14 . mar . 2018 Emagrecimento  Prevenção e Saúde  

Otimize seu emagrecimento com probióticos e emagreça com saúde!

emagrecimento com probióticos

O sobrepeso e a obesidade vêm cada vez aumentando mais entre a população, e nossa maior preocupação é: como reverter essa situação? A boa notícia é que é possível otimizar o seu emagrecimento com probióticos! Vamos entender?

Primeiro de tudo: Busque um emagrecimento a longo prazo

Algumas pessoas partem para métodos de emagrecimento invasivos, outras partem para dietas da moda e restritivas, mas será que tudo isso vale a pena quando pensamos em emagrecimento a longo prazo?

Primeiramente precisamos lembrar que emagrecer com saúde leva um tempo um pouco maior, mas temos algumas estratégias que nos ajudam a ter um resultado mais eficaz e duradouro, como é o caso do uso de probióticos no processo de emagrecimento.

Otimize seu emagrecimento com probióticos

Nutri, o que são probióticos?

Probióticos são bactérias que habitam em nosso corpo. E não se espante: temos mais de 1 trilhão delas nos fazendo companhia dia a dia. Calma, nem pense se livrar delas, ok?!

Temos dois tipos de bactérias no nosso organismo:

  • Bactérias patogênicas: que nos trazem prejuízos e podem causar doenças;
  • Bactérias benéficas: que nos ajudam em vários processos no organismo, inclusive no emagrecimento.

Onde estão bactérias ficam no nosso corpo?

O maior número e diversidade de bactérias que encontramos no corpo humano abriga-se no trato gastrointestinal (também conhecido como aparelho digestivo), por isso é tão comum a disbiose intestinal.

Boiei nutri, o que é disbiose intestinal?

A disbiose é um desequilíbrio das bactérias intestinais, entre benéficas e patogênicas, e está cada vez sendo mais importante no diagnóstico de várias doenças.

Os hábitos de vida, como dieta desequilibrada, má digestão, estresse, uso de antibióticos, entre outros fatores, afetam o equilíbrio da microbiota, fazendo com que as bactérias patogênicas prevaleçam em relação às benéficas e isso pode trazer prejuízos, como o ganho de peso.

E os estudos comprovam…

Estudos mostram que a microbiota de pessoas obesas e magras são diferentes! Por isso sugerimos atualmente a reposição de probióticos para auxiliar no processo de emagrecimento.

Outro estudo sugeriu o tratamento de pessoas obesas com a suplementação de probióticos, por um período de 3 a 12 semanas. Os resultados mostraram uma perda de peso significativa e redução do percentual de gordura.

Quais os benefícios do uso de probióticos, nutri?

Não é somente o emagrecimento com probióticos que é um benefício, outras funções também são otimizadas com o seu consumo:

  • Aumento e manutenção da imunidade
  • Melhora do funcionamento intestinal
  • Aumento da produção de vitamina B12
  • Proteção contra fungos e bactérias patogênicas
  • Produção de enzimas digestivas, como lactase
  • Redução do colesterol ruim

Agora você deve estar se perguntando, onde eu acho esses probióticos, ou como eu aumento o consumo deles?!

Os probióticos podem ser comprados prontos em farmácias ou serem produzidos (quando queremos utilizar cepas específicas) em farmácias de manipulação. Porém deve-se ter maior atenção quando for produzido, pois como é um organismo vivo ele exige um controle de qualidade, temperatura e tempo, se não acaba perdendo os benefícios.

Alimentos com probióticos

Também encontramos os probióticos em alimentos como:

  • iogurte
  • leite fermentado
  • alguns queijos e coalhada
  • em produtos fermentados à base de soja: Miso, Natto, Kimchi
  • e no Kombucha.

Kefir: um probiótico simples e acessível

emagrecimento com probióticos - Kefir

Mas, a maneira mais simples e acessível de encontrar os probióticos é no Kefir! Ele é de fácil acesso, comumente é doado então não tem custo e seu consumo pode ser bastante variado!

Saiba mais sobre o que é e quais os benefícios do Kefir: Já ouviu falar de Kefir? e aprenda o passo a passo para cuidar do seu Kefir!

Partiu otimizar seu emagrecimento com probióticos?!

Agora que você já sabe que os probióticos podem te ajudar no processo de emagrecimento e manutenção do peso, que tal começar a colocar essas dicas em prática?

Mas lembre-se! Nenhum alimento ou composto sozinho faz “milagre”, você também precisa manter uma dieta equilibrada e a prática de atividades físicas para uma boa qualidade de vida!

Referências

Borgeraas H, Johnson LK, Skattebu J, Hertel JK, Hjelmesaeth J. Effects of probiotics on body weight, body mass index, fat mass and fat percentage in subjects with overweight or obesity: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Obes Rev. 2018 Feb;19(2):219-232.

Spezia, G. et al. Microbiota intestinal e sua relação com a obesidade. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. ISSN 1981-9919.

O que são e para que servem os probióticos. Disponível em: https://www.tuasaude.com/o-que-sao-os-probioticos/

Probióticos: Benefícios de alimentos ricos em probióticos. Disponível em: https://drjulianopimentel.com.br/artigos/probioticos-beneficios-probioticos/. Acesso em 08/03/2018.

Laís Bolela

Nutricionista | CRN8-8548

Formada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 2013 e atua como nutricionista clínica e esportiva com foco em controle alimentar e redução de peso.
Prezo pela saúde e qualidade de vida em todos os meus atendimentos, pois acredito que cada ser humano é único e precisa de um tratamento individualizado e personalizado.

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