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Como ter uma alimentação saudável no dia a dia em 9 passos!

Como ter uma alimentação saudável no dia a dia em 9 passos!

Muita gente pensa que ter uma alimentação saudável exige tempo, criatividade, determinação… Mas não é bem assim! Hoje vou te ensinar como ter uma alimentação saudável no dia a dia em 9 passos!

Vamos mudar hábitos e ter uma alimentação saudável no dia a dia?

Uma alimentação saudável pode ser simples e fazer parte do nosso dia a dia facilmente! Para isso recisamos mudar apenas alguns hábitos que nos ajudam a levar um estilo de vida mais saudável.

Aprenda como ter uma alimentação saudável no dia a dia em 9 passos!

1. Vá a supermercados e feiras

Ter uma rotina semanal para feiras e supermercados ajuda a manter nossa geladeira e dispensa sempre com alimentos frescos. Também podemos optar por opções mais naturais, que na grande maioria tem a validade menor do que produtos processados.

2. Cozinhe

Colocar a “mão na massa” é importante para uma alimentação saudável! Cozinhas nos faz saber o que estamos colocando de temperos, óleo, sal… e podemos escolher entre os temperos mais naturais para dar aquele sabor especial.

3. Monte suas marmitas

Sabemos que a nossa rotina nem sempre é tranquila e sobra tempo para preparar as refeições, por isso montar marmitas ajuda a manter a alimentação saudável! Assim, mesmo não dando tempo para preparar no dia, já teremos uma opção mais saudável para esquentar naquele momento de correria.

Aprenda a fazer sua marmita saudável para levar para o trabalho!

4. Faça atividade física

Sabe quando você sai da academia com dó de comer demais e perder todo aquele treino que você fez? Pois é, fazer atividade física ajuda a manter uma alimentação mais saudável!  O nosso consciente entende que se não comermos saudável “perderemos” o resultado de um treino que nem sempre é tão fácil de fazer, né?!

Mas, antes que você comece a fazer atividade física e a comer somente frango com batata doce, dá uma lida na matéria Frango e Batata Doce: Viver dessa dupla é o caminho alimentar correto?

5. Beba água

Além da hidratação corporal ser essencial para a digestão e para uma alimentação saudável, não podemos esquecer que o nosso cérebro muitas vezes confunde sede com fome, sabia?!

Às vezes sentimos sede, mas confundimos com fome! O resultado é que acabamos comendo mais do que o necessário para o nosso gasto calórico do dia. Portanto, carregar sua garrafinha de água junto todos os dias é uma boa ideia!

6. Não proíba nenhum alimento

Proibir alimentos específicos pode nos levar à uma compulsão alimentar logo depois, sabia? Por isso não proíba alimentos dentro de uma dieta, apenas saiba fazer combinações saudáveis e quantificar alimentos mais calóricos e não tão saudáveis.

7. Coloque cores no seu prato

Trabalhar com cores no prato é essencial para uma alimentação saudável e equilibrada. A sugestão é sempre colocar pelo menos 5 cores diferentes no prato! Assim, conseguimos variar as vitaminas e minerais para que não falte nenhum micronutriente em nosso dia a dia.

8. Consuma frutas

Consumir pelo menos 2 frutas por dia nos ajuda a manter a quantidade de fibras que precisamos. Além disso, o seu consumo diário também aumenta o valor nutricional da dieta com vitaminas e minerais que nem sempre encontramos na nossa alimentação do dia a dia.

9. Procure um nutricionista

Ter um plano alimentar (cardápio) feito especialmente para você ajuda a controlar a fome e principalmente, controlar seus horários e hábitos. Quando temos algo para seguir fica mais fácil de planejar nosso dia, semana e mês, por isso procure ajuda de um profissional nutricionista para ter uma alimentação mais saudável e equilibrada.

 

Com essas dicas para ter uma alimentação saudável no dia a dia que você acabou de ler, entendemos que ter uma alimentação saudável não tem muito segredo, precisamos apenas ter planejamento e organização da nossa rotina para criar um novo hábito.

E se você ainda acha que falta tempo para se organizar, confira esse artigo que apresentamos 5 dicas de como otimizar o seu tempo para manter uma alimentação saudável.

Gostou das dicas para ter uma alimentação saudável no dia a dia? Que tal começar hoje mesmo a colocar em prática alguns hábitos que te ensinamos e ter uma alimentação mais saudável?!

Laís Bolela

Nutricionista | CRN8-8548

Formada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 2013 e atua como nutricionista clínica e esportiva com foco em controle alimentar e redução de peso.
Prezo pela saúde e qualidade de vida em todos os meus atendimentos, pois acredito que cada ser humano é único e precisa de um tratamento individualizado e personalizado.

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