A insatisfação corporal, a globalização e a socialização são características que tem aumentado cada vez mais a quantidade de transtornos alimentares. Já falamos um pouquinho sobre transtorno alimentar nesse artigo, e agora vamos falar sobre o comer transtornado, um comportamento que pode levar à um transtorno alimentar.
O que é o comer transtornado?
O comer transtornado é caracterizado por comportamentos não saudáveis relacionados à comida, que geralmente se desenvolve por conta da insatisfação corporal. Ele não é classificado como um transtorno alimentar, mas muitas vezes esse tipo de comportamento pode acabar desenvolvendo algum tipo de transtorno alimentar.
Normalmente a prevalência é maior em mulheres jovens e é considerado como epidemia entre jovens e adolescentes.
Quais os comportamentos do comer transtornado?
Os comportamentos relacionados com o desenvolvimento desse distúrbio são algumas práticas inadequadas para a saúde, como:
- Restrição alimentar
- Compulsão alimentar
- Práticas purgativas, ou seja, o uso de laxantes
- Ficar muito tempo sem comer
- Pular refeições necessárias
- Contar calorias em tudo que ingere
- Praticar atividade física em excesso
- Uso de remédios para emagrecimento sem acompanhamento médico
- Fazer compensações na alimentação ou atividade física de forma exagerada
Comer transtornado pode ser a porta de entrada para outros distúrbios e transtornos alimentares
Além da chance de desenvolver transtornos alimentares, o comer transtornado também pode levar a outros distúrbios psicológicos, ao ganho de peso acelerado, a baixa autoestima, ao estresse e problemas com abuso de álcool e drogas.
Apesar da falta de critérios para se identificar esse distúrbio, uma pesquisa realizada no Brasil mostrou que 64% das mulheres universitárias tinham algum comportamento que se associasse ao comer transtornado, ou seja, a grande maioria estava sujeita ao desenvolvimento das consequências citas acima.
Entre os comportamentos alimentares apresentados, a grande maioria usou métodos compensatórios na dieta depois que comeu mais que o habitual ou depois de pular refeições.
Comer com consciência é a solução!
Por isso precisamos dar atenção ao nosso comportamento diante do alimento e colocar em prática o nosso comer consciente, que se você ainda não sabe o que é, pode conferir no artigo que escrevemos para você: Comer consciente: 5 dicas para incluir o mindful eating na sua vida!
O que sabemos é que esse tipo de comportamento pode prejudicar não só a estética, que é a maior busca, mas principalmente nossa saúde, seja ela mental, emocional ou corporal.