Golden berry: conheça 5 benefícios de consumir essa superfruta!

Golden berry: conheça 5 benefícios de consumir essa superfruta!

Atualmente a busca por produtos e alimentos antioxidantes estão aumentando cada vez mais entre os brasileiros, isso porque, alimentos antioxidantes são utilizados como forma de prevenção do envelhecimento e no desenvolvimento de doenças degenerativas.

Um dos alimentos que vem ganhando muita fama é o Physalis peruviana L., popularmente conhecido como Golden berry, fruta com baixo valor calórico e rica em vitaminas, minerais e compostos antioxidantes.

Então vamos conhecer melhor quais são os seus benefícios e para que serve a Golden berry!

#1 É fonte de antioxidantes

Ligado à prevenção do envelhecimento precoce e de doenças crônicas os antioxidantes podem neutralizar a produção de radicais livres, inclusive auxiliando na prevenção de alguns tipos de cânceres e se tornando um aliado na prevenção de várias doenças.

#2 Tem efeito anti-inflamatório

Se você sofre com doenças inflamatórias como gota, artrite, hemorroidas…pode se beneficiar dessa frutinha, pois podem aliviar os sintomas por seu alto poder antioxidante e seu valor nutricional.

#3 Tem baixo valor calórico

Para dar aquela enganada na fome você pode optar pela Golden berry nos seus lanches, pois ela tem baixo valor calórico e altíssimo valor nutricional.

#4 Auxilia a saúde dos olhos

Rica em carotenoides, pode auxiliar na redução do estresse oxidativo do globo ocular, evitando o desenvolvimento de doenças oculares e mantendo sua visão em ordem.

#5 Auxilia no sistema imunológico

Além de ser rica em antioxidantes e carotenoides, a Golden berry também é rica em vitamina C, que auxilia diretamente na prevenção de doenças por atuar no sistema imunológico, além de participar na produção de colágeno.

Agora que você já sabe os principais benefícios vamos te dizer qual a melhor forma de consumir a Golden berry!

Sabe aquela frutinha amarela, redondinha, com umas folhinhas que encontramos em cima de bolos de aniversário?! Essa é a famosa Golden berry, porém a forma mais fácil para comprar e consumir seria na forma da fruta seca.

A fruta seca é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais e alguns supermercados, e a melhor maneira de consumir é misturando no iogurte, com outras frutas frescas, em saladas… Na verdade isso vai depender muito da sua criatividade, pois o sabor da Golden berry é levemente adocicado e azedinho, ou seja, combina com preparações doces e salgadas.

E qual a quantidade de Golden berry devo consumir?

A quantidade de Golden berry a ser consumida por dia depende da dieta de cada um e da estratégia do seu nutricionista, mas normalmente 1 colher de sopa da fruta seca já traz uma boa quantidade de nutrientes.

A má notícia é que, segundo estudos, a Golden berry desidratada contêm baixos teores de vitamina C em relação ao fruto in natura, o que diminui sua atividade antioxidante. Em relação à polpa da fruta congelada elas ainda apresentam elevados teores de compostos fenólicos, flavonoides e vitamina C, o que resulta em uma boa resposta antioxidante.

O que importa na verdade é seu alto valor nutricional, independente se a fruta estiver desidratada ou in natura. Então, se você tiver curiosidade converse com seu nutricionista a melhor forma de inseri-la na dieta, e se você já faz o uso, com certeza você já está se beneficiando dessa frutinha tão poderosa!