Dieta Fast Mimicking: a dieta que promete simular o jejum

Dieta Fast Mimicking: a dieta que promete simular o jejum

Dietas e jejuns: uma combinação que você já ouviu falar bastante quando o assunto é perda de peso não é mesmo? Afinal, o que queremos mesmo é emagrecer com saúde, mas vem cá: será que é possível mesmo? É isso que essa dieta promete, por isso vem comigo descobrir como funciona a Dieta Fast Mimicking!

O que é a Fast Mimicking Diet?

O Fasting Mimicking Diet (que significa: dieta de imitação do jejum), foi criada pelo Doutor Valter Longo, biólogo e pesquisador italiano. Ele procurou uma combinação única com essa dieta, de nutrientes e redução de calorias consumida durante os dias, fazendo com que o seu corpo pense que você está em jejum, porém você continuará se alimentando. Continue lendo que mais abaixo descrevemos detalhadamente como a dieta funciona.

A partir disto, foi realizada uma pesquisa pela Universidade do Sul da Califórnia (EUA) em 2015, analisando se realmente essa dieta tinha algum efeito benéfico para os seres humanos.

Como funcionou o estudo?

  • Voluntários adultos, geralmente saudáveis, com a faixa etária entre 18 e 70 anos de idade;
  • 19 voluntários para o grupo controle: continuaram com a sua alimentação habitual de sempre;
  • 19 voluntários fazendo a Dieta Fast Mimicking: seguiram a dieta do experimento, que consistiu em realizar a dieta por 5 dias do mês, e nos outros 25 dias manter sua ingestão normal de alimentos. Isto aconteceu por 3 meses (3 ciclos, como os pesquisadores chamaram).

Quais os resultados do estudo?

O que foi observado nos voluntários que seguiram a dieta Fast Mimicking?

  • Perda de peso;
  • Diminuição da gordura visceral;
  • Redução da inflamação;
  • Redução da incidência de câncer e lesões na pele;
  • Rejuvenescimento do sistema imunológico;
  • Redução da incidência de doenças cardiovasculares e diabetes;

Como funciona a Dieta Fast Mimicking?

Essa dieta é feita a partir de ingredientes específicos à base de plantas, projetado para obter efeitos semelhantes ao jejum, ao mesmo tempo em que fornece nutrição e micronutrientes (vitaminas, minerais, etc.) e minimiza o fardo do jejum.

A dieta funciona da seguinte maneira:

  • A dieta é realizada durante 5 dias no mês;
  • As pessoas podem voltar a um estilo de vida/dieta normal nos 25 dias restantes do mês;
  • O consumo de alimentos durante os 5 dias é da seguinte maneira: a dieta fornece ingredientes à base de plantas que nutrem o corpo enquanto ele não reconhece que está comendo;
  • Este plano de refeições é pobre em carboidratos e proteínas e contém bons ácidos graxos;

É composto por:

  • Barras energéticas: feitas com manteiga de noz de macadâmia, mel, linho, farelo de amêndoa e coco;
  • Sopas de origem vegetal: minestrone, minestrone com quinoa, sopa de vegetais, sopa de cogumelo e sopa de tomate;
  • Bebidas energéticas: a base de glicerol, é ingerida entre os dias 2 e 5 da dieta.
  • Suplemento: óleo de algas (um suplemento para vegetarianos que fornece 200mg de ácido graxo ômega-3 DHA) e NR-1 (suplemento vegetal em pó de vitaminas e minerais, que não seria consumido durante um jejum tradicional);
  • Chá de ervas: chá de camomila, hortelã, hibisco e chá de hortelã-limão.
  • Outros lanches: azeitonas, bolacha de couve (com semente de linhaça, levedura nutricional, couve, ervas e sementes de abóbora), barra de chocolate: feito com cacau em pó, amêndoas, gotas de chocolate e linho.

Basicamente a dieta Fast Mimicking consiste em ser realizada durante 5 dias e é distribuída da seguinte maneira:

Dieta Fast Mimicking: a dieta que promete simular o jejum

Como fazer a dieta?

O que achou? Parece fácil de ser realizada e possui vários benefícios comprovados cientificamente, mas vou te contar o segredo. Embora qualquer um possa seguir essa dieta, o Dr. Valter vende um programa de perda de peso de cinco dias chamado ProLon Fasting Mimicking Diet, através de uma empresa de tecnologia e nutrição que ele mesmo criou.

O plano ProLon Fasting Mimicking Diet inclui kits de refeição de cinco dias pré-embalados. Prontos! São 5 caixas, cada caixa representa a comida de um dia. Durante o período de cinco dias, as pessoas só consomem o que está contido no kit de refeição. Mas aí é que está, o kit de refeição ProLon custa entre US $ 225 e US $ 249, (o equivalente à mais de R$ 900,00 reais para um mês da dieta) dependendo de quantos kits de refeição você compra ao mesmo tempo. Um pouco salgado demais para o bolso, não é mesmo?

O cronograma da dieta dos 5 dias está descrito nas tabelas abaixo:

 

Lembrando que: todos os constituintes do quadro acima, são ingredientes e produtos específicos e elaborados para essa finalidade da dieta, sendo produtos prontos para o consumo.

A dúvida que fica é: e a alimentação dos 25 dias do mês?

Chegamos a um ponto de reflexão: imagine-se fazendo uma dieta desta por 5 dias (sei que há benefícios, mas apesar disto, continue o raciocínio!) e durante os 25 dias seguintes não praticar exercícios físicos e não ter o hábito de uma alimentação adequada. Você acha que 5 dias farão com que você perca peso, atinja seu objetivo de emagrecimento, e tenha mais saúde? Não! Você sofrerá em vão! E cá entre nós, gastará um bom dinheiro, não é mesmo?

Caso se interesse em praticar essa dieta, pense bem e converse com um nutricionista antes! O que está em jogo aqui é a sua saúde e uma Reeducação Alimentar é fundamental para se ter mudança de hábitos e resultados a longo prazo!

Confira essa matéria e veja como começar uma reeducação alimentar. Confira o vídeo que está nesta matéria também!

Mudar seus hábitos alimentares é fundamental para uma melhor qualidade de vida! Pense nisto! Tem alguma dúvida? O que achou desta dieta? Comente e compartilhe comigo!