9 pontos essenciais para você ter uma alimentação saudável na gestação

9 pontos essenciais para você ter uma alimentação saudável na gestação

A gestação é um momento de muitas transformações e a geração de uma nova vida, um ótimo período para se ter uma alimentação mais saudável! Ter uma alimentação saudável na gestação beneficia a saúde da mãe e do bebê que está por vir, pois ele precisará de todos os nutrientes e condições para o seu desenvolvimento.

Benefícios de uma alimentação saudável na gestação

A alimentação saudável diminui os riscos de complicações na gravidez e auxiliar para se ter um ganho de peso adequado, sem doenças (como diabetes gestacional ou pressão alta) e evita desconfortos dessa fase, como náuseas, constipação intestinal, inchaço, entre outros. Também, já se sabe que a alimentação da mãe impacta nos hábitos alimentares e na saúde do bebê ao longo de sua vida.
Você quer ter uma gestação saudável mas não sabe por onde começar? Vou te ajudar com 9 pontos essenciais para que você possa aproveitar todos os benefícios de uma alimentação saudável na gestação!

9 pontos essenciais para você ter uma alimentação saudável na gestação!

São cuidados para você manter a saúde, do seu bebê e prevenir o ganho de peso exagerado.

1. Fracione as refeições

Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Assim, você evita ficar de estômago vazio por tempo prolongado, evitando o risco de náuseas, vômitos, fraquezas ou desmaios.

 2. Beba água!

Entre as refeições beba água, pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) por dia. Para hidratar o corpo e facilitar o bom funcionamento do intestino.

3. Coma comida de verdade!

Dê preferência aos alimentos em sua forma mais natural possível e aos integrais, pois possuem mais fibras, vitaminas e minerais. São exemplos de alimentos integrais: farinha integral, pão integral, aveia e linhaça.

4. Monte um prato colorido!

Consuma todos os dias legumes, verduras e frutas da época (pelo menos três porções por dia). São boas fontes de vitaminas, minerais e ­ fibras, são fundamentais para a formação saudável do feto e a proteção da saúde da gestante.

5. Deixe os industrializados de lado

Evite consumir refrigerante, suco industrializado, biscoitos recheados, doces, guloseimas e outros doces no seu dia a dia. O consumo muito frequente deles aumenta o risco de complicações na gestação, como excesso de peso, obesidade, diabetes gestacional e pressão alta. Outra dica legal é sentir o sabor real dos alimentos, evitando ou diminuindo a adição de açúcar.

6. Cuidado com o Sal

Diminua a quantidade de sal adicionada na comida e evite alimentos industrializados ricos em sódio, como presunto, salgadinhos, conservas, salsichas, entre outros. Não deixe saleiro na mesa. A recomendação de consumo de sal é de no máximo, uma colher de chá rasa (5g), por pessoa, distribuída em todas as refeições. O seu consumo excessivo aumenta o risco de pressão alta, doenças do coração e rins, além de causar ou piorar o inchaço na gravidez.

7. Utilize temperos naturais para temperar sua comida!

São eles: cheiro verde, alho, cebola, ervas frescas ou secas, limão, laranja, entre outros. Quando comprar produtos industrializados, observe a quantidade de sódio no rótulo e procure o com a menor.
Confira também os benefícios dos temperos naturais na matéria: Temperos Naturais: Use e abuse deles!

8. Tenha uma alimentação balanceada!

É importante incluir na sua alimentação carboidratos (pães, arroz, entre outros), leite e derivados (queijos, iogurtes), carnes, peixe ou ovos, saladas e frutas diariamente. É muito importante consumir todas as fontes alimentares, montando um prato saudável no almoço e jantar.
Quer saber como montar um prato saudável? Confira aqui!

9. Adicione o ferro ao seu dia-a-dia

Consuma diariamente alimentos ricos em ferro para evitar a anemia, como feijão, lentilha, grão-de-bico, carnes, folhas verde-escuras (brócolis, couve, rúcula), grãos integrais, castanhas e outros. Uma dica legal é consumir com alimentos fontes de vitamina C (como laranja, limão, acerola, goiaba, caju) para potencializar a absorção de ferro da refeição.

Cuide da sua saúde como um todo!

Lembre-se de acompanhar o seu ganho de peso gestacional e de praticar alguma atividade física, com orientação do educador físico. Evite consumir bebidas alcóolicas e fumar, pois, prejudicam a sua saúde e do seu bebê, podendo atrapalhar o desenvolvimento dele e aumentar o risco de nascimento prematuro.
Pronto! Agora é só ir definindo suas metas e mudando sua alimentação para melhor, aos poucos! Também é interessante procurar um nutricionista para um acompanhamento. Uma ótima gestação e saúde para você e seu bebê!