pouco estranho, mas o seu paladar aos poucos vai se adaptando ao gosto natural dos alimentos.

Lembre-se que o seu paladar está sendo treinado e isso não vai acontecer de um dia para o outro, então não desista de retirar o açúcar na primeira dificuldade! Você vai ver que depois de um tempo você não sentirá mais falta, é só ter paciência e não desistir, valerá a pena!

Procure sempre um nutricionista para lhe ajudar com as mudanças!

Quer saber mais? Confira o vídeo!

Referências

CAROL MORAIS. Como reduzir o consumo de açúcar na alimentação. Disponível em: http://www.falecomanutricionista.com.br/reduzir-acucar/. Acesso em 06 de setembro de 2016.

CHRISTANTE, L. Os adoçantes ma balança. Revista Unesp Ciência. Setembro, 2009.

LOW, Y.Q; LACY, K; KEAST, R. The role of sweet taste in satiation and satiety. Nutrients, Austrália, v. 6, p. 3431-3450. 2014.

Isabela Costa Feitosa

Nutricionista | CRN 6-12899

“O impacto que a alimentação tem na vida das pessoas é enorme, e por isso, ser nutricionista é um trabalho prazeroso e ao mesmo tempo desafiador. Acredito numa alimentação sem modismos e sem restrições, buscando o prazer em se alimentar com comida de verdade e com moderação!”

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (2011), pós-graduada em Nutrição Clínica, Metabolismo e Terapia Nutricional pela Estácio de Sá (2014).

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