Frutas te deixam mais feliz

Coma frutas! Frutas te deixam mais feliz :)

De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico American Journal of Public Health, comer oito porções de frutas e vegetais por dia pode levar as pessoas a uma maior sensação de felicidade e bem estar, equivalente à observada em pessoas desempregadas quando conseguem um emprego. Maravilha né?! Alimentos simples como verduras e frutas te deixam mais feliz!

Como foi o estudo?

Pesquisadores da Universidade de Warwick, na Inglaterra, e da Universidade de Queensland, na Austrália, analisaram a dieta e o bem-estar de 12.385 adultos para compreender os efeitos psicológicos de comer mais frutas e legumes.
Ao longo de dois anos de acompanhamento, os participantes relataram a quantidade consumida desses alimentos e informaram seu nível de satisfação com a própria vida, em uma escala de 0 a 10.

Os resultados mostraram que as pessoas que aumentaram seu consumo de frutas e verduras ao longo do estudo também apresentaram um aumento no nível de satisfação com a vida, de felicidade e bem-estar.

Naqueles que saíram de um consumo zero de frutas e vegetais para oito porções diárias, o aumento na satisfação de vida foi equivalente ao de pessoas que saíram do desemprego.

Por quê as verduras e frutas te deixam mais feliz?

Ainda não se sabe com certeza porque isso acontece, mas os pesquisadores acreditam estar relacionado aos antioxidantes presentes nas frutas e verduras.
Pesquisas anteriores sugerem que maiores níveis de carotenoides, encontrados em legumes como a cenoura, por exemplo, estão associados a um aumento do otimismo.
Outros estudos também sugerem que o aumento da ingestão de vitamina B12, também presente em frutas e vegetais, pode aumentar a serotonina, um neurotransmissor que desempenha um papel importante na regulação do humor.
Os pesquisadores afirmam que os resultados já eram esperados, uma vez que o consumo de frutas e verduras tem sido relacionado em estudos a diversos benefícios, como um menor risco de doença cardíaca e câncer, além de auxiliar no controle do peso e na pressão arterial.

Frutas te deixam mais feliz, e se elas derem também um empurãozinho no seu emagrecimento?

Maravilha, né?! Confira as Top 10 Frutas que ajudam a emagrecer!
Aqui no Brasil, estudos mostram uma baixa prevalência da população brasileira no consumo de frutas, independente da idade ou região do país. Além disso, 90 % dos brasileiros não consomem a quantidade de frutas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde: 400 g por dia.

Fontes de vitaminas e minerais, vegetais e frutas devem ser consumidos todos os dias em pelo menos cinco porções.

Se essa regra ainda não faz parte da sua rotina, confira algumas dicas para incluir:

  • Prefira sucos naturais: No lugar do refrigerante tome suco natural. Você pode misturar com couve ou espinafre, por exemplo. Crie receitas misturando frutas + legumes + verduras.
  • Tenha sempre frutas na bolsa: Transportar frutas ou pequenos legumes para o trabalho pode ser uma excelente alternativa. Invista na maçã ou nas cenouras do tipo mini, que são muito resistentes.
  • Inclua frutas no café da manhã: Tente começar a primeira refeição do dia com uma porção de frutas. Não é preciso deixar de comer o pão para comer uma fruta. Coma de tudo sem exageros!
  • Invista nas sopas: Que tal tomar uma sopa bem gostosa? Você pode incluir uma proteína (frango desfiado, carne moída) e vários tipos de verduras e legumes. Aprenda a fazer uma sopa saudável e cheia de felicidade clicando aqui!
  • Inclua frutas, verduras e legumes nas suas receitas: Vai fazer um macarrão? Rale cenoura ou abobrinha e coloque no molho. Já comeu farofa com pedaços de maçã? Ou, que tal, salada com pedaços de frutas? Misture couve ou espinafre picados ao feijão. Inclua o espinafre no omelete.
  • Coma salada pelo menos uma vez ao dia: Comer salada é uma ótima maneira de adicionar nutrientes ao seu dia. Especialmente nos dias de calor, este prato leve e pouco calórico pode ser uma boa opção de almoço ou jantar. Misture os alimentos corretos para criar uma salada saborosa e nutritiva que valem por uma refeição completa. Confira aqui como montar uma salada saudável!