dia-mundial-da-alimentação

16 de Outubro – Dia Mundial da Alimentação

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) lidera hoje (16 de outubro) as celebrações do Dia Mundial da Alimentação, criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial e principalmente sobre a fome no planeta. A data foi escolhida para lembrar a criação da FAO em 1945. O tema deste ano – “Cooperativas Agrícolas – Chave para alimentar o mundo” – realça o papel das cooperativas frente à segurança alimentar e à luta contra a fome. A segurança alimentar e nutricional pode ser definida como a “realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis”. Com este conceito vemos que segurança alimentar e nutricional não é somente o combate à fome, mas também diz respeito a inúmeras dimensões relacionadas à produção, ao acesso, à comercialização e ao consumo ‘consciente’ de alimentos. O Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, apresenta um conjunto de informações, análises, recomendações e orientações sobre escolha, preparo e consumo de alimentos que objetivam promover a saúde, contribuindo, assim, para a segurança alimentar e nutricional. Uma alimentação saudável é aquela que é acessível e não é cara, valoriza a variedade e a preparações alimentares usadas tradicionalmente, é harmônica em quantidade e qualidade, naturalmente colorida e segura sanitariamente. Alimentos em grande variedade e predominantemente de origem vegetal formam uma base excelente para uma alimentação nutricionalmente equilibrada e saborosa. Variedade significa alimentos de todos os tipos, incluindo grãos, verduras, legumes, tubérculos, frutas, oleaginosas, água, leite e ovos, carnes e peixes, e variedade dentro de cada tipo (diferentes grãos, diferentes verduras e frutas, diferentes carnes e peixes). Limitar o consumo de produtos prontos para consumo, como os industrializados, também é uma das estratégias para alcançar uma alimentação saudável.
Aproveite o dia 16 de outubro e reflita a respeito dos seus hábitos alimentares, no desperdício e como você pode mudar o quadro da alimentação mundial. Pequenas atitudes fazem o mundo melhor!
— Fontes: ONUBR – Nações Unidas do Brasil https://www.onu.org.br/no-dia-mundial-da-alimentacao-onu-ressalta-papel-das-cooperativas-agricolas-no-combate-a-fome/; Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN); Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) <https://www.foodpolitics.com/wp-content/uploads/Brazils-Dietary-Guidelines_2014.pdf> — Daniela F. Torralbo | CRN3 – 36620