Masala Chai: Conheça os benefícios e aprenda a receita desse chá indiano!

Masala Chai: Conheça os benefícios e aprenda a receita desse chá indiano!

A culinária indiana é conhecida pelos seus sabores e aromas intensos, grande parte graças aos temperos e especiarias que hoje são utilizados no mundo todo: pimentas, gengibre, cúrcuma, cravo, canela… mas quem disse que só a comida é marca registrada dessa culinária? Se aqui no Brasil não vivemos sem café, lá eles não vivem sem o Masala Chai (pronuncia-se “tchai”).

O que é o Masala Chai?

O nome correto é Masala Chai, mas é comum ouvirmos apenas chai ou chá indiano. Ele nada mais é do que chá preto misturado com leite, açúcar e várias especiarias.

Cada família faz a combinação que preferir, mas em geral o Masala Chai leva gengibre, noz moscada, cardamomo, pimenta preta, anis estrelado e canela. Ele é consumido o dia todo pelas famílias indianas, assim como o café é aqui.

Benefícios do Masala Chai

Os benefícios desse chá são inúmeros: as especiarias usadas têm propriedades digestivas, antioxidantes, antiinflamatórias e ainda aquecem o corpo! Você pode conferir os benefícios da cúrcuma nesse outro artigo!

Você pode encontrar o masala chai aqui Brasil em casas de chás e restaurantes indianos, mas fique atento: como o preparo geralmente leva açúcar, consuma com moderação. E, se quiser fazer em casa, segue nossa sugestão (sem açúcar!)

Faça seu Masala Chai em casa!

Receita de Masala Chai

Ingredientes

  • 1 ½ xícara (chá) de água
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 2 saquinhos de chá preto
  • 6 grãos de pimenta-do-reino
  • 2 ramas de canela
  • 4 bagas de cardamomo
  • 4 cravos-da-índia
  • ½ colher (chá) de sementes de erva-doce

Modo de Preparo

Com uma faquinha para legumes, corte as pontas e abra as bagas de cardamomo. Transfira as sementes para uma panela pequena e junte todos os ingredientes, exceto o chá preto. Misture e leve ao fogo médio. Assim que ferver, desligue o fogo e adicione os saquinhos de chá preto. Tampe a panela e deixe em infusão por 5 minutos. Coe o chá e transfira para uma chaleira. Sirva a seguir.

Dicas: se precisar adoçar, use açúcar mascavo ou mel e coloque bem pouquinho, está bem? Reduzir açúcar das bebidas é simplesmente uma questão de hábito! E, apesar de originalmente se usar leite integral, para dar mais cremosidade ao chá, você pode usar leite desnatado sem problemas, ok?

E aí, que tal tentar trocar aquele cafezinho do almoço de amanhã por um típico Masala Chai?

Se você gostar, tenho outra sugestão de bebida indiana para te dar: o leite dourado. Se ainda não ouviu falar, dá uma conferida aqui!

Referências

Masala Chai. Disponível em < www.panelinha.com.br/receita/Masala-chai>. Panelinha. Acesso em 10 set 2018.

GUIMARÃES, Katja. Masala chai ou chá indiano. Moncloa, 2017. Disponível em < www.moncloa.com.br/blog/day-by-day/masala-chai-ou-cha-indiano/>. Acesso em 10 set 2018.

Masala chai: um chá das índias. Casa do Chá. Disponível em <www.casadocha.com/artigos/masala-chai-cha-indias>. Acesso em 10 set 2018.

Natali Carol Fritzen

Nutricionista | CRN 8-8434

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2012, Natali procura impactar a vida de pessoas por meio de sua profissão. Já realizou residência multiprofissional em Atenção Hospitalar na área de concentração Saúde do Adulto e do Idoso no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2015. Tem pós-graduação em Nutrição Esportiva pela Universidade Positivo (2017).

Veja todos os posts de Natali Carol Fritzen