motivos para procurar um nutricionista

10 motivos para procurar um nutricionista

Ao contrário do que muita gente pensa, o profissional nutricionista não auxilia apenas no emagrecimento, mas se faz necessário para muitos outros aspectos que envolvem saúde e qualidade de vida. Você está em dúvida? Vamos esclarecê-las lhe dando 10 motivos para procurar um nutricionista e melhorar sua alimentação.

10 motivos para procurar um nutricionista hoje mesmo!

1. Capacitação

motivos para procurar um nutricionista - capacitação
O nutricionista estudou no mínimo 4 anos sobre todos os assuntos que envolvem alimentação: o funcionamento do corpo humano, doenças, nutrientes, como os alimentos se comportam quando são ingeridos e quais as técnicas mais saudáveis e mais seguras de preparo deles.

2. Prescrição de Dietas

motivos para procurar um nutricionista - dieta
Apesar de outros profissionais de saúde poderem realizar orientações nutricionais, a lei determina que o nutricionista é o único profissional que pode prescrever dietas. Portanto não aceite que outros profissionais entreguem a você um plano alimentar detalhado!
Leia também: Porque seguir um Plano Alimentar Individualizado feito especialmente para você?

3. Prevenção e tratamento de doenças

motivos para procurar um nutricionista - doenças
O nutricionista não trabalha só com redução de peso.
O objetivo de uma reeducação alimentar é prevenir doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, por exemplo. No caso de doença já instalada, o nutricionista vai orientar quais alimentos devem ser priorizados e quais devem ser evitados.

4. Alimentação Personalizada

motivos para procurar um nutricionista - personalização
O objetivo do nutricionista clínico é preparar um plano alimentar que seja adequado ao seu organismo e seu dia a dia. Ele vai te ajudar a adaptar sua alimentação de uma forma que respeite sua cultura e suas preferências.

5. Alimentação para cada fase da vida

motivos para procurar um nutricionista - fases da vida
Para cada idade existem orientações nutricionais específicas que podem fazer diferença na sua saúde.
Quando uma mulher engravida, por exemplo, vários são os cuidados necessários para uma gestação saudável.
Ou então, quando chegamos à terceira idade, percebemos que nosso corpo sofre mudanças por causa do envelhecimento das células e mais uma vez algumas adequações na alimentação precisam acontecer.

6. Exercício Físico

motivos para procurar um nutricionista - exercício físico
Sabia que cada esporte ou exercício demanda nutrientes em quantidades específicas do nosso corpo?
O nutricionista vai ajudá-lo a ajustar a alimentação para ter resultados melhores no seu exercício.

7. Alergias e intolerâncias alimentares

motivos para procurar um nutricionista - alergias alimentares
Muitas pessoas descobrem em determinado momento da vida que têm algum tipo de alergia ou intolerância à alimentos, como o glúten e a lactose e se sentem perdidas, sem saber o que podem consumir.
O nutricionista tem a função de ensinar o paciente como identificar os alimentos que são livres da substância que faz mal a ele e como substituir alimentos para que não ocorram deficiências nutricionais.

8. Seu intestino vai bem?

motivos para procurar um nutricionista - intestino
O intestino é um dos órgãos mais importantes do nosso organismo, principalmente para absorção de nutrientes e para o adequado funcionamento do sistema imunológico.

Você sabia que temos 10 vezes mais bactérias no corpo do que células?

E, se a quantidade de bactérias patogênicas no intestino for maior que a de bactérias benéficas, pode acontecer algo que chamamos de disbiose intestinal, que tem vários sintomas, como deficiências de vitaminas e minerais, estresse, maior vontade de consumir doces, flatulência, micoses, processos alérgicos, entre muitos outros.
O nutricionista é capacitado para identificar problemas em relação ao funcionamento intestinal e ajudá-lo a resolver, seja através de uma alimentação adequada ou de suplementação de probióticos, que são as bactérias benéficas que habitam nosso intestino.
Leia também: Você sabia que o intestino é considerado nosso segundo cérebro?

9. Decifrando Rótulos

motivos para procurar um nutricionista - rótulos
Você sabe o que são todos aqueles ingredientes na embalagem dos alimentos? E tem ideia de como escolher melhor os alimentos olhando os rótulos? O nutricionista é o profissional ideal pra auxiliá-lo nessa tarefa difícil de decifrar os nomes estranhos e fugir de “alimentos armadilhas”.

10. Sustentabilidade

motivos para procurar um nutricionista - sustentabilidade
Quando você realizar uma reeducação alimentar com um nutricionista, ele tem como missão, além de planejar orientações adequadas à sua rotina, orientar formas de reduzir desperdício de alimentos e sempre estimular o consumo de frutas e hortaliças de cada estação, que normalmente são mais baratas e exigem menos recursos para sua produção.
O nutricionista é o profissional que, em primeiro lugar, pensa em qualidade de vida e prevenção de doenças! Agora que você já tem vários motivos para procurar um nutricionista, corre melhorar sua alimentação e sua saúde.

tipos de sal

Conheça os diferentes Tipos de Sal e suas quantidades de sódio

Estamos acostumados a colocar sal em tudo, em grandes quantidades! Isso acaba distorcendo nosso paladar e a chance de desenvolvermos hipertensão e outras doenças aumenta! Além de usar menos sal, as pessoas estão optando por outros tipos de sal, para diminuir a quantidade de sódio ingerida.

Diferentes Tipos de Sal tem diferentes quantidades de sódio?

Estamos acostumados a associar a palavra sal ao cloreto de sódio, que está presente em grande quantidade no sal refinado (sal de cozinha). A busca pelos outros tipos de sal aumentou muito nos últimos tempos, mas a verdade é que todos os sais existentes possuem sódio em sua composição.

Controle o consumo do sal!

Responsável por contribuir para doenças cardiovasculares e aumento da pressão arterial, o sódio deve ter seu consumo controlado.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere que a ingestão diária de sódio deve ser de 2 gramas, o que corresponde a 5 gramas de sal de cozinha (equivalente a 5 colheres rasas de cafezinho). Mas nós, brasileiros, consumimos nada menos do que 12 gramas todo santo dia!
O verdadeiro vilão é nosso paladar, que está viciado na explosão de sabores criada com a evolução da indústria alimentícia, tornando-nos insensíveis ao gosto real dos alimentos fresquinhos.

Que tal reduzir o consumo de industrializados e optar por refeições que você mesmo prepare?

Que tal na hora de preparar seu alimento, substituir o sal de cozinha por temperos e ervas naturais? Orégano, manjericão, alecrim, salsinha e cebolinha, alho, cebola e limão são alguns exemplos.

Além de todas essas dicas, vem conhecer os diversos tipos de sal e aprenda a fazer a melhor escolha dentre a variedade de sais existentes!

Sal refinado (Sal de cozinha)

Tipos de sal - Sal Refinado

Composto por 60% de cloreto e 40% de sódio, é extraído da água do mar por meio de evaporação e posterior refinamento do grão. Por exigência do Ministério da Saúde, existe a suplementação de iodo para evitar doenças na tireóide como o bócio e o hipotireoidismo.

Sal grosso

Tipos de sal - Sal grosso
Possui a mesma composição do sal de cozinha, porém não passa pelo processo de refinamento. É mais utilizado para temperar carnes, principalmente churrasco.

Sal Light

Tipos de sal - Sal light
Composto por 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio e por isso é considerado um sal mais saudável, pois o sódio auxilia na retenção de líquidos e o potássio é diurético, havendo assim um equilíbrio. Este produto não é recomendado para pacientes com problemas renais.

Sal marinho

Tipos de sal - Sal marinho
Provém também da evaporação da água marinha, entretanto o refinamento é mais grosseiro e por isso os grão são mais irregulares e preserva-se mais a presença dos minerais.

Sal do Himalaia

Tipos de sal - Sal do Himalaia
É retirado das montanhas do Himalaia onde já houve a presença do mar à milhares de anos. Possui coloração rosa devido a presença de mais de 80 minerais, entre eles, o ferro, potássio, magnésio e cálcio.

Sal do Havaí

Tipos de sal - Sal do Havaí
Possui coloração rosa avermelhada por causa da presença de uma argila havaiana chamada Alaea, rica em dióxido de ferro.

Sal rosa do Peru

Tipos de sal - Sal rosa do Peru
Tem como origem um oceano muito antigo que secou e ficou preso nos subterrâneos das montanhas no Vale Sagrado dos Incas. É colhido manualmente, tem um índice de umidade elevado, sua coloração é rosa clara e o sabor, forte.

Sal Defumado

Tipos de sal - Sal defumado
Este sal é defumado a partir da queima de barris de carvalho usado no envelhecimento de vinhos. É muito requintado e com valor bem elevado.

Sal líquido

Tipos de sal - Sal líquido
Sal dissolvido em água mineral e por ser em forma de spray pode salgar os alimentos de forma mais uniforme auxiliando no menor consumo de sódio.

Sal negro

Tipos de sal - Sal negro
Provém da Índia e é um sal vulcânico. Possui enxofre na sua composição o que garante seu sabor sulforoso.

Flor de Sal

Tipos de sal - Flor de sal
Contém 10% mais sódio do que o sal refinado. Na elaboração são utilizados apenas os cristais retirados da camada superficial das salinas onde se formam os grãos translúcidos. Possui sabor mais intenso e textura crocante, sendo indicado acrescentar após a preparação do alimento.

Compare a quantidade de sódio nos diferentes tipos de Sal

QUANTIDADE DE SÓDIO NOS TIPOS DE SAL
Tipo de Sal mg de sódio em 1g
Sal Refinado 400
Sal Grosso 400
Sal Light 197
Sal Marinho 420
Sal do Himalaia 230
Sal do Havaí 390
Sal Rosa do Peru 250
Sal defumado 395
Sal líquido 110
Sal Negro 380
Flor de Sal 450

Que tal você mesmo criar um sal mais saudável e gostoso?

A baixa concentração de sódio e o uso de ervas aromáticas tornam o sal de ervas muito saudável e saboroso. Confira a receita!

Sal de Ervas

saldeervas
Ingredientes

  • 1 colher de sopa de alecrim
  • 1 colher de sopa de salsinha seca
  • 1 colher de sopa de manjericão
  • 1 colher de sopa de orégano
  • 1/2 xícara de sal light

Modo de Preparo
Adicione todos os ingredientes no liquidificador ou mixer e bata até que fiquem misturados e mais finos. Conserve em um recipiente de vidro tampado.

Por Amanda Oliveira
Nutricionista – CRN 8/7460

energie-queijos3-1

Queijo: As principais diferenças!

O queijo é um alimento muito utilizado na cozinha, sendo como petisco, recheio de uma pizza, acompanhamento de um sanduíche, finalização de pratos ou até mesmo em sobremesas. Além de delicioso e muito versátil, ele também é conhecido pelo seu alto teor de cálcio e proteína. Porém, existem diversos tipos de queijos no mercado, onde eles se diferenciam pelas suas características nutricionais (mais gordurosos, mais calóricos, etc) e também pela sua cor e sabor. Sendo assim, devemos ficar atentos ao tipo de queijo escolhido, principalmente aquelas pessoas que possuem problemas de pressão, colesterol alto ou aquelas que procuram a redução de alguns quilinhos, pois eles podem interferir nos resultados esperados.
Para conhecer melhor alguns tipos dos queijos mais consumidos e lhe ajudar a fazer a melhor escolha, os separamos em algumas categorias:
energie-queijos3-1 Após toda essa comparação podemos entender o por quê da recomendação de substituir queijos amarelos por queijos mais brancos, não é?! Eles possuem menos gorduras, menos calorias, menos sódio e menos colesterol! Prefira os queijos minas frescal, ricota ou cottage, mas lembre-se que eles também não podem ser consumidos em excesso! Procure seu nutricionista para lhe orientar corretamente sobre o consumo adequado! Bibliografia: TACO – Tabela Brasileira de Composição de alimentos, UNICAMP, 4ª edição. TABNUT – Tabela de Composição Química dos Alimentos, UNIFESP Tabela de Composição de alimentos – IBGE
Por Isabela Costa Feitosa Nutricionista- CRN6/12899

energie_oleos_blog

Óleos: Qual o melhor?

energie_oleos_blog Escolher o melhor óleo para cada tipo de preparação pode não ser tarefa fácil. Apesar de serem de origem vegetal e, portanto, mais saudáveis do que banha ou manteiga, os óleos de cozinha têm diferenças entre si. Eles são compostos principalmente de gorduras insaturadas (mono e poli), que são boas para a saúde cardiovascular, mas também contêm quantidades de gorduras saturadas, que devem ser consumidas com moderação. A escolha vai depender de como você vai utilizar o óleo. Se for para molho de salada ou apenas saltear alimentos, escolha os azeites prensados a frio. Se desejar fritar um alimento, como batata, por exemplo, ou assar pães, escolha óleos que são estáveis em altas temperaturas, como canola, milho, girassol e soja.
Na tabela abaixo estão vários tipos de óleos e para que utilizá-los:
gordurasEoleosculinarios
Como escolher o melhor azeite de oliva?
Prefira sempre o azeite de oliva extra virgem, e procure marcas que tenham baixa acidez (menor que 0,5%).
Além da composição, outras duas questões devem ser levadas em conta na escolha do óleo: a transgenia e o uso de agrotóxicos.
TRANSGENIA
Alimentos transgênicos são alimentos geneticamente modificados para aumentar resistência às pragas e melhorar a qualidade dos alimentos. A maior parte do milho e da soja produzidos no Brasil vem de plantações com alimentos geneticamente modificados, ou seja, transgênicos. Já o óleo de canola é proveniente de uma modificação genética de uma planta conhecida como Colza. Canola significa “Canadian oil low acid” (óleo canadense de baixa acidez), pois foi criado no Canadá e tem baixa concentração de um ácido tóxico que está presente na Colza. O consumo de transgênicos é bastante controverso. Os estudos sobre os riscos à saúde humana são pouco conclusivos e faltam pesquisas que mostrem os efeitos em longo prazo do consumo desses alimentos modificados. Levando isso em consideração, o óleo de girassol, por não ser transgênico, parece ser mais seguro enquanto faltam evidências científicas conclusivas sobre o assunto.
Agrotóxicos
O Brasil é campeão de utilização de agrotóxicos em suas plantações. Alimentos transgênicos normalmente se tornam mais resistentes a agrotóxicos e, portanto, recebem mais contaminantes do que alimentos não transgênicos. É por isso que os óleos de milho e a soja são os mais contaminados e seu consumo merece atenção.
Qual a maneira correta de armazenar os óleos de cozinha?
Por serem sensíveis ao calor, luz e oxigênio, podem mudar a composição quando estão expostos a esses fatores, o que acarreta mudança no sabor e principalmente perda de vitaminas. Portanto, a melhor maneira de guardá-los é em ambientes escuros, secos e frescos para prevenir rancidez e perda de sabor. Bibliografia: The European Food Information Council (EUFIC). Facts on fats – The basics. Bruxelas, março de 2014. Disponível em: https://www.eufic.org/article/en/nutrition/fats/expid/facts_on_fats_the_basics/ The European Food Information Council (EUFIC). Facts on Fats – Dietary Fats and Health. Bruxelas, fevereiro de 2015. Disponível em: https://www.eufic.org/article/en/page/RARCHIVE/expid/Facts_on_Fats_Dietary_Fats_and_Health/ The European Food Information Council (EUFIC). How to choose your culinaty oil. Bruxelas, fevereiro de 2014. Disponível em: https://www.eufic.org/article/en/artid/How_to_choose_your_culinary_oil/
Por Natali Carol Fritzen Nutricionista – CRN 8/8432

energie_aprov-hortalicas_blog

Hortaliças: Aproveitamento integral dos alimentos

energie_aprov-hortalicas_blog
Por que aproveitar integralmente?
Você tem hábito de jogar fora talos de brócolis, folhas de cenoura, cascas de abóbora? Se sim, você precisa se conscientizar dos benefícios nutricionais e econômicos que o aproveitamento integral dos alimentos traz. Se não, parabéns! Você sabe desfrutar de toda a “riqueza” nutricional das hortaliças. Cada brasileiro gera em torno de um quilo de lixo por dia, e cerca de 58% desse total é representado por lixo orgânico, formado de restos de alimentos. Com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os pesquisadores do Instituto Akatu fizeram a seguinte conta: uma família média brasileira gasta 478 reais mensais para comprar comida. Se o desperdício de 20% de alimentos deixasse de existir em casa, 90 reais deixariam de ir para o ralo. Guardando esses 90 reais todos os meses, depois de 70 anos (expectativa média de vida) a família teria uma poupança de 1,1 milhão de reais. O aproveitamento integral dos alimentos significa economia, e possibilita também experimentar novas opções de receitas, ressaltando assim, outro fator importante: a variação do cardápio. Dessa forma, devemos aproveitar tudo que o alimento pode nos oferecer como fonte de nutrientes.
Veja a seguir, as hortaliças que podem ser aproveitados integralmente:
Folhas de: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda, hortelã e rabanete.
Cascas de: batata inglesa, pepino, berinjela, beterraba, abóbora.
Talos de: couve-flor, brócolis, beterraba.
Então, “mãos à obra”:
Bolinho de talos, folhas ou cascas
Bolinho_bx
Ingredientes
1 xícara (chá) de talos, folhas ou cascas bem lavadas e picadas
2 ovos
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 cebola picada
2 colheres (sopa) de água
Sal a gosto
Óleo para fritar
Modo de Preparo
Bater bem o ovo e misturar o restante dos ingredientes. Fritar os bolinhos às colheradas em óleo quente. Escorrer em papel absorvente. Podem ser usadas: talos de acelga, couve, agrião, brócolis, couve-flor, folhas de cenoura, beterraba, nabo, rabanete, ou cascas de chuchu. OBS.: No caso dos talos da couve, couve-flor e brócolis recomenda-se dar uma pré-fervura antes do preparo. Aproveitar esta água do cozimento dos talos para outras preparações (arroz, sopa etc.)
Assado de Purê
Ingredientes
500g de sobras (limpas) de purê de legumes ou de purê de batatas
3 ovos mexidos
1 colher de (café) de sal
1/2 cebola pequena picada
Legumes, folhas ou talos de verduras
Modo de Preparo
Fazer um refogado com os legumes ou batatas, cebola, óleo e sal, acrescentando os ovos mexidos. Reservar. Untar uma forma com margarina. Colocar uma camada de purê e outra de refogado e por último outra camada de purê. Pincelar com gema e levar ao forno.
Batata frita com casca
iguaria-batatas-fritas-de-forno
Ingredientes
Batata com casca
Sal
Óleo para fritar
Modo de Preparo
Lavar muito bem as batatas. Cortar em rodelas finas. Depois de enxutas, frite em gordura quente. Tempere com sal.
Empadão de vegetais
Ingredientes
1/2 xícara (chá) de arroz cozido
¼ xícara de talos
¼ xícara (chá) de cenoura cozida
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 gema
Modo de Preparo
Misturar o óleo, a farinha e a gema. Acrescentar o arroz e os vegetais cozidos. Distribuir em forma e colocar em uma forma grande com água. Deixá-la no forno até dourar.
Farofa de folhas e talos
farofa
Ingredientes
2 colheres (sopa) de azeite ou óleo
2 colheres (sopa) de cebola ralada
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca torrada ou farinha de milho
Sal a gosto
Folhas ou talos bem lavados, picados e refogados
Modo de Preparo
Derreter a margarina ou o óleo e refogar a cebola até dourar. Juntar as folhas ou talos. Acrescentar, aos poucos, a farinha de mandioca ou milho e o sal. Mexer bem. Servir em seguida. Podem ser usados folhas de beterraba, rabanete, nabo, couve-flor, brócolis ou mesmo seus talos.
Panqueca Verde
Ingredientes
Massa
1 xícara (chá) de talos e folhas (espinafre, cenoura, beterraba) cortados e cozidos
1 xícara (chá) de leite
2 ovos
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de margarina
Recheio
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola picada
1 dente de alho picado
6 xícaras (chá) de talos e folhas bem lavados e picados
Sal a gosto
Modo de Preparo
Massa Colocar os talos no liquidificador, acrescentar o leite e bater até a mistura ficar homogênea. Passar a massa por uma peneira. Devolver a massa para o liquidificador e acrescentar os ovos. Adicionar farinha, sal e margarina e reservar a massa. Recheio Colocar o óleo numa panela. Acrescentar a cebola e o alho e deixar dourar. Acrescentar os talos e as folhas e água se necessário. Juntar o sal, tampar a panela e deixar cozinhar. Montagem da panqueca Colocar a massa na frigideira, espalhar bem e deixar até dourar dos dois lados. Rechear as panquecas.
Polenta nutritiva
Ingredientes
1 xícara de talos picados
1 xícara de folhas picadas
1 xícara de legumes picados
1 cebola picadinha
2 dentes de alho amassados
100g de margarina ou óleo
500g de fubá
Sal (o necessário)
2 litros de água
Modo de Preparo
Lavar as folhas e os legumes muito bem, picá-los e levá-los para refogar. Em uma panela, colocar a margarina ou o óleo. Depois de aquecido juntar a cebola e o alho para refogar um pouco. Acrescentar as folhas e talos e mexer bem. Depois de tudo refogado, acrescentar a água para cozinhar. Quando tudo estiver cozido, temperar com sal e pimenta, acrescentar a água e ir derramando o fubá sempre mexendo para não empelotar. Deixar cozinhar bem, mexendo com colher de pau, até soltar do fundo da panela. Colocar em uma assadeira ou refratário. Pode ser servida com molho, ou então, cortada em pedaços e frita em óleo quente.
Sopa de talos
sopa-de-brocoli-y-queso
Ingredientes
2 xícaras (chá) de talos (espinafre, beterraba, agrião,
cenoura etc.)
2 batatas cortadas em cubos
1/2 cenoura cortada em rodelas
1/2 cebola pequena
1 dente de alho
1 colher (café) de sal
1 colher (sopa) de óleo
Modo de Preparo
Lavar bem os talos e cortá-los em pedaços. Batê-los com água no liquidificador e coloque-os em uma panela, adicionando mais água e os temperos já refogados. Juntar as batatas, a cenoura e o sal. Quando as batatas estiverem macias, passá-las no espremedor. Voltar as batatas espremidas à panela e deixar ferver um pouco. Servir quente.
Patê de berinjela com talos
Ingredientes
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de cebola
3 dentes de alho
3 xícaras (chá) de berinjela com casca picada
½ xícara (chá) de pimentão picado
1 colher (sopa) de molho de pimenta
½ xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de cheiro verde
½ xícara (chá) de talos diversos
Sal a gosto
Modo de Preparo
Refogue o alho e a cebola. Acrescente a berinjela, o pimentão, o molho de pimenta, o sal e a água. Deixe cozinhar em fogo baixo com panela tampada até a água secar e aparecer o fundo da panela. Retire do fogo. Acrescente o cheiro verde e bata no liquidificador. Coloque essa mistura em um recipiente e junte os talos bem picados e o azeite de oliva. Conserve em geladeira. Bibliografia: Banco de Alimentos e Colheita Urbana: Aproveitamento Integral dos Alimentos. Rio de Janeiro: 2003. 45 pág. (Mesa Brasil SESC Segurança Alimentar e Nutricional). Programa Alimentos Seguros. https://www.bancodealimentos.org.br/conheca-banco-de-alimentos/desperdicio-de-alimentos-brasil-e-mundo/
Por Daniela Torralbo Nutricionista – CRN 3/36620

energie_painco_blog

Painço: Você o conhece?

energie_painco_blog Cultivado e consumido há milênios na Ásia e na África, o painço (fala-se: pa-ín-ço) é um cereal de grãos pequenos e arredondados, com excelente qualidade nutricional, que pode ser adaptado facilmente no cardápio diário. Por não possuir glúten, ele é uma ótima alternativa para complementar a alimentação dos celíacos e também pode ajudar a suprir as necessidades nutricionais de magnésio no organismo.
Benefícios:
Ótima fonte de fibras que auxiliam para um bom funcionamento intestinal, redução do colesterol e níveis de glicose no sangue.
O painço também é rico em proteínas, zinco, fósforo, ferro, magnésio e vitaminas do complexo B. O magnésio auxilia no equilíbrio hormonal, atua no sistema nervoso e auxilia para promover uma sensação de relaxamento.
Também é rico em triptofano, aminoácido que auxilia na produção de serotonina, conhecida como hormônio do bem-estar. Este hormônio causa a sensação de tranquilidade, relaxamento e saciedade.
O painço também é uma ótima opção para o cardápio dos vegetarianos, pois a quantidade de proteína encontrada no grão é maior que a do feijão.
Para o consumo, pode ser preparado de diversas formas e é possível servir como alternativa, por exemplo, ao arroz. Também pode ser incluído na preparação de mingaus, sopas, saladas, massas, bolos e pães.
Receita de Tabule com Painço
tabule21
Ingredientes:
1 xícara (chá) de Painço em Grãos (previamente cozido)
1 cenoura ralada
1 cebola pequena cortada em cubos
1 tomate cortado em cubos
1 pepino cortado em cubos
Suco de 1 limão
Sal , azeite de oliva e cebolinha a gosto
Modo de Preparo
Em um recipiente coloque o painço cozido e junte a cenoura ralada, a cebola, o tomate e o pepino cortado em cubos. Adicione o suco de limão e os demais temperos, misture bem e sirva! Rendimento: 4 porções Dica: Se preferir, também pode ser adicionado ½ pimentão verde e alface.
Receita de Bolinho de Arroz com Painço
bolinho arroz e painço
Ingredientes:
1 xícara (chá) de Arroz Integral
1 xícara (chá) de Painço em Grãos
4 xícaras (chá) de água
1 colher (chá) de Sal Marinho
1 cenoura ralada
½ cebola picada
1 dente de alho picado
½ xícara (chá) de azeitona picada (opcional)
½ copo de Semente de Girassol moída
½ xícara (chá) de salsa picada
1 colher (chá) de tomilho fresco
3 colheres (sopa) de óleo de gergelim torrado
3 colheres (sopa) de shoyu
Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 200ºC. Lave o painço e o arroz, escorra bem e coloque numa panela. Adicione a água, deixe ferver e tempere com o sal. Assim que ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por 30 min. Quando o arroz estiver pronto, coloque num recipiente grande e misture todos os outros ingredientes. Faça os bolinhos e coloque no tabuleiro untado com azeite ou óleo para assar por 30 a 40 min.
Muffins de painço
muffins
Ingredientes:
2 1/4 xícara de farinha de arroz
1/3 xícara de painço
1 c. chá de fermento em pó
1 c. chá de bicarbonato de sódio
1 c. chá de sal marinho
1 xícara de leite de soja ou leite sem lactose
1 ovo ligeiramente batido
1/2 xícara de passas ou nozes (opcional)
1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem ou óleo de canola
1/2 xícara de mel
Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno a 200º C. Unte 16 formas de muffin. Misture a farinha de arroz, o painço, o fermento, o bicarbonato e o sal. Em outro recipiente, misture o leite, o ovo, o óleo e o mel. Junte esta mistura aos ingredientes secos. Mexa até que fique homogêneo. Distribua a massa nas forminhas e asse por cerca de 15 min. Ou até que um palito inserido no meio de um muffin saia limpo. Bibliografia: Painço: pequeno no tamanho, grande em benefícios, Curitiba, 2015. Disponível em: https://www.jasminealimentos.com. Acesso em: 27 de Julho 2015.
Por Amanda Duarte Nutricionista – CRN 9098/P