doenças causadas pela má alimentação

10 doenças comuns que são reduzidas com uma boa alimentação

Com a correria do dia a dia, a maioria das pessoas acaba não tendo uma alimentação saudável, lembrando de se alimentar bem apenas quando surge algum tipo de doença. Muitos não se atentam que, com uma alimentação balanceada é possível evitar uma série de doenças causadas pela má alimentação.

Alguns fatores como não ter horário para comer (beliscar a toda hora), pular refeições, consumir alimentos industrializados (ricos em açúcar e gordura) e fazer dietas da moda (responsáveis pelo efeito sanfona) diminuem a disponibilidade de nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo e isso resulta no aparecimento de doenças.  

10 doenças que podem ser evitadas com uma alimentação adequada

#1 Obesidade

Obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura corporal. As causas da obesidade são fatores genéticos, ambientais e psicológicos. Entre os fatores ambientais está o consumo excessivo de calorias e o sedentarismo.

#2 Colesterol elevado

O colesterol é produzido pelo nosso organismo para desempenhar funções importantes, como a formação de hormônios e ácidos biliares. Porém, o excesso de colesterol pode trazer complicações sérias para nossa saúde. Entre essas complicações estão aumento do risco de doenças cardiovasculares, que hoje são consideradas uma das principais causas de morte.

O aumento do colesterol pode estar associado a diversos fatores. Uma má alimentação e a ingestão de grandes quantidades de alimentos fontes de gordura, como a gema do ovo, carnes, leite integral e embutidos, são alguns dos principais fatores.

Por esse motivo, devemos buscar bons hábitos no consumo alimentar e estilo de vida. Dessa forma, conseguimos que os índices do LDL, conhecido como “colesterol ruim” e do HDL – “colesterol bom” – fiquem dentro dos índices saudáveis. Confira 10 dicas para controlar o colesterol e ter mais qualidade de vida!

#3 Gastrite

Gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago, que pode ser aguda ou crônica. Nos casos de gastrite crônica, o agente causador mais comum é a infecção pela bactéria h. pylori. A gastrite também pode ocorrer devido ao fator hereditário, stress, má alimentação, realização de poucas refeições ao dia com grande volume de alimentos e com grandes intervalos entre cada refeição.

A recomendação é evitar alimentos que causem desconforto e irritem ainda mais a mucosa, como as frituras em geral, doces, bebidas à base de cafeínas, bebidas gaseificadas, bebidas alcoólicas, alimentos ácidos, condimentados e outros.

O ideal para evitar qualquer problema é fracionar as refeições, ou seja, comer mais vezes ao dia, em menores quantidades. Leia também: Omeprazol: O uso crônico pode fazer mal?

#4 Diabetes

É uma doença caracterizada pela falta de produção ou produção insuficiente de insulina ou também pela ação insuficiente da insulina, que faz com que haja o aumento na taxa de glicose no sangue. A diabetes Tipo II está relacionada com o excesso de peso e a obesidade. Você tem Diabetes? Inclua o brócolis na sua alimentação!

#5 Hipertensão

A hipertensão ocorre quando os níveis de pressão arterial encontram-se acima dos valores de referência para a população em geral. Podemos citar como causas da hipertensão a obesidade, consumo excessivo de álcool e de sal, tabagismo, sedentarismo e fator hereditário.

Para controlar a pressão arterial é fundamental ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios e diminuir o consumo de sódio. Diminua o consumo de sal de cozinha e de alimentos ricos nesse mineral. Fique de olho nos rótulos! Os alimentos industrializados geralmente são ricos em sódio.

#6 Anemia

Uma das causas da anemia é a falta de ferro na alimentação.

A deficiência de ferro causa redução na produtividade no trabalho, resposta imune e infecções, podendo também alterar o desenvolvimento psicomotor, o processo de aprendizado e a concentração.

#7 Doenças Cardiovasculares

As três principais recomendações para evitar as doenças cardiovasculares são: ingerir sal moderadamente (isto é, consumir por dia no máximo 3 colheres de rasas [café]), comer oito a dez porções de frutas, verduras e legumes diariamente e evitar alimentos gordurosos, principalmente aqueles com altos níveis de gorduras saturadas como as frituras.

#8 Câncer

A alimentação inadequada é classificada como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida. São responsáveis por até 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por responsáveis aproximadamente por 35% das mortes pela doença.

Uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais e pobre em alimentos ultraprocessados (como aqueles prontos para consumo e bebidas açucaradas) pode prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo.

#9 Gripe

Uma alimentação saudável também pode ajudar a reduzir o aparecimento de gripes. Os alimentos in natura são melhores que suplementos para a prevenção da gripe, pois nos oferecem todos os nutrientes que o corpo necessita. Por exemplo, comer uma laranja é melhor do que tomar pastilhas de vitamina C, pois a laranja oferece um conjunto de nutrientes (magnésio, potássio, vitaminas B6, B9 e antioxidantes) que os suplementos não contêm em sua composição. Imunidade: Aprenda a melhorá-la através da alimentação!

#10 Osteoporose

Esta doença está muitas vezes relacionada a uma dieta pobre em cálcio e rica em carnes, gorduras e açúcares refinados. Devemos evitar o consumo excessivo desses alimentos, preferindo consumir os que são ricos em cálcio, para melhorar a absorção deste mineral e prevenir a osteoporose.

Seguindo essas dicas de alimentação você irá prevenir doenças causadas pela má alimentação e conquistar uma vida mais saudável!