Amizade é tão importante para a saúde quanto dieta e exercício físico

Amizade é tão importante para a saúde quanto dieta e exercício físico

O que difere nós seres humano de outros animais é a nossa capacidade de formar relações sociais e fazer amigos.

A importância da amizade para a saúde

Esse aspecto é tão importante para a saúde que inúmeras pesquisas vêm mostrando que isolamento social, falta de suporte ou relações pessoais tensas estão associados com estresse crônico e, a longo prazo, com aumento de doenças inflamatórias, cardiovasculares e até câncer.
Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte publicaram um estudo mostrando que pessoas que têm maior quantidade e qualidade de relações sociais têm tendências a ter pressão arterial mais baixa e circunferência abdominal e IMC (índice de massa corporal) menores.

Como foi esse estudo?

Para chegar a esse resultado os pesquisadores selecionaram dados de quatro grandes estudos realizados nos Estados Unidos, totalizando 15000 participantes.
Eles cruzaram dados de relações sociais (integração social, suporte social e tensões sociais) e indicadores de saúde física (proteína C-reativa – que mede inflamação – pressão arterial, circunferência abdominal e índice de massa corporal – o IMC).

E os resultados?

Os resultados mostraram que, na adolescência, o isolamento social aumentou o risco de inflamação da mesma forma que a falta de atividade física faz e que esses mesmos adolescentes tinham maiores chances de serem adultos com sistema cardiovascular saudável.
Em idosos o efeito do isolamento social aumentou mais a pressão arterial do que a presença de outros fatores de risco, como diabetes.
Ou seja, o estudo mostra que as relações pessoais provocam impactos fisiológicos importantes em diferentes idades e que uma boa alimentação e exercício físico associadas a amizades duradouras são a chave para uma vida saudável e feliz!