Equipe saudável e produtiva: Hábitos alimentares dos colaboradores influenciam a produtividade da empresa

Equipe saudável e produtiva: Hábitos alimentares dos colaboradores influenciam a produtividade da empresa

Hoje em dia, a maioria das pessoas possui uma alimentação inadequada e desbalanceada nutricionalmente. A rotina alimentar, por muitas vezes, é composta por inúmeros produtos industrializados e junk food, e a ingestão de frutas, legumes e verduras é praticamente nula. E os hábitos alimentares dos colaboradores na maioria das vezes não fogem disso… Eles chegam a passar horas e horas sem se alimentar, pouco se hidratam e essas atitudes acabam impactando diretamente na qualidade do sono, nível de atenção, irritabilidade, disposição e na produtividade.

Saúde dos colaboradores X Vantagens para empresa

Aspectos como alimentação, sedentarismo, tabagismo, qualidade do sono, bem-estar físico e emocional podem impactar positivamente ou negativamente na saúde dos colaboradores
Para garantir as melhores condições de saúde, a melhor estratégia é a prevenção.
O setor de RH deve trabalhar com enfoque na saúde e não na doença. Isso porque uma atitude preventiva reduz consideravelmente os custos nas empresas, pois muitas vezes evitam que o colaborador busque especialistas de forma desnecessária, assim como reduz a busca por atendimentos mais complexos e de alto custo.

E se eu te contar que existem ações que podem contribuir positivamente com esse cenário, além de ajudar a melhorar os hábitos alimentares dos colaboradores e consequentemente gerar benefícios para a empresa?

Exatamente, investir na qualidade de vida dos colaboradores é fundamental para prevenção de doenças.
Devemos levar em consideração que o que mais determina a saúde de uma pessoa é o aspecto comportamental e que é possível melhorar a saúde e bem-estar físico, mental e emocional das pessoas através de uma boa alimentação.

Quais ações tomar?

No ambiente corporativo, ações de reeducação alimentar e mudança do comportamento alimentar são muito eficazes para estimular a melhoria do padrão alimentar de uma equipe e os resultados para a empresa são incríveis.
Eu, por exemplo, realizo atendimento nutricional em empresa e também atendo como autônoma em consultório particular. E é nítida a diferença no quesito motivação, quando atendo várias pessoas de uma mesma área ou uma mesma equipe da empresa, pois estas pessoas estão sempre juntas. Os colaboradores normalmente almoçam nos mesmos locais ou estão perto um dos outros em algumas refeições como: café da manhã e lanches intermediários.
Dessa forma, ao adotarem hábitos alimentares mais saudáveis, essa mudança gera o aumento de interação entre os colaboradores, que se espelham nos colegas que estão se alimentando bem, tendo bons resultados e acabam se incentivando entre si. Além disso, juntos, acabam corrigindo e alertando sobre alguns comportamentos inadequados.

Como estimular uma alimentação saudável no ambiente de trabalho?

Com a rotina de trabalho, boa parte das refeições dos colaboradores são realizadas fora de casa. Dados apontam que em média 70% dos trabalhadores almoçam fora de casa todos os dias. O hábito de comer em restaurantes, principalmente os que oferecem uma grande variedade de opções, pode influenciar nas escolhas das pessoas, já que poucas pessoas consideram a oferta de pratos saudáveis como fator prioritário na hora de escolher o local da refeição.
Além disso, as pessoas relatam muita sonolência, indisposição e cansaço após as refeições, muitas vezes, em função de escolhas alimentares inadequadas, como ingestão elevada de comidas gordurosas, frituras e pratos com poucos nutrientes, como vitaminas e minerais.

Isso nos mostra que melhorar os hábitos alimentares dos colaboradores é uma estratégia muito importante.

Para promover a mudança de comportamento alimentar, é fundamental que os colaboradores realizem um acompanhamento nutricional ou participem de ações voltadas para reeducação alimentar com a participação de nutricionistas capacitados. Eles irão conduzir um acompanhamento efetivo, estimulando uma relação saudável com a comida e também ajudando na prevenção e tratamento de algumas doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes e hipertensão arterial.
Leia mais: O gigante impacto das doenças crônicas para as empresas

Investir em programas de reeducação alimentar e qualidade de vida garantem:

  • Bem-estar dos colaboradores
  • Aumento da produtividade
  • Diminuição no número de faltas ou atrasos por motivos de saúde
  • A melhor forma de prevenir doenças
  • Diminuição da sinistralidade dos planos de saúde
  • Redução de custos para a empresa

A Energié pode ajudar a sua empresa! Oferecemos um serviço diferenciado para cuidar da nutrição da sua equipe. Nos preocupamos com a alimentação e saúde das pessoas dentro e fora do ambiente de trabalho.
O atendimento nutricional dentro das empresas permite um conhecimento mais amplo da rotina e dos hábitos dos colaboradores e o nutricionista pode contribuir com a mudança de hábitos dos colaboradores, atuando como um guia ou facilitador da mudança de comportamento. Dessa forma, é possível promover mudanças tanto individuais quanto coletivas na empresa, de acordo com a realidade da sua empresa.
Quer saber mais sobre os serviços da Energié? Clique aqui!
E conte conosco para promover mais saúde e qualidade de vida para sua empresa.

7 sugestões de temas para a SIPAT da sua empresa

Temas para a SIPAT: 7 sugestões de impacto positivo para sua empresa

Já estamos quase na metade do ano e está mais do que na hora de buscar temas para a SIPAT de 2019. É sempre desafiador pensar em temas de impacto que consigam agregar conhecimento e despertar mudanças nos colaboradores.
É a primeira vez que você está envolvido na organização da SIPAT na sua empresa? Então vamos do começo:

O que é SIPAT?

SIPAT é a sigla para Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Toda empresa com 20 funcionários ou mais deve ter uma CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. E, entre as responsabilidades da CIPA, está a organização anual da SIPAT. Durante essa semana, devem ser realizadas ações para todos os colaboradores com temas de saúde e segurança no trabalho.

Qual o objetivo da SIPAT?

  • Conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança no trabalho
  • Informar sobre ações preventivas em relação à saúde e segurança
  • Chamar a atenção para riscos de doenças ocupacionais

7 sugestões de temas para a SIPAT da sua empresa

Quando entendemos que cuidar da saúde do colaborador é reduzir doenças, sinistro do plano de saúde e absenteísmo, entendemos a importância de falar sobre alimentação e qualidade de vida dentro de uma empresa.
Dentro desse tema, com o qual trabalho, são inúmeras as ações que podem ser feitas em uma SIPAT:

  1. Palestras sobre reeducação alimentar
  2. Workshops de lanches saudáveis
  3. Workshops de marmitas balanceadas
  4. Materiais informativos (Ex.: leitura de rótulos)
  5. Plantão nutricional com avaliação antropométrica
  6. Gincanas ou Quiz sobre alimentação saudável
  7. Campanha sobre melhores escolhas no refeitório da empresa

Esses são só alguns exemplos. Dentro de cada ação podemos pensar em inúmeros temas nutricionais para serem trabalhados. E o melhor: é possível adaptar os temas conforme a necessidade da empresa.
Os colaboradores têm um perfil jovem, rotina atribulada, costumam comer muito fora de casa? Podemos criar conteúdos sobre como fazer melhores escolhas em restaurantes e lanchonetes.
Se parte dos colaboradores tem pouco tempo para almoço, podemos adaptar os conteúdos para ajuda-los no desafio de alimentar-se com qualidade em poucos minutos.
Para isso, é importante que a empresa tenha um mapeamento do perfil de saúde do colaborador.

E como atrair os colaboradores para a SIPAT? Que tal brindes?

Claro que o ideal é que os colaboradores tenham a consciência da importância de participar da SIPAT, mas às vezes é necessário um “estímulo”, como a oferta de brindes nas atividades para atrair mais pessoas. Ainda no tema saúde e qualidade de vida trago algumas sugestões – úteis – para oferecer na SIPAT da sua empresa:

  • Bolsinha térmica
  • Potes para marmita
  • Squeeze com infusor
  • Copo para salada no pote
  • Bloco de lista de compras com imã para geladeira

Gostou das sugestões de temas para a SIPAT e ficou interessando em ações nutricionais para a SIPAT? Entre em contato com a Energié Nutrição que certamente podemos te ajudar! É só clicar aqui!

energie_dieta-para-calculo-renal_blog

Dieta para Cálculo Renal: 13 dicas para prevenir as pedras nos rins através da alimentação

O que é, o que é? Quem já teve não esquece a dor que é e quem não teve paga para não ter. Acertou quem respondeu PEDRA NOS RINS! Sabia que a alimentação é a principal forma de prevenir as pedras? Vem que a gente te conta como é a dieta para cálculo renal, para você prevenir as pedras nos rins!

O que é o cálculo renal?

A nefrolitíase ou cálculo renal, atinge cerca de 10% da população (mais comum nos homens entre 30 e 40 anos) e sua incidência tem aumentado juntamente com outros problemas relacionados a alimentação como obesidade, hipertensão e diabetes.
As crises de cálculos renais costumam causar dor muito intensa e certamente quem já teve, não quer passar por isso de novo. Porém, a taxa de recorrência da doença é alta: cerca de 50% dos indivíduos voltar a ter pedra nos rins em 5 anos, se não for feito tratamento adequado.
Vários fatores influenciam na formação de cálculos renais:

  • Idade
  • Sexo
  • Genética
  • Distúrbios metabólicos
  • Infecção urinária de repetição
  • Uso de medicamentos (aciclovir, sulfadiazina e indinavir)
  • Hipertensão, diabetes e obesidade
  • Alimentação

Desses fatores, a alimentação é aquele que podemos controlar, e impacta diretamente nas três doenças citadas acima: hipertensão, diabetes e obesidade.

Antes de ver quais os cuidados nutricionais necessários, vamos ver quais os tipos de pedras que podem se formar? 

Os Tipos de cálculos renais

A composição da urina depende muito da alimentação de cada indivíduo, sabemos que a alimentação rica em sódio, proteínas de origem animal e bebidas com açúcar aumenta a excreção de cálcio, ácido úrico, oxalato e fósforo, favorecendo assim a formação de cálculos renais.
A maioria dos pacientes (75-80%) apresentam cálculos de cálcio, sendo que a maioria destes compostos são de oxalato de cálcio e com menor frequência o fosfato de cálcio.
Outros tipos incluem cálculos de ácido úrico, fosfato de amônio magnesiano e cistina.
Apesar dessa variedade, uma mesma pessoa pode ter mais de um tipo diferente de cálculo. Se possível, é importante investigar a composição das pedras para determinar a melhor conduta nutricional.

Quais os sintomas dos cálculos renais?

  • Dor ou queimação ao urinar
  • Cólica renal
  • Urina rosada
  • Náuseas e dores abdominais

Dieta para Cálculo Renal: o que devo monitorar na alimentação?

Primeiro de tudo: tenha uma alimentação balanceada, com frutas, verduras, legumes, carboidratos integrais e proteínas magras.
Uma alimentação balanceada ajuda a absorver corretamente o cálcio, evita o excesso de ácido úrico e controla devidamente os minerais que sobrecarregam os rins.

13 dicas alimentares que vão te ajudar a evitar a formação de cálculos renais

  1. Cuidado com o excesso de proteína (carnes, ovos, laticínios): Siga sempre a recomendação do seu nutricionista. Dietas da moda muitas vezes são desbalanceadas em proteínas e podem agravar a doença.
  2. Diminua a ingestão de alimentos ricos em purinas, como caldos de carne em tabletes, miolo, fígado, língua, rim, patê, sardinha, arenque, bacalhau carne de boi, vitela, bacon, cabrito, carneiro, truta, ovas de peixe, mexilhão, galeto, peru, porco, coelho, pato e ganso
  3. Deixe o feijão e outras leguminosas de molho antes de cozinhar. O molho quebra o ácido fítico (que interfere na absorção do cálcio, podendo formar os cristais)
  4. Aumente o consumo de água! Pegue o seu peso e multiplique por 30. Agora, tome no mínimo esse valor em ml de água por dia (no mínimo 30 ml/Kg de peso). E fique de olho na cor da sua urina: ela deve ser bem clarinha no final do dia. Se estiver muito amarela indica que está muito concentrada, aumentando o risco de formar cálculos.
  5. Aumente o consumo de magnésio! Você encontra ele nas frutas e cereais integrais.
  6. Reduza o consumo de sal e de sódio: Reduza a adição de sal nas preparações e também fique de olho no sódio presente nos alimentos industrializados!
  7. Dê preferência a temperos naturais, evite os industrializados! Leia também: Temperos Industrializados: Por que substituí-los?
  8. Não há necessidade de retirar os alimentos ricos em cálcio. Consuma de acordo com a recomendação (2 a 3 porções ao dia)
  9. Evite alimentos ricos em oxalato! (tem uma lista mais abaix0)
  10. Aumente o consumo de frutas, legumes e verduras (ricos em citrato)
  11. Evite o consumo de bebidas alcoólicas
  12. Consuma sucos de laranja e limão sem açúcar (ricos em citrato)
  13. Evite suplementos de vitamina C

Quais alimentos são ricos em oxalato?

  • café
  • chá mate e chá preto
  • refrigerantes
  • espinafre
  • nozes e amendoim
  • frutos do mar
  • beterraba
  • cacau em pó e chocolate ao leite
  • gérmen de trigo
  • quiabo
  • manjericão

E o chá de quebra-pedra?

A erva Phyllantus niruri, mais conhecida como quebra-pedra, ao contrário do que sugere o nome, não age quebrando as pedras em si! O chá dela pode facilitar a eliminação e prevenir a formação delas. Mas atenção, procure um nutricionista para fazer uma avaliação antes de tomar!

Dieta para Cálculo Renal: Exemplo de cardápio pobre em oxalatos e sódio

  • Café da manhã: Pão integral com geleia sem açúcar ou patê de ricota + vitamina de leite desnatado com fruta
  • Lanche da manhã: Fruta
  • Almoço: Arroz integral + 1 concha de feijão + 1 porção média de carne, frango ou peixe + salada de folhas verdes com cenoura ralada + suco de laranja sem açúcar
  • Lanche da tarde: Iogurte desnatado + granola ou aveia
  • Jantar: Macarrão integral com molho vermelho natural + salada de couve-flor e brócolis cozidos no vapor

5 Trocas alimentares que ajudam a prevenir a formação de cálculos renais

TROQUE: POR:
Temperos industrializados prontos Temperos naturais frescos e secos
Refrigerantes Sucos de laranja e limão naturais
Café Água saborizada
Chá mate Chás claros
Barra de chocolate Banana com canela e aveia

Comece a seguir as dicas da dieta para cálculo renal e começar agora mesmo a prevenir!  E aí, você tem alguma experiência com pedras no rim? Pode compartilhar com a gente!

Quer saber porque deixar o feijão de molho? A nutri Mirelli te conta!