Alimentação para ganhar massa muscular? Temos novidades!

Alimentação para ganhar massa muscular? Temos novidades!

Sabe aquele colega que sai da academia chacoalhando a coqueteleira com whey protein? Por muito tempo acreditamos que o melhor momento para que o consumo de proteína estimule a hipertrofia muscular é logo após o treino. Será que precisa mesmo consumir essa proteína toda logo que sai da academia? Ou então, será que não consumir nesse momento o treino terá sido em vão? Trago novidades sobre a alimentação para ganhar massa muscular, vem conferir!

A construção dos músculos

Sabemos que músculos são formados por proteínas e que, para obter hipertrofia muscular, precisamos aumentar a ingestão desse macronutriente.
Vários estudos demonstram que existe uma “janela metabólica” ou “janela de oportunidade”, que seria aquele momento entre 45 e 60 minutos após o treino de força em que nosso corpo utiliza melhor as proteínas para reconstruir os músculos e causar hipertrofia. No entanto, nos últimos anos, alguns estudos vêm questionando a existência e a importância dessa janela.
Como muitos aspectos na ciência, as evidências são inconclusivas.

Novidades na alimentação para ganhar massa muscular

O interessante é que nos últimos anos vemos estudos mostrando que a síntese de proteínas está aumentada nas 24 horas seguintes ao exercício e não só por alguns minutos como se pensava antes. Isso significa que, se não der para consumir uma refeição hiperproteica logo após o treino, não tem problema! Você pode fazer isso nas horas seguintes.

Com essa novidade na alimentação para ganhar massa muscular, devo abandonar a minha refeição pós-treino?

Não! Faça o que é mais cômodo para você. A questão é que, se não der para fazer essa refeição, isso não põe tudo a perder.
Isso porque, além do horário de consumo, há outro fator importante: sabemos que a absorção de proteínas é de mais ou menos 20 a 25g por refeição.

Consuma proteína com inteligência!

Não adianta consumir um monte de proteína em um horário e depois ficar várias refeições consumindo quase nada, ingerindo apenas fontes de carboidratos e gorduras.
Muita gente se preocupa excessivamente com o pós-treino e consome proteína além do que consegue absorver nesse horário sendo que seria muito mais inteligente distribuir a proteína ao longo do dia, em porções menores, e assim alcançar um total bem maior quanto somar tudo ao final do dia.

Alimentação para ganhar massa muscular pode começar no pré-treino

Essas novas constatações de que consumir proteína durante a “janela metabólica” não é primordial para hipertrofia podem ser um alívio especialmente para aquelas pessoas que conseguem fazer uma boa refeição pré-treino, como o café da manhã, mas que saem correndo da academia para o trabalho sem conseguir consumir nada.
Uma sugestão, nesse caso, é inserir fontes proteicas na refeição anterior: um café da manhã com ovos mexidos, por exemplo, fornece boa quantidade proteica e, se formos considerar o tempo que esse nutriente leva para ser digerido e ficar disponível para os músculos, vai coincidir com o final do exercício físico.

Fatores importantes para a hipertrofia

Além disso, é importante lembrar que a hipertrofia depende de muitos outros fatores:

  • consumo adequado de carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais
  • treino adequado
  • sono de qualidade.

Se tudo isso estiver bem ajustado, e o consumo de proteínas bem distribuído ao longo do dia para que não ocorra catabolismo (“queima”) muscular, a chance de você conseguir o resultado desejado será grande.
Se você quiser saber mais sobre os estudos que falam sobre o horário e quantidade de consumo de proteínas para hipertrofia, tem várias referências científicas aqui no final.
E, se está suando na academia para ganhar massa muscular, essas dicas podem te ajudar a descobrir o que está faltando para alcançar seu objetivo: 10 passos para Hipertrofia Muscular: Pontos importantes muitas vezes esquecidos!

O que é comida vegana e por onde começar? Trocas e receitas deliciosas!

O que é comida vegana e por onde começar? Trocas alimentares e receitas deliciosas!

Você já teve interesse em se tornar vegano, mas não soube por onde começar? Ficou na dúvida se a alimentação pode ser saudável mesmo sem consumir alimentos de fontes animais? Se você compartilha da dúvida “O que é comida vegana e por onde começar?”, esse artigo foi feito para você!

O que é comida vegana?

O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade.The Vegan Society

A comida vegana, por tanto, é baseada em vegetais e livre de todos os alimentos de origem animal como: carne, laticínios, ovos e mel!

Primeiramente, é possível sim ter uma alimentação saudável e completa mesmo sem o consumo de consumo de carnes ou produtos de fonte animal.
Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira: “Quando bem planejadas, como todas devem ser, as dietas vegetarianas promovem o crescimento e desenvolvimento adequados e podem ser adotadas em qualquer ciclo da vida, inclusive na gestação e na infância”.

Qual a diferença entre vegetariano e vegano?

O vegetariano exclui de sua alimentação todos os tipos de carne, aves e peixes e seus derivados, podendo ou não utilizar laticínios ou ovos, dependendo da escolha individual. Assim, dentre os seus tipos, existem: ovolactovegetariano, lactovegetariano, ovovegetariano, vegetariano estrito, semivegetariano e vegano.
O vegano é um tipo de vegetariano. O vegano é um vegetariano estrito, aquele que não consome nenhum alimento ou produto de fonte animal, e que além disso, também não utiliza nada que tenha o uso de componentes animais, como lã, seda ou produtos de beleza que tenham sido testados em animais.    

Então, por onde começar?

Retirando todos os tipos de carnes (bovina, frango, peixe e seus derivados), ovos, laticínios (como leite, iogurte, queijo e seus derivados) e mel da sua alimentação diária.

Como? Fazendo trocas!

  • Substitua o leite de vaca por bebidas vegetais, como bebida de amêndoas, arroz, aveia ou castanhas.
  • Troque o iogurte pelo iogurte de castanhas ou de tofu.
  • Utilize tofu e outros queijos veganos no lugar dos tradicionais.
  • Consuma alimentos fontes de cálcio, como espinafre, grão de bico, feijão carioca, couve, agrião, manjericão, semente de linhaça, amêndoa, chia, gergelim, entre outros.
  • Substitua o mel por agave, açúcar demerara, mascavo ou outro.
  • Não utilize nem compre roupas feitas de seda, lã ou pele de animais.
  • Quando for às compras, observe se os produtos de beleza ou limpeza não foram testados em animais.

Mas como vou saber se a empresa testa ou não seus produtos em animais?

Existem duas maneiras: você pode ligar para o telefone gratuito disponibilizado pela empresa (SAC) que se encontra na embalagem e perguntar, ou checar a relação das empresas “cruelty free” (sem crueldade), que é disponibilizada por algumas organizações não governamentais ou até na internet. Confira em uma fonte confiável, como o PEA – Projeto Esperança Animal ou a PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), em inglês.

6 orientações alimentares importantes para quem segue o veganismo

1. Consuma alimentos fontes de proteína

Leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha), oleaginosas, tofu.

2. Consuma alimentos fontes de ferro

Vegetais como espinafre, feijão, lentilha. E lembre-se que o consumo de fontes de vitamina C aumenta a absorção de ferro daquela refeição.

3. Consuma alimentos fontes de cálcio

Vegetais verde escuros (brócolis, couve), frutas secas (uvas passas), oleaginosas (castanhas, amendoim), leguminosas (feijão grão de bico).

4. Tenha uma alimentação variada, equilibrada e saudável

Consuma frutas, grãos integrais (arroz, macarrão, aveia, pães), vegetais, oleaginosas.

5. Cuidado com o excesso de sódio

O consumo excessivo de sódio pode aumentar a eliminação de cálcio pela urina.

6. Controle as vitaminas D e B12

Verifique como estão seus índices de vitamina D e B12 e caso seja necessário, suplemente com supervisão de um médico.

6 receitas veganas para fazer trocas alimentares saudáveis

Agora que você já sabe o que é comida vegana e por onde começar, vá para a cozinha! Separamos receitas para você fazer as trocas alimentares no seu dia a dia!

[cooked-recipe id=”5109″]
[cooked-recipe id=”5111″]
[cooked-recipe id=”5114″]
[cooked-recipe id=”5116″]
[cooked-recipe id=”5118″]
[cooked-recipe id=”5120″]
Quer mais receitas? Acesse o nosso artigo: 9 ideias de refeições vegetarianas balanceadas nutricionalmente
E aí conseguimos sanar a sua dúvida sobre O que é comida vegana e por onde começar, né? Agora aproveite e compartilhe seu novo estilo de vida e suas receitas nas redes sociais com a #reeducandocomaEnergié 😉

Sopa caseira de legumes

Sopa caseira de legumes

Friozinho está aí e a vontade de comer uma sopa bem quentinha chegou! Se você está pensando em comprar aquela sopa industrializada e só colocar na panela com um pouco de água, convido você a repensar! Vem conferir a comparação da Sopa caseira de legumes  X Sopa industrializada de legumes!
Nada mais fácil do que os industrializados né? Aquela sopinha que é só acrescentar água, mexer e rapidinho está pronto! Opa, peraí… Junto com todas essa facilidade, vem sódio, gordura, conservantes, corantes em excesso! E junto com eles, a chance de desenvolver doenças crônicas aumenta!

Agora pare e compare: Sopa caseira de legumes X Sopa industrializada de legumes

Sopa caseira de legumes x Sopa industrializada sabor legumes
Está vendo? Calorias, carboidratos (açúcares) , gorduras e sódio em excesso! Que tal fazer uma sopinha caseira de legumes, cheia de nutrientes e vitaminas?

Sopa caseira de legumes

Ingredientes

  • 2 peitos de frango pequenos (280g)
  • 1 cebola média (70g)
  • 3 colheres de sopa de couve manteiga picada (54g)
  • 3 colheres de sopa de brócolis picado (50g)
  • 3 colheres de sopa de couve flor picada (55g)
  • 3 colheres de sopa de cenoura picada (60g)
  • 3 colheres de sopa de abobrinha picada (50g)
  • 4 colheres de sopa de ervilha fresca (52g)
  • 1 colher de sopa de sal (8g)
  • 1 colher de chá de óleo de girassol (4g)
  • 3 ½ xícara de chá de água (800ml)

Modo de Preparo

Em uma panela, refogar a cebola no óleo e acrescentar o frango em cubinhos até ficar cozido. Acrescentar o sal, a cenoura, o brócolis, a couve flor, a abobrinha e a água, e cozinhe por 20 minutos. Acrescentar a couve picada e a ervilha fresca. Deixar ferver por mais 2 minutos e servir em seguida.
Dica: para dar mais sabor à sua sopa você pode usar temperos naturais no preparo, como açafrão, cebolinha, salsinha, pimentas, etc.

Delícia né? Quer saber mais porquê preferir os temperos naturais aos industrializados? Confira a matéria Temperos Industrializados: Por que substituí-los?
E bom apetite!

Aprenda como escolher frutas deliciosas e

Aprenda como escolher frutas deliciosas e docinhas para levar para casa!

As frutas são essenciais para nossa saúde, elas fornecem para a nossa alimentação muitas vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes! Nosso corpo aproveita tudo isso para prevenção e tratamento de algumas doenças crônicas, como, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e até alguns tipos de cânceres. Vamos aprender como escolher frutas deliciosas e docinhas para você colocar na sacola e aproveitar todos esses benefícios!
Você sabia que o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo? Isso porque as condições climáticas, a extensão do território e as tecnologias utilizadas na produção ajudam muito. E são tantas opções e qualidade encontradas que algumas frutas regionais acabamos nem conhecendo!

Mas com tantas opções, surge uma dúvida: Você sabe como escolher frutas da melhor forma?

Primeiramente vamos começar pelo básico: a fruta precisa estar fresca!
Agora algumas considerações também importantes:

  • Escolha as frutas que não estejam muito verde para consumo imediato e nem muito maduras se for deixar na fruteira
  • Escolha frutas da época, essas são mais saborosas e com maior valor nutricional
  • Evite as frutas que exalam um odor desagradável, pois pode já estar ruim por dentro
  • A casca deve apresentar cor e aparência uniforme
  • Segure a fruta sem furar e apertar forte, mas dê leves apertadinhas para sentir a consistência que deve ser firme
  • Evite lavar a fruta logo que for guardar, deixe para fazer isso antes do consumo para não deteriorar antes do prazo
  • Conservar a fruta que já está madura na geladeira fará com que ela dure mais

Isso é o básico para qualquer fruta! Agora, vamos nos aprofundar um pouquinho mais, para você terminar de ler esse texto com o mínimo de duvidas possíveis!

Por isso vamos citar as 7 frutas mais comuns e como escolher cada uma delas!

Laranja

Como escolher frutas deliciosas e docinhas: como escolher laranja
Evite as com casca verde, pois ainda não estarão tão docinhas, mas dá para consumir.
Aquelas com pontinhos marrom e mais pesadas significam que estão mais doces e com mais suco.

Abacate

Como escolher frutas deliciosas e docinhas: como escolher abacate
Prefira os com casca verdinha e sem muita mancha. Aperte levemente a fruta para saber se está boa, ela não deve estar dura e nem mole demais, deve estar firme.
Outra dica é retirar o talo (se ele ainda possuir), se estiver duro é porque ainda não está maduro, se sair com facilidade e estiver verdinho já está bom para consumo.

Abacaxi

Como escolher frutas deliciosas e docinhas: como escolher abacaxi
Ao escolher o abacaxi é importante analisarmos a cor e a textura, pois quanto mais amarelo ele estiver e mais os gominhos da casca estiverem abertos mais doce e maduro ele estará.

Banana

Como escolher frutas deliciosas e docinhas: como escolher banana
Escolha as bananas mais firmes e com a casca mais amarela. As bananas que apresentarem mais pontinhos marrons significam que estão mais maduras e prontas para consumo.

Mamão

Como escolher frutas deliciosas e docinhas: como escolher mamão
Evite os que estão com a casca rachada ou machucados. Ele deve estar com cheiro agradável e não muito mole ao toque dos dedos, mas deve estar macio.

Melancia

Como escolher frutas deliciosas e docinhas: como escolher melancia
A casca da melancia deve ter cor verde e ser rajada, com brilho e firme. Quando bater na casca da melancia e ela emitir um som mais oco é porque está pronta para o consumo.

Manga

Como escolher frutas deliciosas e docinhas: como escolher manga
Ela deve estar com a casca lustrosa e sem rachaduras ou furos. O cheiro é o principal meio de saber se ela está boa ou não, ele deve ser doce, sem odor desagradável. A consistência deve estar firme, mas não dura demais e a casca varia conforme a qualidade da manga, mas evite as que estiverem verdes demais.

E aí, já conseguiu entender melhor como escolher frutas? Então agora é hora de ir às compras e colocar essas dicas em prática! 😉

Acompanhe nossa página no facebook e instagram que sempre postamos dicas de como escolher frutas da época!
E se você ainda está indeciso se deve ou não consumir frutas vou deixar uma matéria que vai lhe convencer: Coma frutas e seja mais feliz! 🙂
Agora aproveite dos benefícios, e boas compras!

5 atitudes que destroem sua motivação para emagrecer e alcançar uma vida mais saudável

5 atitudes que destroem sua motivação para emagrecer e alcançar uma vida mais saudável

Você sabe o que fazer, mas não tem motivação para mudar. Ou sua motivação para emagrecer está lá nas alturas, e de repente você acaba desistindo no meio do processo e a alimentação saudável vai ficando de lado. Isso te soa familiar? Vamos conversar sobre motivação?

O que é a motivação?

A motivação é o sentimento que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos! E, muitas vezes, a falta de motivação é uma das maiores queixas para alcançar uma alimentação equilibrada.

Mas por que isso acontece? Conheça 5 hábitos que limitam sua motivação para emagrecer e alcançar uma vida mais saudável!

1. Querer mudar tudo de uma só vez

O processo de mudança gera um sentimento de ansiedade e de urgência em alcançar o resultado esperado. Assim, é comum querer mudar muitas coisas de uma vez. Em um primeiro momento, pode parecer que isso funcione e que em poucos dias já seja possível ver um resultado concreto, porém sustentar muitas mudanças de uma vez pode ser difícil, e você pode acabar desanimando.

2. Fazer Dietas restritivas

Realizar dietas restritivas também são um fator importante. Limitar demais a alimentação pode dificultar o convívio social, levando muitas pessoas a deixarem de sair, comer fora ou encontrar amigos quando fazem uma dieta. Realizar algo que prejudica sua vida em outros aspectos nunca será motivador, além disso cortar alimentos ou grupos de alimentos não é nada saudável!

3. Colocar metas muito grandes

Colocar metas muito grandes podem desestimular. Por exemplo ao invés de pensar que você precisa perder 10kg, pense em perder 1kg por mês, é algo muito mais confortável. De preferência, não estabeleça metas de peso, mas de mudanças de comportamento, o peso virá como consequência da mudança de hábitos.

4. Querer para já

Uma outra questão é almejar por um resultado rápido. Se foca muito na conquista final e pouco no processo até lá, portanto quando esse processo demora mais do que o esperado e as pessoas desistem. Lembre-se que a vida é composta muito mais por processos do que por resultados: você estuda 5 anos para um dia ter o título profissional, você namora alguns anos para então se casar, ou seja, o caminho é tão importante quanto a conquista então não se afobe!

5. Desanimar com deslizes

Além disso é preciso entender que ao buscar um objetivo, seja uma alimentação equilibrada ou outros, será necessário passar por altos e baixos. O sucesso não é uma linha reta. Portanto, não desmotive quando algo não sair como o planejado, use a experiência como aprendizado para fazer diferente em um próximo momento.
A desmotivação pode surgir por esses e outro inúmeros fatores, e muitas vezes atrelada a momentos de dificuldade! Mas não é o que acontece que gera o sentimento de desmotivação, mas a forma como lidamos ou percebemos os acontecimentos.
Leia também: 10 atitudes positivas para mudar hábitos alimentares
Por último, vamos refletir:

  • Quais questões que te impulsionam a mudar?
  • Quais os benefícios que uma alimentação equilibrada pode te proporcionar? Podem ser relacionados à saúde, disposição, estética, entre outros.

Anote e leia sempre que precisar de um incentivo!
Agora é reconhecer esses hábitos e muda-los aos poucos, você vai sentir que sua motivação para emagrecer e ter uma vida mais saudável vai se tornar bem mais constante! 🙂

Qual é a melhor dieta para mim? A nutri ajuda você a descobrir!

Qual é a melhor dieta para mim? A nutri ajuda você a descobrir!

“Nutri… Já tentei todas as dietas conhecidas e NADA funciona pra mim.” Se identificou com essa frase? Então hoje vou te propor um novo ponto de vista. Que tal parar com o “Qual é a melhor dieta para mim?”? Pare de procurar uma dieta que sirva pra você! Crie a sua própria dieta!
É isso! Vamos aprender tudo sobre a palavra dieta, pensar de pontos de vista diferentes e assim criar uma forma de se alimentar que seja especialmente criada para você!

Primeiro vamos saber a origem da palavra dieta

Dieta vem do grego – “diaita” e significa “modo de vida”. Não tem nada a ver com regime, restrição, cortar calorias... conotações que foram sendo atribuídas à palavra com o passar do tempo.
Uma das primeiras conotações atribuídas à palavra dieta, veio do filósofo grego Esopo. Na fábula do Cisne e do Corvo, Esopo demonstrou que para se parecer com o cisne, o corvo passou a assumir hábitos de vida do mesmo. Ou seja, o corvo passou a assumir a “dieta” do cisne.
Hummm, uma fábula de 620-564 a.C. parece tão atual, né? Quantas vezes você já encontrou uma amiga que apareceu com muitos quilos a menos e você perguntou: “Nossa! O que você fez?”. Pois é… Esopo gostava de dar lições de vida através de animais que falavam, agiam e pensavam como humanos. E na fábula do corvo e do cisne, o corvo acabou adoecendo e morrendo tentando mudar sua natureza para parecer com o cisne.
A lição de Esopo sobre dieta (modo de vida) é – Podemos mudar de hábitos, mas nunca desrespeitar nossa individualidade (natureza).

Já podemos pensar na palavra dieta de outra forma agora?

A partir desse momento, toda vez que você ler “dieta” já fica claro que isso quer dizer “hábitos” e mais especificamente, pois estamos falando de nutrição, “hábitos alimentares”.
Então nada de pensar em dieta como um regime restritivo onde se devem cortar calorias, tipos de alimentos, etc. E principalmente, não esqueça que você é um indivíduo! Portanto o que vale para você, pode não valer para outra pessoa e vice-versa.

Agora vamos falar do OBJETIVO das dietas!

Não sei você, mas a maioria das pessoas que entra num consultório de nutrição tem como objetivo EMAGRECER. E isso pode sim ser um objetivo importante, mas no geral é só pensamento em estética. As pessoas se esqueceram do objetivo principal dos alimentos ou da dieta (hábito alimentar), que deveria ser NUTRIR o corpo e garantir SAÚDE!
E saúde não significa ausência de doenças, saúde é o bem-estar físico, social e emocional do indivíduo. Agora, me fala se você vai ser uma pessoa com disposição, capaz de interagir em grupos sociais e ficar feliz, quando está cortando alimentos que você tanto gosta da sua rotina alimentar?
Por isso, a primeira defesa do termo “dieta” que faço é: Sua dieta deve garantir sua saúde! Ou seja, seus hábitos alimentares devem suprir suas necessidades físicas (fisiológicas), sociais (culturais e econômicas) e emocionais (gostos e emoções).

Então vamos ao primeiro ponto de vista da sua dieta: A forma como você está se alimentando atualmente está nutrindo suas emoções?

  • Como você se sente após comer o que você tem comido regularmente?
  • Você se sente satisfeito e feliz?
  • Você fica triste e se sentindo culpado?
  • Você se reúne com amigos e familiares e bate um bom papo quando vai comer?
  • Você come escondido e não gosta que ninguém veja o que está comendo para não julgarem sua dieta?

Todas essas perguntas dizem muito sobre o quanto a sua dieta está garantindo o aspecto emocional da sua saúde. E é muito importante que você consiga se alimentar tranquilo e ficar satisfeito emocionalmente. Não pense que emagrecer te fará feliz, pense que se alimentar de uma maneira mais feliz te trará uma saúde melhor. O emagrecimento pode ser uma consequência, mas o principal é ter um hábito mais saudável emocionalmente!

Segundo ponto de vista: Seus hábitos alimentares são compatíveis com seu meio sociocultural?

Você é brasileiro e não desiste nunca, mas no almoço você se farta num “cheeseburguer”, no “happy hour” você curte um monte de cervejinha, adora uns “snacks” nas refeições intermediárias e, para compensar, no dia seguinte você faz um “detox” e toma uns “shakes”.
É fácil ver como a cultura brasileira está sumida da dieta dos brasileiros. A parte social da dieta se perdeu faz tempo. Há algumas décadas o hábito era ter um belo prato de arroz, feijão, hortaliças e carne no almoço e no jantar, nos lanches e café da manhã era de praxe encontrar laticínios, cereais integrais e frutas. Atualmente vemos todos os termos em inglês para substituir uma refeição completa.
Uma boa forma de garantir a parte social da saúde alimentar é resgatar a cultura do meio que você vive. Comer pratos típicos do seu país, da sua região. Isso também envolve a parte econômica da cultura. De maneira geral, alimentos in natura são mais baratos que os prontos para consumo. Ainda mais quando estão na época (outro ponto importante da cultura alimentar). O Brasil é um país tão rico em alimentos.
A única diferença é que, algumas vezes, você mesmo terá que elaborar uma receita. Quem disse que isso é ruim? Nesse momento você pode juntar amigos ou familiares e ainda unir o aspecto emocional da alimentação! Além de garantir a segurança alimentar! Outro aspecto importante do social na alimentação, é que esses alimentos sejam seguros do ponto de vista higiênico-sanitário. E quando você mesmo elabora suas receitas, você olha mais de perto tudo o que está entrando no seu prato, podendo garantir que sejam higienizados e elaborados de forma mais segura.

Terceiro aspecto da saúde que deve ser nutrido por sua dieta: físico!

Sim, deixei o físico por último de propósito! Porque muitas vezes pensamos no aspecto físico da alimentação como aquilo que aparece no espelho. E não é bem disso que estou falando.
Aqui entra toda a sua biologia, seu metabolismo, sua individualidade, genética, etc. Nesse momento é importante você saber o que seu corpo realmente fala para você. É observando esse aspecto que você vai se perguntar:

  • Estou me sentindo bem com os alimentos que compõem a minha dieta?
  • Me sinto disposto?
  • Tenho força para realizar todas as atividades que minha rotina exige?
  • Estou ficando doente?

Aqui você se pergunta se está acima do peso. Não por estética, mas porque seu corpo pode sim adoecer por carregar um sobrepeso. E é nesse ponto que você mais observa os excessos ou escassezes que você pode estar cometendo na sua alimentação. Entra aqui tanto a qualidade, quanto a quantidade do que você está comendo.
É claro que todo mundo que está atento aos sinais do corpo sabe perfeitamente quanto de comida deve ingerir para suprir suas necessidades. Mas você realmente sabe identificar as melhores combinações de nutrientes e os momentos certos para inseri-los na sua dieta? Pode ser que você já tenha perdido tanto o instinto de fome e saciedade, quanto o de perceber quais nutrientes está precisando. Nesse momento entra a ajuda da Nutricionista, que estudou para saber respeitar suas necessidades físicas, lembrando dos outros aspectos que devem fazer parte da sua dieta – o emocional e o social.

“Qual é a melhor dieta para mim, nutri?” Você achou que eu iria responder essa sua pergunta com mais uma dieta milagrosa, né?

Bom, se você chegou nesse ponto da leitura, deu para perceber que não existe uma dieta milagrosa.

Dieta, nada mais é do que um hábito de vida em que você equilibra emocional, social e físico na forma de se alimentar.

Dieta abarca toda uma dinâmica que envolve muito além de se alimentar. Dieta é hábito! Diaita é como você se alimenta, se exercita, dorme e se diverte!
Mas se mesmo depois de entender o que deveria ser uma dieta ideal para você, ainda está pensando em seguir modismos ou dietas restritivas, tenho dois artigos para você ler! Confira o artigo “Começou uma dieta para emagrecer rápido? Cuidado com as dietas restritivas!”  e “8 segredos sobre as dietas restritivas que ninguém te conta” e saiba os riscos de recorrer a uma dieta dessa!

Agora, quer aprender o que preferir para emagrecer com saúde? Confira esse vídeo: