11 alimentos fontes de carboidratos para atletas super práticos de carregar com você

11 alimentos fontes de carboidratos para atletas super práticos de carregar com você

Quem começa a correr sabe bem que o esporte logo vira vício e que a tendência é desafiar-se sempre a bater distâncias maiores: começando com 5km e chegando a maratonas e, porque não, ultramaratonas. Se você tem dúvidas sobre alimentos fontes de carboidratos para atletas, vem comigo ver diversas opções para variar os carboidratos em gel!

O que comer DURANTE treinos e provas longas?

No começo, nas corridas de curta distância, lidar com a alimentação é fácil: uma banana antes de sair de casa e muita água ao voltar parecem ser o suficiente.
Mas, aos poucos, quando os treinos se tornam mais longos, aparece a necessidade de aumentar o consumo de energia especialmente durante a corrida.

Fontes de carboidratos para atletas em provas/treinos longos são uma necessidade!

Apesar de muita gente torcer o nariz quando o assunto é alimentação durante o treino, não tem como escapar: a partir de 1 hora seguida de exercício é recomendado consumir fontes de carboidrato e hidratar-se.
Mas como sair carregando suprimentos para corridas longas, que duram 4 ou até mais horas? Falta espaço e, principalmente, comida significa peso a mais. E quanto mais peso para carregar, menor o rendimento.
Muitos corredores optam pelos carboidratos em gel, que são fáceis de levar e de consumir, além de existirem em vários sabores. Mas com o tempo ele podem enjoar e por isso é importante ter outras opções para manter a energia em alta.
Foi pensando em ajudar você, corredor de longa distância, que selecionamos aqui algumas ideias de alimentos fáceis de levar durante corridas ou até mesmo treinos longos de bike.

11 alimentos fontes de carboidratos para atletas super práticos de carregar com você

Como os géis de carboidrato geralmente contém entre 20 e 25g de carboidrato, listamos aqui sugestões que contém uma quantidade semelhante.

Alimento

Quantidade

Carboidratos

Uva passa

2 colheres de sopa (35g)

25g

Bala de goma

4 a 5 unidades

20g

Bananinha com açúcar

1 unidade

27g

Bananinha sem açúcar

1 unidade

17g

Bala de Banana com açúcar

5 unidades

21g

Doce de amendoim

1 unidade

16g

Batata inglesa cozida

1 unidade pequena

16g

Mel

8 sachês

25g

Damasco seco

10 unidades

22g

Goiabada

1 fatia pequena (35g)

25g

Bisnaguinha

3 unidades

27g

Importante: as quantidades de carboidratos dos alimentos industrializados podem variar conforme a marca, então fique de olho no rótulo!

Quanto de carboidrato devo ingerir durante o exercício?

É sempre válido reforçar que a quantidade de carboidratos que você precisa durante o exercício deve ser avaliada juntamente com o seu nutricionista.
Ah, e jamais use alguma das opções acima em dia de prova sem antes ter testado nos treinos, ok? Você pode ter dificuldade para se adaptar com algum alimento, já que a velocidade de absorção de alguns deles é menor do que dos géis de carboidratos.
Saiba mais sobre a Alimentação para corredores: 10 pontos para melhorar sua performance e desempenho

Dicas valiosas para os dias de prova

Outra dica para as provas que for fazer é verificar no site o que a organização vai disponibilizar nos postos para ser consumido. Assim dá já para ter uma ideia das fontes de carboidratos disponíveis e se planejar com antecedência.
Dica bônus: deixe o alimento que gosta mais para o final da prova, quando estiver mais cansado. Ele vai te dar mais prazer e pode ajudar a dar um ânimo quando mais precisa.
E aí, me conta: qual dessas opções você vai testar no próximo treino?