Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo!

Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo!

Você ganhou “grãos” de kefir e não sabe o que fazer com eles? Vem cá que a gente traz o passo a passo para você aprender a cuidar do Kefir de leite e se beneficiar dessa bebida super saudável!

O que é o Kefir?

Kefir é um leite fermentado ácido produzido a partir de uma suspensão de microorganismos formado por um grande número de cepas (“tipos”) de bactérias. Parece esquisito, eu sei.

Mas acredite: os benefícios são inúmeros!

A bebida ajuda a:

  • regular o intestino e mantê-lo saudável;
  • reduzir sintomas de intolerância à lactose;
  • melhorar a imunidade;
  • e tem até ação na prevenção de câncer.

Leia também: Você sabia que o intestino é considerado nosso segundo cérebro?
A fama do kefir não é de hoje: ele é originário das montanhas do Cáucaso, havendo citações místicas de que seria “um presente do profeta Maomé ao seu povo, para a cura de todos os males”. Em eslavo, Kephir significa “bem-estar”. Interessante, não é?

Mas como é esse Kefir e onde posso comprar?

Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo! - Grãos de Kefir
A aparência dele não é das mais bonitinhas, confesso. Parecem vários grãos esbranquiçados e gelatinosos e, quando misturados com leite e deixados em temperatura ambiente por cerca de 24 horas, fazem a fermentação da lactose do leite e a transformam em ácido lático, fazendo com que o leite fique levemente azedo, parecendo um iogurte.
No Brasil, não há kefir à venda. Culturalmente, ele é doado de pessoa para pessoa, já que os “grãos” se multiplicam e podem ser divididos. Se você não conhece ninguém que tem para te doar, pode procurar em redes sociais ou na internet: há vários grupos de doações de “grãos” kefir no país inteiro!
Se você acabou de receber uma doação de kefir e está completamente perdido sobre os cuidados com os seus “grãos”, vem que a gente te ensina o passo a passo dos cuidados para ter essa bebida saudável, barata e gostosa!

Passo a passo para cuidar do Kefir de Leite

Passo 1: Separe os “Grãos” de kefir. Se eles já estiverem no leite, passe para o passo 6.

Passo 2: Coloque os “grãos” em um recipiente de vidro bem lavado.
Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo! - Passo 2
Passo 3: Adicione leite integral (pode ser semidesnatado ou desnatado também, só não pode ser leite sem lactose, já que a lactose é o alimento para os microorganismos, tá?).
A quantidade é mais ou menos 1 colher de sopa de grãos para cada 400 ml de leite.
Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo! - Passo 3
Passo 4: Tampe o recipiente com um papel toalha e prenda com um elástico. Pode usar também um pano bem fininho. O importante é que o vidro não fique completamente fechado.
Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo! - Passo 4
Passo 5: Guarde em local arejado. Jamais leve para a geladeira! Para que a fermentação ocorra, é necessário que o kefir fique em temperatura ambiente (aproximadamente 20-25°C).
Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo! - Passo 5
Passo 6: Depois de 24 horas*, é só coar o seu kefir, separando o leite fermentado dos “grãos”. Use uma peneira fina e lembre-se de lavá-la muito bem depois!
*se preferir, pode deixar fermentando por até 48 horas. Quando mais tempo, mais azedo será o kefir.
Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo! - Passo 6.1Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo! - Passo 6.2Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo! - Passo 6.3
Passo 7: Lave os “grãos” em água filtrada e recomece o processo, conforme o passo 1.
Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo! - Passo 6.4
Passo 8: Depois de pronto, consuma o seu kefir imediatamente ou guarde na geladeira por 2 dias.
Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo! - Passo 8

Curiosidades sobre o Kefir

  • Uma vez que os microorganismos consomem a lactose do leite para fazer a fermentação, o kefir é uma bebida que geralmente não causa desconforto em pessoas que tem intolerância leve à lactose.
  • Em dias quentes a fermentação ocorre mais rápido, enquanto no inverno pode demorar mais.
  • Na hora de coar, você pode perceber uma separação entre o leite e o soro. Isso é normal, é só misturar bem antes de coar.
  • Você vai perceber que, aos poucos, a quantidade de grãos vai aumentando. Esse é o momento de doar para conhecidos que queriam apreciar o kefir também!

E se eu for viajar por uns dias, o que faço com o kefir?

Depende! Se a viagem durar até 10 dias, você pode colocá-lo no leite normalmente e deixar na geladeira por esse período. Voltando de viagem, descarte esse leite e recomece o processo. Você pode também coar e consumir, depende da sua preferência, quanto mais dias, mais azedo ele ficará.
Se a viagem durar mais de 10 dias, o ideal é congelar os grãos. Escolha um pote ou saco plástico limpo, coloque os grãos dentro, sem leite, e deixe no congelador pelo tempo que quiser. Quando quiser retomar a produção de kefir, tire do congelador, adicione leite e deixe na geladeira por 1 dia, antes de deixar novamente em temperatura ambiente. No caso do congelamento, a produção de kefir demora um pouco para voltar ao que era antes, então talvez nos primeiros 2 ou 3 dias você precise jogar fora o leite fermentado.

E de quais formas podemos consumir o kefir?

Há várias formas de consumi-lo:

➜ Puro

Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo! - Kefir de Leite Puro

➜ Iogurte grego

Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo! - Iogurte Grego
Você pode colocar o líquido em um coador de papel (desses de café) e dessorar por 8 horas. O líquido obtido (soro) pode ser consumido ou descartado, enquanto o conteúdo que ficar no coador vai ser denso e parecido com iogurte grego.

➜ Cream Cheese

Repita o processo do iogurte grego, mas deixe dessorando por 12 horas. Assim, terá um kefir na consistência de cream cheese. Você pode temperar com ervas e usar para passar no pão.

➜ Usá-lo em receitas conforme sua imaginação

Pães, nhoque, bolos e purês podem ser feitos utilizando kefir como ingrediente, para aumentar o valor nutricional. Use a criatividade!
Agora que você já aprendeu a cuidar do seu kefir de leite passo-a-passo, conta pra gente quais receitas você vai inventar! 🙂

Quer algumas ideias de receitas saudáveis para substituir a margarina? Confira o vídeo!