Como aliviar a cólica menstrual? A alimentação certa pode te ajudar!

Como aliviar a cólica menstrual? A alimentação certa pode te ajudar!

Chegou aquele período do mês! E lá vem a marrrrrdita cólica! Nós mulheres sabemos como é doloroso, incômodo, chato… Bateu o desespero, e você está procurando desesperadamente como aliviar a cólica menstrual? Saiba que a alimentação pode dar uma amenizada na cólica! Se liga nessas dicas que vamos dar hoje!

Antes de mais nada, o que é a cólica menstrual?

A cólica menstrual é um distúrbio ginecológico definido como dor no baixo ventre antes e/ou durante a menstruação e tem um nome técnico, que é “dismenorreia”.
Esse nome vem do grego, já da época de Hipócrates, que descrevia as dores da menstruação como uma consequência de fluxo estagnado ou obstrução cervical, logo, dismenorreia significa “fluxo menstrual difícil”, vulgo: cólica maRdita!!!
De maneira geral, as dores ocorrem devido a contrações desordenadas da musculatura do útero, aumento de alguns sinalizadores de inflamação local (prostaglandinas) e os outros efeitos também estão associados às alterações hormonais (aumento do estrogênio).
Você sabia que:

  • 50-70% das mulheres tem ou já tiveram cólicas uterinas ao longo da vida?
  • 10% das mulheres tem o tipo de cólica menstrual incapacitante, ou seja, não conseguem nem realizar seus afazeres diários durante esse período?
  • 50% das mulheres que têm cólicas também têm: náuseas, vômitos, fadiga, nervosismo, cefaleia, vertigem, lombalgia (dor na lombar) e diarreia?

Claro que podem ter outros motivos que causam cólica no baixo ventre, então é importante estar com as consultas ao ginecologista em dia para, assim, descartar outros problemas de saúde que poderiam gerar dores na região!

Como aliviar a cólica menstrual? A alimentação pode ajudar!

Bom, sabemos que hábitos de vida podem influenciar no funcionamento do organismo e por se tratar de um processo fisiológico do corpo feminino, uma boa alimentação pode fazer com que a menstruação ocorra de maneira mais “branda”.
Pode parecer clichê, mas o primeiro passo é ter uma alimentação saudável!

O que não comer para aliviar a cólica menstrual

Foi feito um estudo comparando os hábitos alimentares de universitárias. Eles observaram que as universitárias que faziam um consumo regular de alimentos processados, açucarados e salgados tiveram uma chance 4 vezes maior de terem cólicas moderadas à severas.
Ou seja, ter um padrão alimentar voltado para alimentos processados pode ser um fator de risco para ter dores mais fortes no período menstrual. Então, fuja de snacks e fast foods!

O que comer para aliviar a cólica menstrual

Alguns nutrientes têm papéis importantes quando falamos de cólica.
Aqui tem uma tabela super completa com os nutrientes mais pesquisados quando o assunto é cólica X alimentação. Listei o papel deles e os alimentos fontes desses nutrientes, para que você possa inseri-los na sua alimentação e ajudar a amenizar as dores desses dias.

Nutriente Efeito Fontes
MAGNÉSIO Diminui a produção de prostaglandinas (responsáveis pela sinalização de inflamação e dor local). Reduz espasmos musculares.
  • Farelo de trigo
  • Semente de abóbora
  • Oleaginosas
  • Linhaça
  • Aveia
  • Gergelim
VITAMINA B6 Correção do metabolismo hormonal. Permitir aporte de Magnésio dentro da célula. Diminuição de dor por atuar na produção de aminas do Sistema Nervoso Central
  • Feijões
  • Nozes
  • Ovos
  • Carnes
  • Peixes
  • Cereais integrais
CÁLCIO Papel na regulação das contrações musculares, deixando-as menos desordenadas.
  • Leite e derivados
  • Folhosos verdes escuros
  • Linhaça
  • Gergelim
  • Sardinha
  • Chia
  • Amêndoas
ÔMEGA 3 Efeito antinflamatório, diminuindo inflamação local e dor.
  • Salmão
  • Sardinha
  • Linhaça
  • Chia
VITAMINA E Propriedades analgésicas e antinflamatórias.
  • Milho
  • Azeitona
  • Folhosos verdes
  • Óleos vegetais
  • Gérmen de trigo

Conheça mais alguns alimentos antiinflamatórios: Inclua os alimentos antiinflamatórios na sua rotina e previna doenças

Como aliviar a cólica menstrual? Consuma Mel e Gengibre!

Um estudo comparou o uso de mel com o de ácido mefenâmico, um remédio potente para cólicas. Perceberam que a intensidade das dores foi igual para os dois grupos. Ou seja, o mel teria o mesmo efeito no alívio da dor, quanto o ácido mefenâmico.
O gengibre tem efeito hemorrágico e antiemético. Lembra que Hipócrates dizia que dismenorreia é “fluxo difícil”? O gengibre ajudaria o sangue a fluir mais facilmente e o poder antiemético pode aliviar enjoos e vômitos.

Melhor ainda é fazer um chá de gengibre com mel nos dias de cólica! Todos os efeitos já mencionados e alívio de inchaços!

Um resumo de como aliviar a cólica menstrual!

Não tem muito mistério! Consuma com regularidade:

  • alimentos integrais
  • grãos integrais
  • folhosos
  • carnes magras
  • peixes gordos
  • azeite
  • sementes.

Caso você ainda não esteja consumindo esses alimentos com frequência, uma suplementação pode ser necessária, visando o aporte das vitaminas, minerais ou ácidos graxos. Procure sua Nutricionista ou Ginecologista para dosá-los e prescreve-los.

Comer consciente: 5 dicas para incluir o mindful eating na sua vida

Comer consciente: 5 dicas para incluir o mindful eating na sua vida

Atualmente, está se falando bastante sobre mindfulness, sobre mindful eating e o comer consciente, mas o que é isso?

Mindfulness é…

É uma técnica ou prática para se ter atenção, intencionalmente, ao momento presente, ao agora, sem preconceitos ou julgamentos, e sim, com a mente aberta e com curiosidade (assim como fazíamos na infância). É sair do piloto automático, e por isso, não julgar as experiências por conceitos já feitos a partir de vivências passadas, regras da mídia, conselhos de outras pessoas, entre outros.
O mindfulness é utilizado para diminuir a ansiedade, o estresse e a dor, aumentar a concentração, clareza e a qualidade de vida. Ele nos ajuda a viver em sua totalidade, conhecendo melhor a nós mesmos.
Ele pode ser um princípio de vida: podemos praticá-lo em diversos modos no nosso dia a dia, como transformar um simples andar com pressa, sem ver nada ao seu redor, em observar a beleza da natureza que o cerca, o lindo pôr-do-sol acontecendo, o cantar dos pássaros, a sensação de pisar a grama, etc.
Quer aprender a exercitar o mindfulness no cotidiano? Leia: Mindfulness no dia-a-dia: 5 ações cotidianas para exercitar a atenção plena

Se o mindfullness pode ser aplicado no seu dia a dia, por que não na sua alimentação?

Para isso, temos o Mindful eating, que é praticar o mindfulness na alimentação, é o comer com atenção plena, o comer consciente, observar as sensações físicas e emocionais despertadas com a comida, desde o preparo, até se servir e se alimentar. E isso envolve todos os nossos sentidos e leva em consideração todo o nosso ser – corpo, mente e coração.
O mindful eating nos auxilia a perceber quando estamos com fome ou satisfeitos, a sentir mais o sabor dos alimentos, mesmo aquele arroz e feijão básico se torna bem mais saboroso, nos ajuda a fazer melhores e escolhas conscientes e a reduzir o comer emocional.
Um exemplo… Você já levou pipoca, doce ou outra comida para o cinema? E quando acabou o filme, olhou e pensou: “Eita, nem reparei que comi isso tudo”. Esse é só um exemplo de como podemos deixar a atenção a alimentação de lado! E tem pessoas que fazem isso todos os dias quando almoçam trabalhando ou em frente à televisão, sem atenção ao que estão comendo.
Vamos dar a alimentação consciente o espaço que ela merece e ter atenção plena no momento de comer?

5 dicas para incluir o comer consciente na sua vida

1. Pare o que está fazendo para ir comer, sentado à mesa.

Pode parecer fácil, mas as tentações são muitas! Comer na frente da TV, ou trabalhando no computador, ou falando no celular… esqueça tudo isso! Sente-se na mesa e se dê direito a ter um tempo de qualidade com a comida.

2. Coma devagar, saboreando a comida.

Olhe para sua comida, esteja atento às cores, texturas, aromas, sabores e até mesmo os sons no momento da alimentação. Tentar adivinhar os ingredientes e temperos com que o prato foi feito é um ótimo exercício!

3. Esteja atento ao “quando eu como”, “o que eu como” e “como eu como”.

Saia do piloto automático e comece a prestar atenção e explorar as sensações, sentimentos, memórias, entre outros que te levam a comer! Tome consciência do comer emocional e dos seus tipos de fome.

4. Escute os sinais internos de fome e saciedade do nosso corpo!

Faça uma conexão consigo mesmo: sinta se ainda está com fome ou se já está satisfeito durante a refeição. Reflita: Atualmente você consegue perceber quando já está satisfeito e parar de comer?

5. Experimente os alimentos como se fosse a primeira vez.

Sinta realmente o sabor dos alimentos, com curiosidade e sem julgamento. Assim, você irá aumentar a variedade de alimentos que gosta, ou ver que aquele alimento “proibido” nem é tão gostoso assim.

Vamos fazer as pazes com a comida!

Na alimentação plena, assim como na reeducação alimentar, não existem alimentos “permitidos” ou “proibidos”. Come-se sem julgamento ou autocrítica, e principalmente, sem culpa.
Saiba que nenhum alimento vai te fazer engordar ou emagrecer sozinho, isso vai ser resultado de toda a sua alimentação, dia após dia. Por isso, é necessário ter uma alimentação flexível, equilibrada e saudável, com prazer em comer e sem culpa.
Se você sente culpa ao comer, esse artigo foi feito para você: Você sente culpa ao comer? Cuidado!

Vamos aprender o comer consciente? Coloque em prática o mindful eating!

  • Quando for se alimentar, antes de pegar no garfo, pare. Faça uma respiração profunda, olhe bem para o alimento que você vai comer, observe a cor, textura, o aroma, a consistência…
  • Mastigue devagar, mais vezes e saboreie por mais tempo aquele alimento delicioso. Assim você não exagera na quantidade e dá tempo ao seu cérebro – aproximadamente 15 a 20 minutos – para te dizer que você está saciado.
  • Entre as garfadas, descanse o garfo na mesa. Fazendo isso, você sai do piloto automático e presta mais atenção no sabor do alimento e come mais calmamente.
  • Escute o seu corpo e pare de comer quando sentir a saciedade.
  • Se dê a liberdade de ocasionalmente comer algo que goste – sem culpa (exceções alimentares). Mas, lembre-se de mastigar devagar.

E então, agora que você já sabe o que é o comer consciente e já aprender a exercitar o mindful eating, vamos colocar em prática no nosso dia a dia? Crie metas – podem ser semanais, mensais, quinzenais – e comece a praticar a alimentação plena ainda hoje!
Mindfulness: Um guia para praticar a atenção plena e se libertar da ansiedade e do estresse - Comer conscienteVocê quer saber mais sobre e vivenciar o mindfulness? Sugiro a você a leitura e prática do livro: “A Revolução Mindfulness: Um guia para praticar a atenção plena e se libertar da ansiedade e do estresse”, de Sarah Silverton.

Conheça os 9 tipos de fome e aprenda a entender e controlar sua fome!

5 ações para melhorar a qualidade de vida no trabalho

5 ações para melhorar a qualidade de vida no trabalho

O trabalho influencia muito na vida pessoal dos colaboradores, pois hoje em dia, as pessoas acabam passando mais tempo dentro da empresa do que em suas próprias casas. Por este motivo, é fundamental que existam ações para promover a qualidade de vida no trabalho, Selecionei 5 ações para melhorar a qualidade de vida no trabalho que você pode começar a implementar agora!

O que significa ter qualidade de vida no trabalho?

É o grau de satisfação que um colaborador tem com as funções exercidas e com o local em que trabalha.
Para e responda: você considera o seu ambiente de trabalho harmonioso ou caótico? Se sua resposta foi caótico, sua empresa precisa urgentemente de ações para melhorar a qualidade de vida no trabalho! Afinal, tornar o ambiente de trabalho mais adequado é o primeiro passo para uma equipe em harmonia e mais produtiva!

Confira 5 ações para melhorar a qualidade de vida no trabalho e contribuir para que sua equipe esteja sempre em harmonia e bem-estar.

1 . Seja criativo e inovador! Invista num ambiente mais agradável.

Alguns detalhes são importantes para melhorar a qualidade de vida na empresa e fazem toda a diferença: um ambiente de trabalho bem planejado, organizado, bem iluminado, ambiente que promova conforto térmico, segurança e boa acústica. E claro, móveis que geram conforto e bem-estar.
Já pensou em investir em cadeiras com apoio de cotovelo, apoio para os pés e deixar os computadores em um posicionamento correto favorecendo uma melhor postura dos seus funcionários?

2. Seja flexível! Deixe claro a liberdade para propor mudanças.

A flexibilidade do trabalho está se tornando uma tendência nas empresas. Quando você permite que seus colaboradores exponham suas opiniões e ideias, você permite a construção de um diálogo mais saudável, aberto e produtivo. Todos devem analisar e identificar os pontos que precisam ser melhorados na empresa para aumentar a qualidade de vida.
Não seja rígido e tenha paciência em escutar os colaborares. Analise com calma o que é relevante para a equipe e empresa e que poderá então, ser colocado em prática.

3. Dê feedback e valorize o trabalho dos colaboradores!

O feedback contínuo é essencial! Ele serve como um guia para mostrar ao funcionário se ele está ou não no caminho certo, reconhecer seus sucessos, bem como para mostrar onde é necessário melhorar. Entenda que os colaboradores querem crescer profissionalmente e ter o hábito de dar feedbacks de maneira contínua, faz com que seus colaboradores se sintam seguros e orientados.
Por outro lado, nem todos os colaboradores tem uma autocrítica e maturidade para entender onde precisam melhorar, portanto feedbacks constantes facilitam conversas difíceis. ​
Um trabalho bem executado deve ser valorizado. Elogie, parabenize e ofereça gratificações ou premiações aos colaboradores. Essa atitude aumenta a motivação e produtividade da equipe.

4. Incentive a organização e foco no trabalho!

Embora algumas pessoas pensem que a multitarefa é sinônimo de produtividade, esse tipo de ação acaba prejudicando a produtividade na maioria das vezes.
Por este motivo, é importante priorizar uma tarefa por vez. Utilize ferramentas que direcionem os colaboradores em relação às tarefas que devem ser executadas, grau de prioridade e prazos. ​
Essa atitude também promove resultados com mais qualidade e menos pressão. Dessa maneira, o processo de produção se torna mais leve e tranquilo!

5. Invista em Programas de Qualidade de Vida no Trabalho!

Os programas de Qualidade de Vida no trabalho se constituem de ações específicas das empresas para a elevação do bem-estar entre os funcionários. Essas ações podem ser:

  • criar campanhas de orientação nutricional
  • atendimento nutricional individualizado ou em grupo
  • massagem
  • ginástica laboral
  • exercícios físicos, entre outros.

A implementação de um Programa de Qualidade de Vida no trabalho é uma das estratégias empresariais mais eficientes. Diversas vantagens são sentidas com a implementação desse programa, que vão desde a redução dos custos com a saúde dos funcionários até a diminuição dos níveis de estresse no ambiente corporativo.
Mudar e melhorar a qualidade de vida na sua empresa é altamente necessário para melhorar o desempenho da sua equipe! Agora que você já conheceu essas 5 ações para melhorar a qualidade de vida no trabalho, que tal implementá-las? Acredite, pequenas mudanças podem proporcionar grandes resultados, equipes motivadas e resultados extraordinários.
Você tem dúvidas de como implementar um programa de qualidade de vida nutricional dentro da sua empresa, melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e adquirir todos esses benefícios? Nós da Energié podemos te ajudar! Saiba mais sobre os serviços que oferecemos.