energie_diasaudenutricao-blog

31 de Março – Dia da Saúde e Nutrição

energie_diasaudenutricao-blog Hoje dia 31 de Março as atenções se voltam para os hábitos alimentares no Dia da Saúde e Nutrição. Afinal, comer bem vai além de satisfazer a fome. Uma alimentação saudável consiste no consumo de nutrientes que resultam em melhor qualidade de vida e prevenção de doenças como câncer, diabetes e pressão alta. Vivemos um tempo em que a transição nutricional ocorre de forma rápida, com um forte declínio da desnutrição em todo país e a ascensão crescente do sobrepeso e da obesidade, que já atinge metade dos brasileiros. A obesidade tem causa multifatorial, possui muitos determinantes, sendo um deles o nível sócio-econômico. Hoje, a população acaba por ter mais acesso a alimentos ricos em gorduras, sal e açúcares. Uma das novas recomendações do novo Guia Alimentar para População Brasileira lançado em 2014 é a redução do consumo de alimentos industrializados. A nova edição, ao invés de trabalhar com grupos alimentares e porções recomendadas, indica que a alimentação tenha como base alimentos frescos (frutas, carnes, legumes) e minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas), além de evitar os ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes). É importante que a educação nutricional se inicie antes mesmo do nascimento, junto às mães. Estudos mostram que quanto mais prolongado o aleitamento materno, menor é a incidência de obesidade ao longo do tempo. A alimentação complementar e na infância é de fundamental importância para formação de hábitos saudáveis na vida adulta. Neste contexto, a escola também tem papel de destaque ao valorizar a educação nutricional, a qual deveria fazer parte como disciplina dos currículos escolares para crianças e adolescentes.
Que tal começar a mudar seus hábitos a partir de hoje? Confira abaixo os novos Dez Passos para uma Alimentação Saudável:
Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação
Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias
Limitar o consumo de alimentos processados
Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados
Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia
Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados
Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias
Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece
Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora
Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais
Quer saber mais? Clique aqui e confira o novo Guia Alimentar.
Por Amanda Oliveira Nutricionista – CRN 8/7460

energie_diacacau-blog

26 de Março – Dia do Cacau

energie_diacacau-blog O cacaueiro é uma planta nativa das florestas quentes e úmidas americanas. Seus frutos são bastante variados quanto à forma, aparência e coloração e pendem ao longo de todo o tronco da árvore. É comercialmente explorado para a produção de sementes destinadas ao preparo de derivados e subprodutos do cacau, podendo ser transformado em cosméticos, bebidas finas, geléias, sorvetes, sucos e, sobretudo na sua forma mais popular, o chocolate.
Conheça as substâncias benéficas para saúde:
Manteiga de cacau: obtida das sementes da fruta, é uma gordura vegetal que contém antioxidantes. Além disso, a manteiga de cacau é rica em ácidos graxos saturados e insaturados, que servem para diminuir o colesterol total e os triglicerídeos e aumentar o colesterol bom (HDL). Polifenóis: são substâncias antioxidantes e vasodilatadoras, que ajudam na redução da arteriosclerose. Alcaloides (cafeína e teobromina): são substâncias que estimulam o sistema nervoso, melhoram a concentração e proporcionam energia. Flavonoide: essa substância presente na semente do cacau age como protetor cardiovascular. O flavonoide diminui a incidência e o desenvolvimento da arteriosclerose, endurecimento e espessamento da parede das artérias. Ela funciona como um filtro sanguíneo, que ajuda na redução da formação de placas de gordura e estimula os receptores do fígado na captação do colesterol ruim (LDL), transformando-o em substâncias benéficas para o bom funcionamento do coração. Confira abaixo um infográfico sobre os Chocolates: info-chocolate Agora que você já sabe os benefícios que o cacau proporciona, corre lá fazer essa receita deliciosa:
Tortinha de Cacau
Ingredientes Massa
1/2 xícara (chá) de avelãs torradas;
1 colher (sopa) de cacau em pó;
1 colher (sopa) de óleo de coco;
1 colher (sopa) de mel;
Recheio
4 colheres (sopa) de cacau em pó;
3 colheres (sopa) de mel;
2 colheres (sopa) de óleo de coco.
Modo de fazer Bata todos os ingredientes da massa em um processador ou liquidificador para triturar levemente as avelãs. Modele a massa em forminhas de silicone (ou com fundo removível). Leve ao congelador por 15 minutos. Misture todos os ingredientes do recheio em uma tigela com uma colher. Retire as tortinhas do congelador e recheie-as imediatamente. Podem ser servidas na hora ou mantidas na geladeira. Outras opções de recheio são geleias ou iogurte com frutas frescas.
Texto por Amanda Duarte Nutricionista – CRN 9098/P
Fonte da Imagem: G1.com.br

dia-mundial-da-agua

Água mineral ou água comum filtrada?

Água mineral ou água comum filtrada?
A água mineral natural é aquela obtida diretamente de fontes naturais ou artificialmente captada, de origem subterrânea, caracterizada pelo conteúdo definido e constante de sais minerais e pela presença de oligoelementos e outros constituintes, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A água filtrada comum é proveniente de rios, represas ou lagos que, frequentemente poluídos, necessitam de tratamento químico para garantir sua potabilidade. Comparada com a água filtrada, a água mineral apresenta vantagem por ser enriquecida de sais minerais e livre de impurezas, já que é obtida de fontes profundas. A água que abastece as residências normalmente vem dos sistemas públicos de tratamento. Apesar de ter passado por um processo de filtragem e estar livre da maioria dos contaminantes, ela também passa pelos encanamentos e/ou de caixas d’água mal higienizadas, podendo ser recontaminada.
Você lembra quando foi realizada a última limpeza da sua caixa d’água?
Além da limpeza da caixa d’água, recomenda-se que os filtros domésticos devem ser periodicamente revisados e trocados, segundo as informações de cada fabricante. Existem diversas marcas de água mineral que diferem entre si quanto à sua composição química. A profundidade da fonte, temperatura e tipo de rocha influenciam a quantidade e variedade dos sais minerais. Isto também faz com que cada água tenha um sabor particular. É fundamental que a qualidade das águas minerais seja constantemente avaliada em relação à sua composição química já que podem apresentar concentrações de minerais maiores ou menores do que os níveis recomendados e, ainda, componentes inorgânicos ou microbiológicos indesejados.
Por Roberta Diógenes Nutricionista – CRN 6/5946
Bibliografia consultada: Brasil. Ministério da Saúde. Resolução – RDC nº 54, de 15 de junho de 2000 – Regulamento técnico para fixação de identidade e qualidade de água mineral natural e água natural. Disponível em: https://www.anvisa.gov.br/legis/resol/2000/54_00rdc.htm . Acessado em: 11/02/2009. Sabesp. Sabesp ensinaIntermediárioElementos químicos. Disponível em: https://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=4&proj=sabesp&pub=T&db=&docid=E832A2BBF2700ADB832571C60068FB01. Acessado em: 11/02/2009. Ramires I, Grec RH de C, Cattan L, Moura PG de, Lauris JRP, Buzalaf MAR. Avaliação da concentração de flúor e do consumo de água mineral. Rev Saúde Pública. 2004;38(3):459-65. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/rsp/v38n3/20665.pdf . Acessado em: 11/02/2009. Carvalho MR, Almeida C. HIDSPEC, um programa de especiação e cálculo de equilíbrios água/rocha. Geociências, Rev. da Univ. de Aveiro. 1989;4(2):1-22. Disponível em: https://e-geo.ineti.pt/edicoes_online/obras/costa_almeida/tp019.pdf. Acessado em: 11/02/2009. Borges VC, Ferrini MT, Waitzberg DL, Oliveira GP de C, Bottoni A. Minerais. In: Waitzberg DL. Nutrição Oral, Enteral e Parenteral na Prática Clínica. 3ed. São Paulo; Editora Atheneu, 2006. p.117-48. Alves CR, Assis OBG. Caracterização estrutural e da eficiência de filtragem de velas cerâmicas porosas modificadas. CNPDIA. 1999(31):1-13. Disponível em: https://watts.cnpdia.embrapa.br/publicacoes/CT31_99.pdf. Acessado em: 16/02/2009

boa-noite-de-sono

Benefícios de uma boa noite de sono

A privação crônica do sono ou a redução na duração do tempo de dormir tem aumentado progressivamente na sociedade moderna e capitalista. O estilo de vida atualmente imposta pela demanda de trabalho, familiar, social ou ainda distúrbios físicos e psíquicos tem influenciado na redução das horas em que passamos dormindo. Uma boa noite de sono é importante para o bem estar-físico e mental, e o adulto requer uma média de 7 a 8 horas de sono em um período de 24h. A redução dessas horas de sono e sua relação com o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade e diabetes, tem chamado atenção de pesquisadores e profissionais da saúde. A privação total ou parcial do sono desencadeia alterações hormonais como elevação nos níveis de cortisol (“hormônio do estresse”) e diminuição nos níveis de GH (hormônio do crescimento), fatores que favorecem a resistência à insulina e, consequentemente, aumento do risco do desenvolvimento do diabetes. Outro impacto é em relação aos hormônios envolvidos na regulação do apetite, com diminuição nos níveis de leptina (hormônio da saciedade) e aumento nos níveis de grelina e orexina (hormônios estimulantes do apetite), potencializando, assim, a ingestão alimentar e reduzindo o gasto energético, fatores envolvidos no ganho de peso e obesidade. Além do mais, alguns estudos já evidenciam que a privação do sono pode influenciar na preferência por alimentos mais calóricos, principalmente aqueles ricos em carboidratos simples, como os doces, massas e pães. A figura a seguir ilustra o impacto da privação do sono sobre as alterações hormonais e desenvolvimento do diabetes e da obesidade: grafico_diadosono O dormir pouco também está relacionado com a “queda” do sistema imunológico, responsável pelas defesas do nosso organismo. A privação de sono induz a elevação do cortisol, o qual também exerce um efeito imunossupressor. Como consequência, ficamos mais susceptíveis às infecções. Portanto, abra os seus olhos para o sono! Quem dorme bem é mais feliz e aqueles que não dormem não podem tirar de si o seu melhor.
Por Daniela Torralbo – Nutricionista CRN 3/36620
Bibliografia consultada: Naves, A. Nutrição Clínica Funcional: obesidade. VP, 2014. 450p. Palma BD, Tiba PA, Machado RB et al. Repercussões imunológicas dos distúrbios do sono: o eixo hipotálamo-pituitária-adrenal como fator modulador. Rev Bras Psiquiatr. 2007;29(Supl I):S33-8.

dia-do-mel

Benefícios do Mel

O mel é um produto alimentício produzido pelas abelhas melíferas, a partir do néctar das flores, o qual transformam, combinam com substâncias próprias e armazenam nos favos da colmeia. O aroma, sabor, coloração, viscosidade e propriedades do mel estão diretamente relacionados com a fonte de néctar que o originou e também com a espécie de abelha que o produziu.
O mel contém proteínas e diversos sais minerais, como selênio, cobre, fósforo e ferro e vitamina C e vitaminas do complexo B. Quanto mais escuro, maior a concentração de minerais. Os polifenóis são um dos grupos importantes no que diz respeito à aparência e às propriedades funcionais do mel, sendo mais encontrados os flavonóides e ácidos fenólicos. Os flavonóides auxiliam na absorção de vitamina C, podem ter ação anti-inflamatória, anti-alérgica, anti-hemorrágica e sua ação mais importante é a de antioxidante.
De maneira geral, o mel possui também propriedades antimicrobianas, antivirais, antiparasitária e anticarcinogênica.
Confira duas receitas para aproveitar dessas propriedades ao máximo:
Cupcake de Linhaça e Mel
INGREDIENTES:
200 g de semente de linhaça 120 ml de mel 60 ml de água 375 g de farinha de trigo integral 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de sal 240 g de manteiga light sem sal em temperatura ambiente 300 g de açúcar 4 ovos, claras e gemas separadas 1 colher (sopa) de essência de baunilha 240 ml de creme de leite fresco light Suco de duas laranjas
MODO DE PREPARO
Pré-aqueça o forno a 180º C. Em uma panela, aqueça as sementes de linhaça com o mel e a água por cerca de 5 minutos. Em seguida, deixe esfriar. Misture a farinha, o bicarbonato e o sal e reserve. Na tigela da batedeira, bata o açúcar e a manteiga até obter um creme fofo. Junte a calda da linhaça já fria e bata bem. Adicione uma gema por vez e bata vigorosamente após cada adição. Acrescente a baunilha e o creme de leite. Em seguida, deposite os ingredientes secos, sempre batendo bem. Separadamente, bata as claras com uma pitada de sal até ficarem firmes. Incorpore de leve à massa. Distribua o creme em forminhas para cupcake e leve ao forno por aproximadamente 15 minutos, até dourarem bem. Depois desse tempo, cubra-os com papel-alumínio e deixe assar por mais 5 a 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Umedeça com suco de laranja e sirva.
Tapioca com Chia, Tofu e Mel
INGREDIENTES:
2 col. de sopa de farinha de tapioca (goma de mandioca hidratada) 1 col. de sopa de semente de chia 2 col. de sopa de tofu 1 col. de sopa de mel
MODO DE PREPARO Misture a farinha de tapioca e a chia e coloque a mistura em uma frigideira bem quente. Deixe grudar e vire. Acrescente o tofu, o mel, e sirva.
Por Amanda Duarte Nutricionista – CRN 9098/P

energie_dietadetoxorientacao-blog

Riscos da Dieta Detox

energie_dietadetoxorientacao-blog Com o padrão de vida atual, baseado em uma alimentação pobre em vitaminas e rica em hormônios, agrotóxicos, aditivos alimentares, açúcar, gordura e uso abusivo de medicamentos, estamos constantemente expostos a substâncias prejudiciais, que comprometem o bom funcionamento do corpo. O organismo sozinho é capaz de eliminar todas estas toxinas, porém através da alimentação podemos dar uma ajudinha ao fígado (principal órgão envolvido no processo). A dieta detoxificante (ou detox) pode auxiliar na eliminação de toxinas e perda de peso mas também na melhora de alguns sintomas como: cansaço excessivo, insônia, dificuldade de digestão, mau funcionamento do intestino, excesso de gases, retenção de líquido, falta de concentração e dores de cabeça. Para cumprir o objetivo de desintoxicar o corpo, o programa aposta em alimentos naturais e orgânicos e exclui os alimentos industrializados e aqueles com alto potencial alergênico, como laticínios, leite de soja, glúten, cereais refinados, açúcar, adoçantes, corantes, conservantes, café e álcool. Inicialmente o paciente é submetido a uma dieta líquida nos primeiros dias, com posterior mudança para alimentos sólidos. Porém muito cuidado antes de iniciar um plano alimentar deste tipo! É indispensável a orientação de um profissional nutricionista.
Confira abaixo 5 bons motivos para procurar uma orientação:
Por ser hipocalórica (pobre em calorias) e bastante restritiva, se realizada por longo período pode acarretar deficiências nutricionais importantes e alterações metabólicas (hipoglicemia, anemia, baixa absorção de vitaminas lipossolúveis, formação de hormônios prejudicada, perda excessiva de líquido, etc). Além disso a pessoa pode apresentar mal-estar, fraqueza, tonturas, dores de cabeça, indisposição e até mesmo desmaio. Por isso durante o período de dieta detox, exercícios físicos vigorosos devem ser evitados.
Os rins podem ser prejudicados por uma dieta líquida prolongada. Este órgão controla os eletrólitos, sódio e potássio, do nosso organismo e o excesso de líquidos causa um desequilibro entre esses eletrólitos que em casos graves pode levar a desidratação. Ingerir mais de quatro litros de bebidas ao dia não é benéfico para a saúde.
Dependendo de como a dieta é elaborada, pode ser totalmente líquida. A desvantagem é que há ausência do estímulo para a mastigação e, com isso, a sensação de saciedade não é estimulada.
Se a dieta durar acima de sete dias, já pode começar a haver ação catabólica no organismo, levando à perda de massa magra (água e músculos).
Investir numa dieta detox por um ou dois dias e, no dia seguinte, comer o dobro, ou ficar muito tempo em jejum, achando que perderá peso mais rápido não te levará a lugar nenhum. É importante que a dieta detox esteja aliada a uma reeducação alimentar verdadeira.
O emagrecimento saudável é possível, sem deslumbramentos com as dieta da moda, que podem gerar outros problemas de saúde. Cada organismo possui necessidades específicas e individuais, e por isso o acompanhamento de um nutricionista é essencial.
Por Amanda Oliveira Nutricionista – CRN 8/7460