prato com comida saudável

Por que ter uma Alimentação Saudável?

Para uma alimentação saudável deve-se comer bem e de forma equilibrada. Isso envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. Uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida, fazendo nosso corpo funcionar adequadamente, respondendo a todas as funções e é uma das melhores formas de prevenção para qualquer doença. Adquirir uma alimentação saudável requer quantidades certas, sem exageros e também sem exclusões, rotina de horários e alimentos que forneçam ao corpo: carboidratos, proteínas, gorduras, minerais, vitaminas e água. Os carboidratos fornecem energia para o organismo. Cada grama de carboidrato fornece ao corpo 4 calorias. As proteínas são responsáveis pela formação dos tecidos do nosso corpo, regulam o metabolismo e atuam no sistema imunológico. Cada grama de proteína fornece ao corpo 4 calorias. As gorduras fornecem calor e energia ao organismo, só que de forma mais concentrada que os carboidratos, são também veículos importantes de nutrientes como vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e ácidos graxos essenciais. Cada grama de gordura fornece ao corpo 9 calorias. Os minerais fazem parte de algumas estruturas e ajudam no funcionamento do corpo. As vitaminas são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do corpo. A água é o elemento indispensável na nossa vida, sendo o nutriente mais importante e abundante no corpo humano. É fundamental para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção, transporte de nutrientes para as células, regula a temperatura corporal e desempenha papel importante no sistema circulatório. Uma alimentação colorida é sinônimo de uma alimentação saudável!!
Por Larissa Faiad – CRN 1480

energie_alimentosresfriado

Previna os resfriados neste inverno através da alimentação!

energie_alimentosresfriado A vitamina C ou ácido ascórbico é um importante nutriente para nosso sistema imunológico, ela melhora nossas defesas e auxilia no combate de infecções. Além de prevenir e tratar gripes, resfriados e infecções respiratórias, este potente antioxidante tem diversos papéis no nosso organismo: protege dos danos provocados pelo stress oxidativo, atua na síntese de neurotransmissores e sais biliares, diminui o risco de câncer, promove a coagulação sanguínea adequada e a formação do colágeno, acelera a cicatrização de feridas, e aumenta a absorção do ferro não heme. É encontrada em vários alimentos como: frutas cítricas, acerola, kiwi, abacaxi, goiaba, morango, manga, lichia, melão, uva, mamão, tomate, brócolis, espinafre, aspargo, couve, pimentão e outros. Para uma saúde adequada é necessário incluir na sua alimentação esses alimentos fonte de vitamina C a cada 3 horas, nas principais refeições e nos lanches do intervalo; pois, por ser uma vitamina hidrossolúvel ela não é armazenada, e seu excesso é eliminado pela urina.
Por Aline Andretta Levis CRN8-6972

energie_obesidadeinfantil

Obesidade Infantil

energie_obesidadeinfantil É crescente o número de crianças obesas no mundo. Não dá para apontar uma única causa para esse problema. Existem fatores genéticos, comportamentais, erros alimentares, sedentarismo e distúrbios metabólicos. Essas crianças geralmente fazem parte do grupo dos picky eaters (crianças muito seletivas em relação ao alimento) e tem preferência por alimentos brancos (arroz, batata, macarrão), refinados e gorduras, rejeitando os vegetais. Quando a criança já tem sobrepeso ou obesidade o risco de complicações, que antes só aparecia na fase adulta ou nos idosos, já aparecem cada vez mais cedo. Isso é visto cada vez mais frequente no consultório, infelizmente. Algumas atitudes fundamentais podem colaborar para a melhor saúde dessas crianças, como:
Fracionar as refeições. Um estudo realizado na Universidade Federal de São Paulo mostrou que entre 6 mil estudantes, 30% não tomavam café da manhã. A falta do fracionamento das refeições faz com que ocorra excessos nas principais refeições.
Mastigação. Comendo rápido corre o risco de comer além da conta e não dá tempo suficiente para produzir substâncias relacionadas à saciedade e logo volta a ter fome.
Trocas. Alimentos refinados não são nutritivos. O ideal seria ingerir alimentos na versão integral. Não por terem menos calorias, aliás, tem igual ou até mais, mas nutre muito mais o organismo.
Fast Food. É fruta. Comida rápida, prática e saudável.
Por Michele Chibior – CRN8-6632

energie_hidratterceiraidade

Hidratação na Terceira Idade

energie_hidratterceiraidade A necessidade hídrica das pessoas idosos é semelhante a dos adultos jovens, mas a ingestão na maioria das vezes é menor. Essa diminuição se dá principalmente pela diminuição do mecanismo da sede, e como na maioria das vezes a ingestão de água só é realizada quando se sente sede, a diminuição do consumo é significativa. O baixo consumo de líquidos pode levar a fraqueza muscular, constipação, taquicardia, aumento de infecções (principalmente urinária), e até confusão mental. O passo mais importante para aumentar a ingestão hídrica é lembrar que o seu corpo precisa SEMPRE de água e não somente quando se está com sede, por isso deve-se ingerir água mesmo sem estar sentindo sede. Mas algumas dicas também são importantes:
Manter a água visível e ao alcance, pode ser em garrafinhas, moringas, copos, e estabelecer metas para este consumo;
Suco de frutas e chás naturais também podem substituir a água;
Frutas e legumes com grandes quantidades de água como, melancia, melão, abacaxi, laranja, tangerina, tomate, couve flor, brócolis, chuchu, aumentam a oferta hídrica;
Sopas e caldos oferecem mais água que um prato de comida mais seca.
A recomendação é de 1,5l a 2l diariamente, incluído a água contida nos alimentos. E lembre-se prefira sempre o consumo de água pura ou vinda de alimentos naturais, pois bebidas industrializadas podem ter adição de sódio, açúcar e conservantes em excesso.
Por Lívia Sperandio CRN8 5041

suplementos de cirurgia pós bariátrica

Suplementação no Pós de Cirurgia Bariátrica

A prevenção das deficiências de vitaminas e minerais exige acompanhamento dos pacientes em pós operatório de cirurgia bariátrica a longo prazo. Além de se preocupar com a quantidade da suplementação, é necessário adequação para que o suplemento consiga ser ingerido (liquida, pó ou capsula). Fatores que justificam a suplementação: restrição da capacidade gástrica, exclusão do estômago e intestino no transito alimentar e intolerância a alguns alimentos. A suplementação vai ser mantida até o paciente atingir o seu melhor estado de saúde física, mental e emocional, sendo este tempo variável e determinado pela individualidade.
Por Georgia Rocha – CRN8 2194

atleta após atividade física com antioxidantes na mão

Atividade Física X Antioxidantes

Ninguém pode negar o quanto a atividade física é benéfica a saúde, mas vários estudos já comprovam que uma atividade física intensa e frequente também pode aumentar significativamente a produção de radicais livres. Estas substâncias reativas, formadas a partir de espécies reativas de oxigênio, são grandes responsáveis por danos em nossas células e quando em excesso, podem ser tóxicos ao nosso organismo.
O metabolismo do oxigênio durante a respiração leva a produção de radicais livres. Como o consumo de oxigênio aumenta durante a prática da atividade física intensa, a formação desses radicais livres é maior, uma vez que eles são formados no nosso organismo durante o processo de transformação do oxigênio em água. Quando a concentração de radicais livres dentro do músculo encontra-se elevada, ocorre comprometimento da função contrátil das células musculares, antecipando a fadiga. Recomenda-se então que atletas ou praticantes de atividade física mais intensa tenham uma alimentação mais rica em antioxidantes. Os alimentos considerados antioxidantes nesse caso irão desacelerar esse processo neutralizando assim a produção dos radicais livres. Os minerais zinco e selênio atuam evitando a formação e as Vitaminas A, C e E além dos flavonoides e carotenoides atuam neutralizando os radicais livres. Exemplos: Oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, pistache, avelãs), cereais integrais, castanha do Brasil, abóbora, cenoura, tomate, melancia, abacate, ervilhas, mamão, manga, acerola, laranja, morango, acerola, abacaxi, frutas vermelhas no geral, gérmen de trigo, semente de girassol, chá verde e suco de uva integral. Obs: Vale lembrar que a radiação solar, cigarro, medicamentos, poluição e alimentação inadequada também são exemplos de outros fatores que aumentam a produção de radicais livres em nosso organismo.
Por Fernanda Aichinger – CRN8-7465