7 dicas para manter uma alimentação saudável fazendo home office

Dicas práticas no trabalho: 7 dicas para manter uma alimentação saudável fazendo home office

Home office é tendência. Se você entrou na onda, e encontrou dificuldades de manter uma alimentação saudável fazendo home office, esse artigo é para você!
No Brasil e no mundo, cada vez mais empresas estão dando a oportunidade a seus funcionários de trabalhar em casa (ou qualquer outro lugar que não seja a empresa). E essa ideia vem fazendo a cabeça dos colaboradores: uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria mostrou que 81% deles gostariam de ter flexibilidade no local de trabalho, ou seja, poder trabalhar de casa, de um coworking ou até de outra cidade.
A modernização das empresas facilita essa nova dinâmica de trabalho: basta um computador com acesso à internet e praticamente todas as atividades podem ser realizadas de qualquer lugar do mundo. Com isso, grandes corporações têm possibilitado o home office para seus colaboradores uma ou duas vezes na semana.

Benefícios do home office

Os benefícios dessa prática para a empresa vão desde maior economia, já que a sede da empresa pode ser reduzida e existirão menos gastos para mantê-la, até possibilidade de contratar talentos que moram em outra cidade.

E para o colaborador? Quais as vantagens de fazer home office?

  • Ambiente de trabalho mais silencioso
  • Economia de tempo que normalmente seria gasto no trânsito
  • Maior produtividade, sem tempo “perdido” para bater papo com colegas
  • Flexibilização do horário de trabalho
  • Mais tempo com a família, inclusive nas refeições

Os desafios do Home Office

Mas nem tudo são flores nesse novo modelo de trabalho: é preciso ter um ambiente adequado para as atividades e, especialmente se há convivência com mais pessoas em casa, é imprescindível que ele seja isolado, para evitar distrações e interrupções. A família precisa entender que ter o profissional em casa não significa que ele pode dar atenção para os filhos como se fosse um dia de folga.
Uma queixa comum que ouço desses pacientes no consultório é em relação à alimentação nos dias trabalhados de casa. Com uma infinidade de alimentos no armário e mais a possibilidade de comer a qualquer hora, sem chefe observando, é fácil se perder na alimentação saudável.
Mas como manter o foco no trabalho e na reeducação alimentar ao mesmo tempo? Separei aqui 7 dicas simples que costumo das para os pacientes que passam pela situação acima!

7 dicas para manter uma alimentação saudável fazendo home office

1. Mantenha a fruteira abastecida

Frutas sempre serão um ótimo lanche, então garanta uma boa variedade em casa. Procure complementar com iogurte natural e aveia para dar mais saciedade.

2. Água sempre a postos.

Se no trabalho você tem uma garrafinha, providencie uma para deixar em casa também. Ou pode ser uma jarra de água saborizada, que tal? O importante é manter a hidratação.

3. Determine horários para as refeições

Assim como quando está na empresa, mantenha suas pausas para almoço e lanches no mesmo horário. Se você é daqueles que esquece de comer, programe o despertador!

4. Almoce!

Prepare o almoço no dia anterior, se não quiser demorar muito na cozinha. Ou faça algo rápido: uma omelete com vegetais e uma batata doce cozida podem ser uma boa refeição. Enquanto a batata cozinha (pode ser com casca, só lave bem) você corta os vegetais, bate os ovos e joga tudo na frigideira!

5. Nada de besteirinhas no armário!

Evite comprar bolachas, doces e salgadinhos para fazer estoque. O consumo eventual desses alimentos dificilmente será um problema, mas tê-los em casa para quando “der vontade” pode fazer você atacar o armário justamente no dia em que trabalha de casa sem ninguém olhando.

6. Faça um bom lanche da tarde.

Aproveite esse dia para variar sua alimentação e comer algo que não costuma levar para o trabalho: pode ser uma crepioca, uma panqueca de banana e aveia, uma vitamina de frutas…

7. Faça pausas.

Não só para comer, mas também para descansar um pouco a cabeça. Respeite seu intervalo de almoço, nada de comer correndo para voltar para frente do computador, ok?
Aproveite as dicas, alcance uma alimentação saudável fazendo home office e desfrute dos benefícios dessa prática!