Dieta low carb aumenta a mortalidade, segundo novos estudos

Dieta low carb aumenta a mortalidade, segundo novos estudos

Com certeza você já ouviu falar da dieta low carb, a queridinha dos últimos tempos utilizada com frequência para quem busca a perda de peso. Mas você também já ouviu falar que essa dieta pode não ser segura a longo prazo e inclusive aumentar o risco de mortalidade?! Então vamos lá entender um pouco mais sobre isso!

O que a ciência mostra

Em estudo científico que acabou de sair do forno, deste ano de 2019, avaliou-se a associação entre dieta low carb e mortalidade geral, mortalidade por doença do coração, câncer e doença cerebrovascular.

  • 11 anos de estudo (1999-2010)
  • 24825 participantes (48,6% homens e 51,4% mulheres)
  • Idade média de 47 anos

*Foram utilizados ajustes estatísticos para fatores de confusão como idade, sexo, raça, educação, estado civil, relação entre pobreza e renda, atividade física, tabagismo, consumo de álcool, IMC, circunferência da cintura, hipertensão, colesterol e diabetes.

O que os pesquisadores observaram?

  • Os participantes que consumiam um percentual de calorias menor de carboidratos (39% das calorias totais diárias) apresentaram uma chance maior em 32% de mortalidade por causas gerais, 50% maior para mortalidade por doença cardiovascular e 51% maior para doença cerebrovascular, quando comparados ao grupo que consumia 66% do valor calórico total em carboidratos.
  • As pessoas que consumiam a menor quantidade de carboidratos tiveram maior rico de desenvolver câncer.

Em revisão sistemática também de 2019 feita com 9 estudos e um total de 462.934 participantes, observou-se que em 8 estudos a dieta low carb foi associada com aumento de mortalidade, em 6 deles com mortalidade por doença cardiovascular e em 3 deles com mortalidade por maior risco de câncer.

Mas quais os efeitos da dieta low carb para a saúde?

Os estudos sobre a dieta low carb a longo prazo ainda são controversos, mas diversas pesquisas têm mostrado que manter esta dieta por muito tempo pode fazer mal à saúde e aumentar o risco de mortalidade.

Algumas hipóteses levantadas são que ao se consumir uma quantidade pequena de carboidratos também ocorre uma redução na ingestão de fibras, frutas, hortaliças e cereais enquanto ocorre um aumento do consumo de proteínas de origem animal, colesterol e gordura saturada.

Isso nos mostra que não só a quantidade de carboidratos e gorduras é importante para a nossa saúde, mas que o tipo e a qualidade desses macronutrientes pode fazer toda a diferença! Afinal refrigerante e aveia são dois alimentos ricos em carboidratos, mas que irão atuar de forma completamente diferente no nosso organismo!

E qual a conclusão?

Considerando que a dieta low carb pode representar um risco à saúde no longo prazo, é importante avaliar sua real indicação com um profissional de saúde qualificado.

Também fica a reflexão de que não é preciso reinventar a roda. Uma dieta equilibrada em quantidade de carboidratos, gorduras e proteínas, assim como em termos da qualidade destes alimentos parece ser a melhor opção para a saúde. Portanto, ingerir uma dieta normal em carboidratos, preconizando carboidratos integrais, ricos em fibras, frutas, vegetais, assim como proteínas ‘’magras’’ conforme a orientação de diversas diretrizes nacionais e internacionais, ainda parece ser a melhor opção.

Por fim, fica a orientação: coma boas fontes de carboidratos e gorduras, não faça restrições exageradas e desnecessárias e seja feliz!