Muitas pessoas acreditam que ser magro é sinônimo de ser saudável, mas você sabia que muitas vezes pode não ser?
Ser magro x Ser saudável
Uma pessoa magra não é necessariamente saudável ou não tem nenhuma doença. E estar no seu peso ideal não quer dizer que você está livre de ter diabetes e hipertensão, por exemplo, mesmo essas doenças atingirem mais pessoas com sobrepeso e obesidade.
Quando se afirma que o corpo magro é saudável, logo pensa-se o contrário: que a pessoa acima do peso não é, que ela tem doenças, é acomodada, não se alimenta bem e não pratica atividades físicas, o que pode não ser verdade.
“Falso magro” não tem nada de saudável
Pense numa pessoa que é magra, mas não come bem nem pratica nenhuma atividade física: ela tem muita chance de não estar saudável! Ela não consome alimentos que vão facilitar o bom funcionamento do seu corpo e evitar doenças, além de não ser uma pessoa fisicamente ativa. Enquanto isso existem pessoas com sobrepeso ou obesidade que tem uma alimentação saudável e praticam atividades físicas diariamente. Nesse caso, quem é mais saudável?
Você já ouviu falar no “falso magro”?
É aquela pessoa que tem o peso adequado, mas tem muito mais gordura corporal do que massa magra. Então ela será visualmente magra, mas não saudável!
Duas pessoas com o mesmo peso podem ter composições corporais totalmente diferente! Por isso, não é somente o peso na balança que conta…
A composição corporal é muito mais importante e é essencial avalia-la por meio de um exame de bioimpedância, por exemplo, ou outro método. Para entender melhor a diferença entre o peso e a gordura corporal, dá uma olhadinha nesse artigo do nosso blog: O peso do peso: aprenda a diferença entre emagrecer e perder peso
Ser magro a qualquer custo? Cuidado com a busca da magreza!
E pense comigo… Algumas pessoas buscam ter o “corpo perfeito” a todo custo, já que o corpo belo é visto como o corpo magro devido a influência da sociedade e mídia.
Essa pessoa pode estar magra por:
- fazer alguma dieta muito restritiva
- ter um comer transtornado ou um transtorno alimentar
- estar passando por um grave problema de saúde ou emocional
- ou até por usar drogas.
Vamos desconstruir essa ideia de que o corpo bonito é o corpo magro e que ele é sinônimo de saúde!
Ser saudável é muito mais importante do que simplesmente ser magro! É essencial ter uma alimentação e estilo de vida saudáveis, com uma boa composição corporal e não somente peso adequado.