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Como congelar legumes e verduras para não perder os nutrientes?

Como congelar legumes e verduras para não perder os nutrientes

Congelar alimentos é uma maneira prática de não cair na tentação de comer qualquer coisa por falta de tempo de preparar uma refeição. Porém, nem tudo deve ir ao freezer. Hoje você vai aprender como congelar legumes e verduras para não perder os nutrientes!

Como congelar legumes e verduras para não perder os nutrientes?

Quais vegetais posso congelar?

Quase todos os vegetais podem ser congelados, menos os que serão consumidos crus pois são sensíveis e não resistem ao congelamento.

Alguns dos vegetais que não podem ser congelados são:

  • alface
  • agrião
  • escarola
  • almeirão
  • rúcula
  • pepino
  • rabanete
  • tomate

Posso congelar frutas?

Sim você pode congelar frutas! Higienize-as, retire a casta e o caroço se existir, e guarde em potes de vidro inteiras ou já cortadas. Banana e abacate não devem ser congelados pois oxidam, ok?

Quanto mais fresco, melhor!

O congelamento não melhora o estado, aparência ou sabor do alimento, por isso na hora da compra, escolha vegetais frescos e de boa qualidade.

Antes de congelar, Branqueie os alimentos!

Para congelar legumes e verduras sem perder os nutrientes, a maioria dos vegetais frescos precisa de um pré-cozimento. Esta técnica, conhecida com “branquear” ou “escaldar”, tem a finalidade de preservar o valor nutricional dos alimentos, a coloração e o sabor. Fazendo isso, você pode conservar esses alimentos por mais de seis meses.

Como branquear os vegetais?

Como congelar legumes e verduras para não perder os nutrientes - Como branquear vegetais

  1. Lave e retire as partes danificadas, descasque e corte os vegetais.
  2. Ferva 1 litro de água e coloque 100g de legumes ou verduras.
  3. Abaixe o fogo e cozinhe-os até que fiquem “al dente”.
  4. Retire a porção da água com o auxílio de uma peneira e mergulhe em recipiente com água e gelo (choque térmico) até que fiquem frios. *Este procedimento é importante para deter a ação do calor, que continua cozinhado o alimento mesmo com o fogo desligado.
  5. Deixe escorrer a água do alimento.
  6. Embale em potes de vidro com tampa ou em sacos plásticos, retirando o ar.

Congelando temperos naturais

Uma boa dica para congelar temperos naturais é cortar os talos, eliminar folhas velhas e picar tudo em pedaços pequenos, isso lhe poupará tempo quando quiser usá-los depois.

Por fim, distribua as pequenas partes do tempero (salsinha, cebolinha, manjericão, orégano, etc) sobre cada espaço de uma forma de gelo, ponha um pouco de água e congele.

Como congelar legumes e verduras para não perder os nutrientes - Congelar ervas e temperos no azeite

Para fazer ervas finas, em vez de água, utilize azeite de oliva – assim, as folhas não escurecem e você cria um jeito prático para temperar guisados, assados, massas e sopas.

Agora que você já aprendeu como congelar legumes e verduras para não perder os nutrientes, coloque em prática e deixe sua rotina e alimentação muito mais saudáveis!

Por Amanda Oliveira
Nutricionista – CRN 8/7460