Já ouviu falar de açúcar mascavo? Provavelmente sim. E açúcar de coco? Demerara? São tantos os tipos de açúcar à venda, que as dúvidas entre a população que está determinada a levar uma vida mais saudável só aumentam!
Qual é o melhor açúcar, o menos calórico, o mais recomendável? Confira a lista dos tipos de açúcar para saber escolher melhor:
Açúcar branco/refinado
É o tipo de açúcar mais processado que existe e o mais utilizado também. Para que fique branquinho, são adicionados produtos químicos que alteram cor e sabor. Além disso, devido ao processamento excessivo, não contêm nutrientes como vitaminas e minerais. Nessa classificação entra também o açúcar de confeiteiro.
Açúcar cristal
É um açúcar mais grosso que o refinado, mas a diferença nutricional é baixa: ele retém pouquíssimas vitaminas e minerais.
Açúcar Light
É uma mistura de açúcar refinado e adoçante (geralmente aspartame, ciclamato e/ou sacarina). O valor calórico é mais baixo e o poder adoçante é maior, mas não é recomendado devido à presença de adoçantes artificiais.
Açúcar Demerara
É amarelado, passa por poucos processamentos, não contém aditivos químicos e retém boa parte das vitaminas e minerais da cana-de-açúcar. É uma boa alternativa para ser usada em receitas, pois não é tão escuro quanto o mascavo e a diferença nutricional é pouca.
Açúcar Mascavo
É a forma mais natural de açúcar, retirado logo após o cozimento da cana-de-açúcar. Têm um gosto mais forte do que o açúcar branco, porém conserva vitaminas e minerais, principalmente cálcio, magnésio, ferro e potássio.
Açúcar Orgânico
A composição nutricional é parecida com a do açúcar mascavo. A diferença está no processo de produção da cana-de-açúcar, que recebe o selo de alimento orgânico por ser cultivada sem agrotóxicos e de forma sustentável, que não agride o meio ambiente. Todos os açúcares citados acima terão efeitos similares na glicemia (o açúcar do sangue), ou seja, nenhum é melhor desse ponto de vista. Mas sempre é preferível escolher os açúcares menos refinados, pois contêm mais vitaminas e minerais.
E o Açúcar de Coco?
Ao contrário dos outros exemplos citados, esse açúcar não é extraído da cana-de-açúcar e sim da seiva da palma. Tem sido dito que o açúcar de coco tem um índice glicêmico mais baixo que os açúcares extraídos da cana-de-açúcar, porém ainda não existem estudos suficientes comprovando essa informação. O que se sabe é que ele é melhor do ponto de vista nutricional por conter mais zinco, potássio, ferro e cálcio.
Vale lembrar que o ideal mesmo é acostumar o paladar a uma menor quantidade de açúcar, mas uma pequena quantidade, associada a uma dieta saudável, não deve fazer mal.
Sabemos que muito açúcar não faz bem para a saúde, então, que tal começar a reduzir o açúcar na sua alimentação?