como as fibras alimentares funcionam no intestino?

Como as fibras alimentares funcionam no intestino?

A população brasileira está deixando de comer fibras… Isso aconteceu, ao longo de algumas décadas, porque o brasileiro está abandonando sua dieta tradicional (rica em cereais integrais, frutas, hortaliças e leguminosas) e substituindo pela chamada Dieta Ocidental (rica em alimentos processados, açúcar e cereais refinados e gorduras trans). As fibras alimentares ajudam na função intestinal de maneiras distintas, dependendo do seu tipo.

Fibras alimentares solúveis

O nome já diz, são solúveis em água. E isso normalmente faz com que elas inchem ou formem gomas. Tipo uma esponja. Agora pensa: Se você comer uma esponja e beber água, o que acontece?
Exato! Essas fibras costumam dar maior saciedade, retardam a absorção de glicose e diminuem o trânsito intestinal.
Também são substrato para a fermentação das bactérias da flora intestinal (Isso as deixa saudáveis e ajuda na diminuição do colesterol, sabia?)
Exemplos de fontes: Aveia, Algas (agar-agar), Frutas e Hortaliças…

Fibras alimentares insolúveis

Não solúveis em água! Dã!
Aumentam o bolo fecal, pesam, ajudam a aumentar o trânsito intestinal, logo, ajudam a melhorar a constipação!
A água vai ser incorporada no bolo fecal, mas não nas fibras, por isso o peso. E isso estimula o peristaltismo (contrações do trato digestório), mais evacuações!
Exemplos de fontes: Casca de frutas, vegetais folhosos, sementes…

Tá dando pra notar a importância da dupla da foto?

Água + Fibras = cocô saudável!
As fibras não são digeridas por nós, meros humanos (a vaca consegue ?), então elas não geram energia (calorias) para o corpo.
Mas também não me sai se entupindo de tudo quanto é fonte de fibra só porque A FIBRA não tem caloria, POR FAVOR!

Quais as consequências de ingerir fibras alimentares em excesso?

Quando consumidas em excesso, as fibras podem causar flatulência e desconforto. Por isso a importância de saber balancear o consumo dos tipos e quantidades de fibras da alimentação.
O principal motivo para o desconforto depois do consumo excessivo é devido à fermentação bacteriana no intestino. Quando você fornece muita fibra, as bactérias podem ter substrato demais e produzirão muitos gases após a fermentação.
Também é importante saber que ao mudar hábitos alimentares, provavelmente você vai passar por um período de adaptação aos mesmos. E por isso, também vai perceber que pode estar produzindo mais gases que anteriormente.
Mas imagine se você saiu de uma alimentação que fazia suas bactérias intestinais fermentarem super rápido os alimentos? É o caso do consumo de carboidratos refinados. Eles não favorecem a saúde do seu intestino, se tornando um meio que cultiva bactérias não muito saudáveis.
Portanto é normal que, ao inserir mais fibras na sua alimentação, você sinta um desconforto por gases inicialmente. Suas bactérias estarão repovoando e se adaptando ao novo meio que vivem.

Qual quantidade deve-se consumir de fibras?

O ideal é que para cada 1000kcal das necessidades diárias, sejam fornecidas 14g de fibras e em conjunto com o consumo adequado de água.
Pra saber como balancear isso tudo, procure o nutricionista! Enquanto isso, beba água e coma comida de verdade! ??????????
Quer saber um pouquinho mais sobre o seu intestino? Acesse “Você sabia que o intestino é considerado nosso segundo cérebro?