dieta desacelera o metabolismo

Fazer dieta desacelera o metabolismo e engorda!

A busca pelo “corpo ideal” contribuiu para a vasta oferta de dietas de emagrecimento. Dieta do dr. Atkins, Dieta Dunkan, Dieta da Lua, da Sopa, dos Sucos, dos Pontos… Com certeza você já ouviu falar de alguma delas! A promessa de uma perda de peso rápida e fácil pode parecer atraente para muitas pessoas, mas será que funciona?
O termo “dieta” está popularmente associado à ideia de um regime alimentar restritivo, normalmente de baixas calorias. E aí é que mora o perigo.

Cuidado! Dieta desacelera o metabolismo e engorda!

Veja no Ciclo Vicioso das Dietas porque dietas muito restritivas podem desacelerar ainda mais seu metabolismo e causar o ganho de peso:

Dieta desacelera o metabolismo | Ciclo Vicioso das Dietas | EXCESSO DE PESO – DIETA RESTRITIVA – RESPOSTA DO ORGANISMO À DIETA (Perda De Massa Magra, Redução De Taxa Metabólica Basal, Aumento Do Armazenamento De Gordura) – ANSIEDADE E FOME – ABANDONO DA DIETA – EXCESSO DE PESO

Perda Muscular

Quando privamos nosso corpo das calorias de que ele precisa – especialmente as calorias advindas dos carboidratos – entramos no chamado “modo de inanição”. Esse mecanismo, que permitiu a sobrevivência dos nossos ancestrais que passavam por grandes períodos de privação alimentar, resulta numa maior eficiência do aproveitamento das poucas calorias ingeridas. A maior perda inicial de peso provocada por essas dietas é de água. Isso porque o corpo passa a utilizar uma reserva energética chamada glicogênio, estocado junto com moléculas de água no fígado e no músculo. A partir de então, o corpo passa a usar principalmente os músculos como fonte de energia, e cada vez menos a gordura.

Redução do Metabolismo

O tecido muscular é um dos responsáveis pela definição da nossa taxa metabólica basal, isto é, a velocidade com que nosso corpo queima calorias mesmo em repouso. Simplificando, quanto menos músculo nós temos, menos calorias queimamos. Pesquisas mostram que a perda muscular pode diminuir em até 30% a taxa metabólica do organismo de pessoas entre 20 e 70 anos.
Na verdade, ocorre um conjunto complexo de reações que contribuem para a diminuição do gasto energético. Dietas muito restritivas (de 800 a 1200 kcal por dia) também provocam uma queda nos níveis dos hormônios insulina e leptina no sangue, o que favorece o estoque de energia na forma de gordura, e causam uma diminuição de enzimas e hormônios como a adrenalina, que queimam gorduras, desacelerando o metabolismo. Portanto, esse tipo de dieta desacelera o metabolismo sim! Tome cuidado!

Deficiência de Nutrientes

Além disso, dietas com baixa caloria oferecem baixas quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. E esse desbalanço de nutrientes está relacionado aos mais diversos efeitos: desde dores de cabeça, fraqueza, tontura, náusea e ansiedade, até o aparecimento de doenças como as do coração, diabetes, câncer e outras.

Ganho de Peso: “O Efeito Sanfona”

O maior problema é que dietas muito restritivas são difíceis de serem mantidas em longo prazo. Os níveis baixos de energia irão gerar fome, o ânimo em seguir a dieta inevitavelmente irá diminuir e os antigos hábitos alimentares acabam voltando. Mas devido à taxa metabólica basal diminuída pela perda rápida de peso, quando se volta a ingerir uma grande quantidade de alimentos acontece o reganho de peso – muitas vezes maior do que o que se perdeu, o que caracteriza o famoso “efeito sanfona”.

Comportamento Compulsivo

Para piorar ainda mais a situação, evidências mostram que as restrições e autoimposições que as pessoas fazem durante a prática de dietas restritivas geram comportamentos de compulsão e/ou restrição alimentar com maior frequência o que contribui para um efeito rebote, o qual pode estar associado à perda da autoestima, mudanças de humor, distração e aumento do estresse.

Você conhece o funcionamento do metabolismo?

Aqui vão 3 grandes verdades metabólicas!

1. Você deve COMER para perder peso!

Uma alimentação balanceada, composta de todos os macronutrientes (carboidrato, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais) necessários ao seu corpo, é a maneira mais eficaz de se conquistar um metabolismo rápido.
dieta desacelera o metabolismo | Macronutrientes | Proteína, Gordura e Carboidratos

2. Para perder peso não adianta contar CALORIAS!

Se você se submeter a uma dieta de baixa caloria, provavelmente você irá perder peso, mas isso não melhora seu metabolismo, pelo contrário, faz com que seus músculos sejam consumidos como fonte de energia – e não a gordura. Pensar sobre a qualidade das calorias, mais do que a quantidade que você está ingerindo, é a solução.
dieta desacelera o metabolismo | Comparativo de calorias nos alimentos - 200 calorias - alimentos por gramas

3. Para perder peso é importante se EXERCITAR!

Além de consumir os nutrientes necessários para evitar a perda de músculo, os exercícios físicos podem te ajudar a ganhar massa muscular. Enquanto exercícios aeróbicos ajudam a tonificar os músculos e queimar gorduras, exercícios de força e resistência ajudam a aumentar a massa muscular.
Saber equilibrar o prazer e a saúde é a chave para a melhora da autoestima e da disposição! Para ajudar você a se alimentar melhor e conhecer seus limites, conte com um nutricionista, profissional de saúde capacitado que valoriza o prazer que uma refeição deve proporcionar aliando a promoção da saúde ao bem-estar.

energie_colagenoparapele_blog_novo

Tomar colágeno para pele flácida realmente ajuda na firmeza e elasticidade?

Para ficarmos lindas e belas, sempre procuramos alguns recursos como alimentação saudável, exercícios, estética e alguns produtos específicos, entre eles o colágeno. Vimos hoje em dia nas farmácias e lojas de produtos naturais muitos produtos com colágeno – colágeno em pó, colágeno em cápsulas, balas e bebidas com colágeno. Você já viu né? Mas, será que tomar colágeno para pele flácida realmente ajuda na firmeza e elasticidade? Quais outros benefícios ele tem? Saiba tudo sobre o assunto abaixo!

Primeiramente, o que é o colágeno?

O colágeno é uma proteína que produzimos naturalmente e representa aproximadamente 25% de toda proteína presente no nosso corpo, mas ao passar dos anos essa produção vai reduzindo, principalmente após os 30 anos de idade, pois nessa fase fica mais visível a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea.

Funções do colágeno

As principais funções do colágeno no corpo são: dar sustentação às células mantendo-as unidas e firmes. Além disso, é o principal componente proteico de órgãos como a pele, dos ossos, das cartilagens, dos ligamentos e dos tendões.

Deficiência de colágeno

A deficiência de colágeno pode trazer problemas como:

  • má formação óssea
  • rigidez muscular
  • problemas com o crescimento
  • inflamação nas juntas musculares
  • doenças cutâneas
  • diminuição da espessura do fio capilar
  • desidratação e perda da elasticidade da pele, culminando em flacidez e no aparecimento de rugas e estrias

Considerando a possibilidade de evitarmos esses problemas, a indústria passou a comercializar todos esses tipos de produtos contendo colágeno na composição, conforme comentado acima.
Leia também: Queda de cabelo? Pode ser sua alimentação!

O que é o Colágeno Hidrolisado?

Uma das principais formas de comercialização é o colágeno hidrolisado. O colágeno é extraído do osso e da cartilagem do boi e passa pelo processo de hidrólise (quebra das moléculas de proteína) para ser mais facilmente absorvido pelo organismo.
A composição do colágeno hidrolisado contempla diferentes aminoácidos essenciais, que são componentes importantes do tecido conjuntivo e asseguram sua consistência e elasticidade. Ele também tem efeito regenerativo em ossos e articulações.

Para quem é indicado a suplementação com colágeno?

Além de ser recomendado para pessoas acima de 30 anos ou para pessoas com processos de cicatrização e recuperação de lesões, também é indicado como suplemento nutricional para pessoas fisicamente ativas que desejam aumentar o consumo de proteínas, assim como para o fortalecimento de unhas e cabelos.

Benefícios da suplementação de colágeno

  • Sacia a fome, ajudando a combater o sobrepeso
  • Combate o envelhecimento precoce e previne rugas
  • Melhora a elasticidade da pele
  • Melhora a celulite e previne aparecimento de estrias
  • Melhora as articulações e cartilagens do corpo
  • Dá mais força, sedosidade e brilho aos cabelos e fortalece as unhas
  • Ajuda a repor o próprio componente que depois dos 30 anos começa a declinar em sua produção.

E a suplementação de colágeno para pele flácida realmente ajuda na firmeza e elasticidade?

Há divergências ainda de opiniões em relação a suplementação de colágeno, pois os estudos para comprovar o benefício da reposição de colágeno são escassos.
A recomendação é de que o colágeno seja o hidrolisado, pois alguns especialistas dizem que essa quebra de moléculas precisa acontecer para que nosso corpo consiga realmente absorver o colágeno, porém ao ingerirmos o colágeno, ele é desmembrado em aminoácidos pelo processo de digestão, como qualquer proteína, por este motivo há esse questionamento de que teoricamente não há necessidade de suplementar, basta ter uma alimentação saudável e rica em vitaminas e minerais, que também estimulam a produção de colágeno.
De uma maneira geral, é importante que fique claro que somente suplementar o colágeno não vai eliminar a flacidez e rugas.
O importante é ter um estilo de vida saudável, ou seja, ter uma alimentação saudável e que contemple todos os grupos de alimentos, praticar exercícios e dormir bem. Daí, como forma de prevenção, pode-se sim usufruir dos benefícios do colágeno.

E como usar?

Diluir 1 colher de sopa de colágeno hidrolisado em 200 ml de água. A dose normalmente tem de 8 a 10g de colágeno.
Obs: Não há regra para melhor horário a ser consumido, pois depende das necessidades e objetivos de cada pessoa, há a possibilidade de inserir o colágeno no período da noite para ser melhor absorvido ou em algum lanche intermediário para agregar mais proteína na dieta e consequente melhor sensação de saciedade, por isso procure um nutricionista para lhe orientar melhor.

Inclua também esses nutrientes na sua alimentação

Veja abaixo de uma maneira resumida alguns nutrientes e suas principais funções:

  • Vitamina A: Responsável pela renovação da pele, controla a oleosidade também.
  • Vitamina C: Importante para manutenção e cicatrização da pele. Ajuda na formação do colágeno.
  • Vitamina E: Importante para manutenção e cicatrização da pele. Ajuda na formação do colágeno.
  • Vitamina B3: Protege contra a desidratação e contra acne.
  • Zinco: Regenera e controla a oleosidade da pele.
  • Silício: Fornece sustentação à pele, pois atua na formação de colágeno, fibroblastos e elastina. Protege a pele contra o envelhecimento.
  • Enxofre: É chamado de “mineral da beleza”, pois mantém a pele macia e jovem, é necessário para a produção de colágeno e queratina, proteínas necessárias para a saúde e manutenção da pele, unhas e cabelos.
  • Ômega 3: Exerce um papel foto protetor da pele, devido as suas propriedades anti-inflamatórias.

Vale sempre a pena reforçar: Tenha uma alimentação e estilo de vida saudável.

O suplemento em si não faz nada sozinho. Depende muito da nossa dedicação e esforço para realizarmos escolhas assertivas na hora de se alimentar.

7 Passos para retirar o Açúcar da Alimentação!

7 passos para retirar o açúcar da sua alimentação e melhorar sua saúde!

Todos nós sabemos que o açúcar deve ser evitado por ser uma das causas de diversas doenças crônicas, como obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares, etc.

Mas, se você já tentou retirar o açúcar da sua dieta sabe como é difícil, não é?

Isso ocorre porque o açúcar é uma substância viciante, então, por quanto mais tempo você usa, mais difícil vai ser de largar.
Pensando nisso e querendo excluir esse ingrediente de vez do cardápio, algumas pessoas procuram os adoçantes para manter a doçura das preparações, mas essa também não é uma opção muito boa, já que eles também podem trazer prejuízos à saúde como enxaqueca, alguns tipos de câncer e até mesmo estimular o apetite por doces.

Portanto, retirar o açúcar e o adoçante da sua rotina só fará você e sua saúde ganharem muito com isso!

Não será um processo fácil, por isso a primeira dica é:

➔ Dica nº 1 é não retirar todo o açúcar de uma vez!

Comece devagar, tirando alguns alimentos que contém grandes quantidades desse ingrediente, assim você já vai acostumando seu paladar com esse novo sabor.
Vamos tentar? Veja mais dicas para lhe ajudar a reduzir o consumo deles gradualmente!

➔ Dica nº 2 – Substitua os refrigerantes e sucos adoçados!

Os dois têm quantidades elevadas de açúcar, aumentando seu vício por esse sabor. Uma boa dica é substituí-los por águas aromatizadas.

➔ Dica nº 3 – Cuidado com os alimentos zero, diet e light!

Geralmente eles possuem grandes quantidades de adoçantes e, na maioria das vezes, aqueles artificiais, que são mais prejudiciais para nossa saúde.

➔ Dica nº 4 – Reduza os alimentos industrializados!

Sorvetes, biscoitos recheados, achocolatados, alguns tipos de barras de cereais etc, tem quantidades exageradas de açúcar.

➔ Dica nº 5 – Inclua frutas frescas ou secas no lugar das sobremesas!

Elas são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras pra auxiliar o bom funcionamento do seu organismo. Elas também já possuem seu açúcar natural, a frutose. Pra que adoçar?

➔ Dica nº 6 – Evite balas e chicletes!

Apesar de parecerem inofensivos, eles possuem muito açúcar em sua composição, além de grandes quantidades de corantes.

➔ Dica nº 7 – Reduza a quantidade de açúcar que você adiciona nas preparações!

O açúcar mascara o sabor dos alimentos, por isso no começo você pode achar um pouco estranho, mas o seu paladar aos poucos vai se adaptando ao gosto natural dos alimentos.
Lembre-se que o seu paladar está sendo treinado e isso não vai acontecer de um dia para o outro, então não desista de retirar o açúcar na primeira dificuldade! Você vai ver que depois de um tempo você não sentirá mais falta, é só ter paciência e não desistir, valerá a pena!
Procure sempre um nutricionista para lhe ajudar com as mudanças!

Quer saber mais? Confira o vídeo!

TOP 10 Frutas que ajudam a emagrecer

Top 10 Frutas que ajudam a emagrecer

Frutas são uma delícia, né? E se eu te contar que tem algumas frutas dão um empurrãozinho no seu emagrecimento? Vem conhecer o TOP 10: Frutas que ajudam a emagrecer!
Para colocar em prática a reeducação alimentar e atingir o objetivo desejado é preciso ter muita força de vontade e determinação. E quando surge o incontrolável desejo por algo doce ou a fome simplesmente não desaparece?
O que fazer? Coma uma fruta! Elas existem em grande variedade, com sabores distintos e deliciosos!

TOP 10: frutas que ajudam a emagrecer

Frutas que ajudam a emagrecer: Top 1. Limão

Frutas que ajudam a emagrecer: Limão
O limão é um excelente antioxidante, melhora a digestão, além de ser um poderoso diurético que auxilia na diminuição do inchaço causado pela retenção de líquidos.
Possui ácido cítrico que elimina toxinas e gorduras, auxiliando no funcionamento do metabolismo, favorecendo a redução do peso.

Frutas que ajudam a emagrecer: Top 2. Abacaxi

Frutas que ajudam a emagrecer: Abacaxi
Comer uma fatia de abacaxi após as refeições, nos lanches da manhã ou da tarde ajuda na redução do peso. Isso porque o abacaxi contém muita água (cerca de 87% ) e fibras, além de poucas calorias, apenas 50 calorias por fatia.
O abacaxi contém uma enzima digestiva chamada bromelina, que não só alivia problemas digestivos e ajuda a regular o funcionamento dos intestinos, como contribui para a eliminação de gorduras localizadas.
Devido à sua doçura natural, comer abacaxi pode reduzir os desejos por doces, tornando-se assim numa boa alternativa as sobremesas mais calóricas.

Frutas que ajudam a emagrecer: Top 3. Mamão

Frutas que ajudam a emagrecer: Mamão
O mamão é uma fruta que não pode faltar na alimentação de quem está planejando perder peso. Ele possui poucas calorias, tem uma quantidade considerável de fibras que ajudam a controlar a fome e auxiliam no funcionamento do intestino.
O mamão contém enzimas que auxiliam no processo de emagrecimento como a papaína, que ajuda a digerir carnes e outras proteínas, acelerando o metabolismo.

Frutas que ajudam a emagrecer: Top 4. Abacate

Frutas que ajudam a emagrecer: Abacate
As gorduras presentes no abacate são muito saudáveis e a fruta pode ser uma ótima opção em uma dieta balanceada.
Ele é extremamente rico em fibras, que é essencial em dietas para emagrecimento, pois ajuda no funcionamento intestinal, confere saciedade por um tempo prolongado e ainda ajuda a reduzir picos de glicose e os níveis de colesterol no sangue.
As gorduras monoinsaturadas, que são abundantes no abacate, são associadas à redução da gordura abdominal, que é a mais perigosa em termos de fator de risco para o desenvolvimento de doenças relacionadas ao excesso de peso. Só não exagere na quantidade, pois ele é calórico.

Frutas que ajudam a emagrecer: Top 5. Banana

Frutas que ajudam a emagrecer: Banana
Rica em vitaminas do complexo B e C, a fruta mais brasileira de todas contém triptofano, elemento que aumenta os níveis de serotonina, controlando o desejo por doces.
A banana verde é rica em um amido resistente, um tipo de carboidrato indigerível. Por isso a biomassa de banana verde é tão saudável: o amido resistente não é digerido no estômago e é facilmente eliminado pelo bolo fecal com parte da gordura e açúcar digeridos.
Aprenda a fazer a biomassa de banana verde.

Frutas que ajudam a emagrecer: Top 6. Maçã

Frutas que ajudam a emagrecer: Maçã
A maçã é uma fruta extremamente benéfica para perder peso, pois é pouco calórica e possui uma grande quantidade de fibras que auxiliam no processo digestivo.
Ela contém polifenol, uma substância também encontrada no chá verde e que é capaz de estimular o metabolismo. A maçã mantém os níveis de colesterol estáveis, pois contem pectina, que dificulta a absorção das gorduras e também da glicose. Como também tem uma grande quantidade de potássio, ela elimina o sódio e o excesso de água retida no corpo. Além disso, a maçã é rica em vitaminas B1, B2 e niacina, além de sais minerais, como fósforo e ferro.
A melhor forma de consumirmos maçã sem aumentar a fome é se ela vier acompanhada de alguma fonte de fibra, gordura boa ou proteína.
Descubra agora porque comer maçã aumenta a fome!

Frutas que ajudam a emagrecer: Top 7. Melancia

Frutas que ajudam a emagrecer: Melancia
A melancia possui mais de 90% de água e vitaminas do complexo A e B, o que ajuda a promover uma desintoxicação do organismo, com a eliminação de gorduras e toxinas. Também contém licopeno, um auxiliar na prevenção de doenças cardíacas e evita a acumulação de gordura abdominal.
É uma fruta com poucas calorias e a sua elevada quantidade de água pode ajudar a satisfazer o apetite de forma mais rápida, mantendo a sensação de saciedade durante mais tempo e evitando assim a vontade de comer excessivamente.

Frutas que ajudam a emagrecer: Top 8. Ameixa

Frutas que ajudam a emagrecer: Ameixa
A ameixa pode ser uma aliada na perda de peso. Isto porque ela é rica em fibras, uma porção de 100g da fruta fresca, possui aproximadamente 2,4g de fibras alimentares. As fibras exercem um papel importante no trânsito gastrointestinal e na saciedade.
Elas aumentam o tempo que o alimento permanece no estômago e absorvem água, aumentando o volume do bolo alimentar. Assim, induzem uma sensação de saciedade por mais tempo, diminuindo a fome e com isso a ingestão de mais calorias.

Frutas que ajudam a emagrecer: Top 9. Pêra

Frutas que ajudam a emagrecer: Pêra
Estudos comprovam que o consumo de pêra ou seu suco nas dietas, ajudam a emagrecer mais rápido e a reduzir a circunferência abdominal, isso porque ela contém muitas fibras que ajudam na sensação de saciedade, além de conter um açúcar chamado levulose, que é mais doce que os outros e ajuda a reduzir a vontade de comer doces.
A fruta é rica em vitamina A, C, vitaminas do complexo B, e água. Ela também é um poderoso diurético.

Frutas que ajudam a emagrecer: Top 10. Melão

Frutas que ajudam a emagrecer: Melão
Rico em vitamina C, beta caroteno e potássio, o melão ajuda a complementar as necessidades de vitaminas e minerais essenciais, com a vantagem de ter poucas calorias e nenhuma gordura. Além disso, o seu sabor adocicado faz dele uma excelente opção para a sobremesa em dietas de baixas calorias, substituindo eficazmente alimentos preparados com açúcar.
Que tal inserir essas frutas que ajudam a emagrecer na sua rotina? Junto a uma alimentação equilibrada e exercícios físico, o emagrecimento se torna saudável e prazeroso!

açúcar de coco

Açúcar de Coco | Benefícios, Dicas e Receitas deliciosas

O alto consumo de açúcar pela população tem sido apontada como um dos fatores de risco de várias doenças crônicas. Dentre estas, destacam-se a cárie dental, a obesidade, o diabetes, os problemas cardiovasculares, a hipertensão, as pedras nos rins e na vesícula, a hiperlipidemia e o câncer.

Ainda pouco utilizado entre os brasileiros, o açúcar de coco vem se tornado amigo da dieta quando nos referimos à açúcar.

Isso porque o açúcar de coco é fonte natural de potássio, magnésio, zinco, ferro, e vitaminas do complexo B, como B1, B2, B3 e B6.
Apesar da aparência ser mais escura, o sabor do açúcar de coco é bem parecido com o açúcar tradicional, mas o que chama mais atenção é pelo seu índice glicêmico, que acaba sendo bem menor do que o do tradicional, ou seja, ele produz uma liberação de insulina lenta no organismo, sem promover picos de glicose, o que evita o acúmulo de gordura. Além disso, o açúcar tradicional refinado perde todos os seus nutrientes durante o processamento, e normalmente é adicionado clarificantes, antiumectantes, precipitadores e conservantes, que podem ser muito perigosos para a saúde.

Comparativo do Índice Glicêmico dos Açúcares

TIPO DE AÇÚCAR ÍNDICE GLICÊMICO
Açúcar Refinado 92
Mel 83
Açúcar Mascavo 80
Açúcar Cristal 68
Açúcar de Coco 35
A maioria das marcas que distribuem o açúcar de coco são livres de conservantes, e algumas também livres de agrotóxicos e aditivos químicos, o que aumenta ainda mais a confiança neste alimento.
O açúcar de coco pode ser utilizado por qualquer pessoa e em qualquer idade, sempre lembrando que não deixa de ser um tipo de açúcar, então deve ser consumido com moderação, principalmente pelos diabéticos.
ATENÇÃO
Fique de olho na hora da aquisição, pois algumas marcas misturam açúcar refinado e açúcar de coco para render mais e ficar mais barato para o bolso do brasileiro, e isso não é o que a gente quer, pois estamos sempre em busca de mais saúde.

Como inserir o açúcar de coco no seu dia a dia?

A utilização do açúcar de coco é a mesma do que o açúcar refinado, ou seja, pode ser inserido à qualquer preparação, como café, chás, leite, tortas, bolos, entre outros. Mas vamos à algumas receitas!

Bolinho de coco

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de farinha de coco
  • 2 colheres de sobremesa de açúcar de coco
  • 1 colher de sopa de azeite virgem
  • 1 colher de sobremesa de cacau em pó
  • 1 colher de sopa de chia em sementes
  • 1 ovo
  • 1 colher de café de fermento em pó

Modo de Preparo
Misturar todos os ingredientes e colocar em forminhas, levar ao forno pré aquecido por aproximadamente 15 minutos.

Brownie de castanhas

açúcar de coco - brownie de castanhas
Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de açúcar de coco
  • 3 colheres (sopa) de leite de coco
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco
  • 1 xícara (chá) de farinha de arroz ou de trigo integral
  • 2 ovos
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • Castanhas do Pará, amêndoas e nozes trituradas a gosto.

Modo de Preparo
Em um recipiente, peneire a farinha e acrescente a ela o açúcar. Em seguida, acrescente o óleo de coco, o leite de coco e os ovos, misturando até que forme uma massa homogênea. Acrescente à mistura o fermento, misturando delicadamente e em seguida as amêndoas, castanhas e nozes. Despeje a mistura do brownie em uma forma untada e deixe assar em forno pré aquecido por 20 minutos, ou até que doure.

Panqueca doce

Ingredientes

  • 3 claras
  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos finos
  • 1 banana amassada com o garfo
  • 1 colher de sobremesa de açúcar de coco

Modo de Preparo
Bata bem as claras com um garfo e misture os outros ingredientes. Leve em frigideira pré aquecida e untada deixando cozinhar e virando quando necessário.

pão integral de verdade

Pão integral de verdade: como escolher?

Escolher o pão nosso de cada dia pode ser uma tarefa difícil! São inúmeros tipos de pães disponíveis nas gôndolas dos mercados: pão francês, pão de forma, bisnaguinha, sírio, wrap, pão alemão, pão sueco, croissant, e por aí vai.
Mas a maior confusão mesmo para a grande parte dos consumidores está na hora de escolher o pão integral. São diversas opções que parecem ser mais saudáveis: com chia, linhaça, aveia, sete grãos, nove grãos, doze grãos…

E será que todos eles podem ser considerados um pão integral de verdade?

pao integral de verdade - informações sobre pão - infográfico

Como escolher um pão integral de verdade?

A resposta está no rótulo!

O rótulo é uma importante forma de comunicação com o consumidor. Para saber se o pãozinho que você escolheu levar para casa é integral mesmo, identifique no rótulo as seguintes informações:

Lista de ingredientes

Por determinação da Resolução – RDC nº 259/02 da ANVISA, a lista deve seguir ordem decrescente de proporção, ou seja, o primeiro ingrediente é aquele que está em maior quantidade no produto e o último ingrediente o que está em menor quantidade.
Se o primeiro ingrediente da lista for “farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico”, significa que o produto tem maior quantidade de farinha branca, refinada, do que os demais ingredientes que seguem, ou seja, esse pão não é realmente integral!

pao integral de verdade - lista de ingredientes - pão 1

Ingredientes:

Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, farinha de trigo integral, grão de trigo, fibra de trigo, açúcar, óleo de soja, germe de trigo, sal, sal hipossódico, glúten e conservador propionato de cálcio. CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE SOJA E DERIVADOS DE TRIGO, PODE CONTER AVEIA, CASTANHA-DE-CAJU, CASTANHA-DO-PARÁ, CENTEIO, CEVADA, LEITE DE VACA, MACADÂMIA, NOZES, OVOS, PECÃS, PISTACHE E TRITICALE.

Conclusão

Nesse caso, a farinha refinada é a primeira da lista e a farinha integral aparece apenas em segundo lugar, portanto esse não é um pão 100% integral.

 

pao integral de verdade - lista de ingredientes - pão 2

Ingredientes:

Farinha de trigo integral, glúten, trigo em grãos, açúcar, óleo de soja, germe de trigo, sal, sal hipossódico e conservador propionato de cálcio. CONTÉM GLÚTEN, ALÉRGICOS: CONTÉM TRIGO E DERIVADOS DE SOJA E PODE CONTER AVEIA, CASTANHA-DE-CAJU, CASTANHA-DO-PARÁ, CENTEIO, CEVADA, LEITE, MACADÂMIAS, OVOS E PECÃS. **Este não é um alimento baixo ou reduzido em valor energético.

Conclusão

Já nesse caso, o primeiro ingrediente da lista é a farinha de trigo integral e a farinha refinada nem aparece na lista, tratando-se de um pão integral de verdade.

Alguns produtos trazem na embalagem a declaração “100% integral”, mas é sempre bom checar!

Além disso, busque pela lista de ingredientes, pães que não tenham adição de açúcar refinado. Se for para ter algum tipo de açúcar, dê preferência aos que usam açúcar mascavo, mel ou edulcorantes (adoçantes) na composição. Mas atenção redobrada aos que combinam mais de um tipo desses açúcares!

pao integral de verdade - lista de ingredientes - pão 3 Ingredientes:
Farinha de trigo integral, glúten, açúcar, castanha-do-pará, semente de girassol, farelo de trigo, castanha-de- caju, mel, nozes, grão de trigo, farinha de milho, açúcar mascavo, sal, vinagre, grão de centeio, óleo de soja, grão de aveia, gritz de soja, semente de linhaça, farinha de linhaça, conservadores: propionato de cálcio e ácido sórbico, acidulante: ácido láctico e melhorador de farinha: ácido ascórbico.
CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTÉM AVEIA, NOZES, CASTANHAS-DO-PARÁ E DE CAJU, DERIVADOS DO TRIGO, SOJA E CENTEIO. PODE CONTER LEITE, OVO E CEVADA.

Conclusão

Nesse exemplo, além do açúcar (branco/refinado) ser o terceiro ingrediente em maior quantidade, há a combinação de outros dois tipos diferentes de açúcar: mel e açúcar mascavo.
Apesar dos últimos dois serem mais naturais, todos têm efeito similar na glicemia (açúcar do sangue) e não devem ser consumidos em excesso.

 

pao integral de verdade - lista de ingredientes - pão 4 Ingredientes:
Farinha de trigo integral, glúten de trigo, fibra de trigo, sementes de linhaça marrom, sal, inulina, polidextrose, conservadores propionato de cálcio e sorbato de potássio, emulsificantes mono e diglicerídeos de ácidos graxos e estearoil-2- lactil lactato de sódio, acidulante ácido lático, melhoradores de farinha ácido ascórbico e azodicarbonamida e edulcorante sucralose.
CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE TRIGO. PODE CONTER AMÊNDOA, AMENDOIM, AVEIA, AVELÃS, CASTANHA-DE-CAJU, CASTANHA-DO-PARÁ, CENTEIO, CEVADA, LEITE DE VACA, MACADÂMIAS, NOZES, OVOS, PECÃS, PISTACHES, SOJA E TRITICALE. *Leve em gorduras totais. Este não é um alimento baixo em valor energético. *LIVRE DE GORDURAS TRANS. *BAIXO TEOR DE AÇÚCARES.

Conclusão

Já nesse outro exemplo, não encontramos adição de açúcar no produto, apenas uso de adoçante (sucralose).

Informação Nutricional Obrigatória

  • Ser feito com sete, nove ou doze grãos não garante um bom aporte de fibras no produto final. Por isso, procure na tabela nutricional essa informação! Opte por pães que ofereçam pelo menos 3g de fibra para 2 fatias (50g).
  • Para melhorar ainda mais sua escolha, olhe a quantidade de sódio na tabela de informação nutricional. Pães que contenham menos de 5% do VD (porcentagem do Valor Diário) são melhores opções! Se não encontrar, procure aqueles que chegam mais perto desse valor.
  • E por último, fique de olho na extensão da lista de aditivos químicos, como corantes, conservantes, estabilizantes, entre outros. Apesar de aumentar a vida de prateleira do produto, em excesso fazem mal à saúde!

Para saber se é um pão integral de verdade, siga esse CHECKLIST!

  • Não contém farinha branca na Lista de Ingredientes (“farinha enriquecida com ferro e ácido fólico)
  • É rico em fibras, segundo as Informações Nutricionais (≥ 3g a cada 50g do produto)
  • Não contém açúcar na Lista de Ingredientes, ou contém no máximo um dos seguintes tipos: açúcar mascavo, mel ou edulcorantes
  • Contém baixo teor de sódio, segundo as Informações Nutricionais (próximo de 5% do VD)
  • Não tem uma lista longa de conservantes e outros aditivos químicos dentre os Ingredientes