nutricionista-imposto-renda

Despesas com profissional Nutricionista podem ser deduzidas do Imposto de Renda?

nutricionista-imposto-renda As despesas com nutricionista poderão vir a ser deduzidas do Imposto de Renda. É o que prevê projeto de lei (PLS nº 112/2012) que está em análise Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE). Pelo projeto, gastos com nutricionista, profissional de educação física e clínicas ou academias de atividades físicas, nas modalidades especificadas em regulamento, poderão ser deduzidas. Atualmente, é possível abater do imposto de renda despesas com médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, hospitais, exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias. Ao justificar o projeto, o autor argumenta que as questões relativas à nutrição, que vão desde a desnutrição até a obesidade mórbida, “estão se tornando um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil”. A reeducação alimentar deve ser orientada e acompanhada por um nutricionista e consiste na elaboração de planos alimentares personalizados, de acordo com as necessidades fisiológicas e nutricionais e dos objetivos individuais de cada paciente. É um processo educativo e de longo prazo, e o seu sucesso depende da adesão de hábitos alimentares saudáveis, que permanece por toda a vida. Por isso, o profissional nutricionista é o único habilitado a montar planos alimentares e individualizados para cada paciente. Referências: https://www12.senado.gov.br/radio/1/noticia/despesas-com-profissionais-de-educacao-fisica-e-com-nutricionistas-poderao-ser-deduzidas-do-ir https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/105154
Por Giana M. Ross Toledo Nutricionista – CRN8/1385

temperos industrializados como substituir

Temperos Industrializados: como substituir? 30 ideias de temperos para você abandonar de vez o tabletinho

Quem não carrega na lembrança o tempero da comida da avó, da mãe, da tia, da madrinha!? Para uma preparação ficar mais saborosa, além de cozinhar com amor, usar temperos faz toda a diferença. Se “temperos industrializados como substituir” é sua dúvida, você veio ao lugar certo!

Atualmente, encontramos nos supermercados inúmeras variedades de temperos industrializados, como caldos em cubos, sachês de temperos e molhos prontos, que são considerados alimentos ultraprocessados, segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira.

Eles podem até ser práticos para serem utilizados no dia a dia, mas se tratando de saúde, eles podem contribuir para um maior risco de desenvolvimento de doenças do coração, diabetes e vários tipos de câncer, pois possuem quantidades excessivas de sal, glutamato monossódico, gordura, açúcares, aromatizantes e conservantes artificiais.

Temperos Industrializados: como substituir?

E aí? Você quer deixar seus pratos mais saborosos, mas não sabe como sem abrir mão dos temperos prontos?

O melhor e o mais recomendado é utilizar os temperos naturais e usufruir dos seus inúmeros benefícios. Vamos ver a diferença na composição dos temperos industrializados X temperos naturais.

Temperos Industrializados

São os Caldos em cubos/tabletes de carne, de galinha, de legumes, tempero pronto pro arroz, pro feijão, pra sopa, realçadores de sabor (saquinhos com diferentes cores e indicações, temperos em pastas, etc.

temperos industrializados como substituir

ATENÇÃO
A composição de sódio em um tablete ou 1 colher (chá) desses temperos varia de 0,9g até 1,7g de sódio por porção. Isso significa no mínimo 45 a 85% da quantidade de sal indicada para um dia inteiro, pois o limite é de 2g de sódio por dia ou 5g de sal (cloreto de sódio).
Atenção – observe o tamanho da porção!

Veja a lista de ingredientes de um caldo de carne, por exemplo:

 Sal, gordura vegetal, amido, açúcar, alho, cebola, extrato de carne (carne bovina), salsa, louro, pimenta vermelha, gengibre, cúrcuma, realçadores de sabor glutamato monossódico e inosinato dissódico, corantes caramelo III e urucum e aromatizantes. Não contém glúten. 

Mas o que tudo isso quer dizer, nutri?

  • O excesso de sódio sobrecarrega os rins, aumenta a pressão arterial e causa hipertensão. Lembre-se sempre que o sódio está presente em vários alimentos de forma natural.
  • Os corantes, que podem ser naturais ou sintéticos muitas vezes podem causar alergias.
  • O glutamato monossódico é um realçador de sabor que afeta, principalmente, as células nervosas, causando alto grau de toxicidade, podendo acionar ou piorar disfunções de aprendizado, Mal de Alzheimer e Mal de Parkinson. Alguns estudos também mostram que as pessoas que têm o hábito de consumir alimentos com glutamato monossódico têm maior chance de engordar.
  • As pessoas que estão habituadas com o uso destes temperos industrializados normalmente se tornam dependentes, pois o paladar se acostuma com o sabor.

Temperos Naturais

Quando falamos em temperos naturais, temos uma imensa variedade deles:

Alecrim

Gergelim

Cebola

Tomilho

Coentro

Gengibre

Anis Estrelado

Alho

Noz-moscada

Ervas-finas

Cebolinha

Manjerona

Cravo-da-Índia

Alho porró

Orégano

Pimentas

Mostarda

Açafrão

Manjericão

Cominho

Erva-cidreira

Hortelã

Sálvia

Canela

Cardamomo

Cúrcuma/Curry

Pápricas

Folha de louro

Salsa

Raiz-forte

A maioria dos temperos acima, possuem ação anti-inflamatória, antioxidante, possuem compostos bioativos e propriedades funcionais, além de serem fontes de vitaminas e minerais, segundo a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde e claro, agregam sabores maravilhosos aos alimentos e preparações, sem a necessidade de incluir as versões industrializadas. Confira os benefícios dos temperos naturais aqui!

Confira algumas receitas bem práticas para você substituir os temperos industrializados que são bombas de sódio!

Caldo de ervas frescas

Ingredientes

  • 1 cebola grande;
  • 2 dentes de alho sem casca;
  • 1 maço pequeno de cebolinha;
  • 1 maço pequeno de salsinha;
  • 1 col. (sopa) de azeite de oliva;
  • 1 col. (sopa) de vinagre branco;
  • 1 pitada de sal
  • Obs: o vinagre e o sal atuam como conservantes.

Modo de Preparo

Bata tudo no liquidificador e após obter uma mistura homogênea, coloque nas forminhas de gelo e leve ao congelador.

Caldo de legumes caseiro

Ingredientes

  • 2 talos de salsão com algumas folhas;
  • 1 cebola média;
  • 1 cenoura;
  • 1 tomate;
  • 1 alho porró;
  • 2 folhas de louro;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 maço de cebolinha e salsinha;
  • 2 cravos;
  • Pimenta a gosto;
  • 1 pitada de sal marinho;
  • 2 l de água aproximadamente.

Modo de Preparo

Lave bem todos os legumes, especialmente as folhas de salsão. Descasque a cebola e corte em quatro partes. Corte a cenoura em fatias grossas e o salsão, em pedaços de cerca de 5 cm. Corte o tomate e o alho porró. Numa panela, junte os legumes, as folhas de salsão e os demais temperos. Adicione a água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar. Bata tudo no liquidificador. Coloque em forminhas de gelo e conserve na geladeira por até 5 dias ou congele por 3 meses.

Caldo de carne caseiro

Ingredientes

  • 500g de carne (músculo, acém ou pedaços misturados);
  • 1 cenoura picada;
  • 1 xícara de alho porró;
  • 1 cebola picada;
  • 3 a 4 folhas de louro;
  • Ervas aromáticas;
  • Azeite de oliva;
  • Água filtrada.

Modo de Preparo

Em uma panela de pressão, com um fio de azeite, doure a carne dos dois lados. Apenas sobreponha a tampa e deixe que ela termine de cozinhar com o próprio vapor. Depois de cozida, acrescente os legumes e as ervas. Refogue a mistura até que os ingredientes estejam macios. Depois, acrescente água e deixe cozinhar. Após começar a “apitar”, posicione o fogão em fogo baixo e deixe cozinhar por mais uma hora. Após o tempo, coe o caldo com uma peneira, pressionando os ingredientes para que saia toda a água. Deixe o caldo descansar e, com uma colher, retire a camada superficial de gordura que se forma, a fim de deixá-lo mais saudável. Conserve em geladeira. Obs: Os ingredientes que restaram podem ser aproveitados para uma sopa.

Sal temperado caseiro

Ingredientes
2 cebolas grandes picadas;
4 col. (sopa) de alho triturado ou 6 dentes de alho descascado;
1 maço de salsinha e cebolinha;
1 pimentão vermelho sem sementes;
1 col. (chá) rasa de sal.

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes para que virem uma pasta bem homogeneizada. Use no preparo comum das receitas salgadas. A duração deste tempero é de 3 meses na geladeira. Guarde em um vidro bem esterilizado.

Está pronto o seu caldo de ervas, de legumes, de carne e tempero em pasta caseiros. Depois é só acrescentá-los em suas preparações. Super prático e saudável, né?

Agora que você esclareceu a dúvida “temperos industrializados como substituir” tenta na sua casa e nos diz o que você achou! Outra idéia muito legal é plantar seus próprios temperos na sua casa! Não precisa de muito espaço não, olha só algumas idéias para você se inspirar!

energie_selfies-emagrecer_blog

Selfies ajudam a emagrecer!

Selfies ajudam a emagrecer!
Você costuma tirar fotos de si mesmo? Aposto que sim, seja com amigos, família, namorado… Mas e fotos de você sozinho, na frente do espelho?
Um estudo recente, conduzido pelo pesquisador Elías Kuzmar Daza, da Universidade de Alicante, na Espanha, mostrou que registrar as mudanças do próprio corpo é uma forma de manter a motivação durante um processo de perda de peso.
Isso mesmo: Selfies ajudam a emagrecer!
O estudo funcionou assim: 271 pessoas entre 16 e 72 anos que moravam na região do Caribe, foram selecionadas para participar. Entre elas, a maioria (233) eram mulheres. Todos passaram por um programa de atendimento médico nutricional que durou 16 semanas. A cada semana, eram feitas fotos dos pacientes e realizadas medidas antropométricas. Ao final do estudo, os pesquisadores averiguaram que 71,3% das pessoas conseguiram perder peso e 83,7% reduziram medidas de cintura e que o fato de ver essas mudanças nas fotos foi o que mais estimulou os pacientes a continuar melhorando os parâmetros. Foi constatado também que a imagem corporal foi mais eficaz para que as mulheres continuassem o tratamento do que o fato de terem algum problema de saúde, como colesterol alto. Ou seja, pode funcionar com você também! Que tal tentar?
Escolha um momento na sua semana para a foto. Exemplo: sexta-feira ao acordar.
Utilize sempre a mesma roupa, como um top e uma calça de ginástica.
Tire as fotos de perfil e de frente e guarde no seu celular para comparar a cada semana! Assim você verá as mudanças de hábitos de vida dando resultado e ficará mais motivado para continuar!
Referência: Kuzmar I., Rizo M., Cortés-Castell E. Adherence to an overweight and obesity treatment: how to motivate a patient? PeerJ. 2014; 2:e748.
Por Natali Carol Fritzen Nutricionista – CRN 8/8432

benefícios da exclusão do açúcar

9 maravilhosos benefícios da exclusão do Açúcar para sua vida

Garantir uma alimentação equilibrada é fundamental para a manutenção do peso corporal e para garantir a ingestão ideal de nutrientes. Confira os benefícios da exclusão do açúcar para a sua saúde!
Existe uma grande preocupação de que o consumo de açúcares podem resultar em um aumento da ingestão calórica total e na redução da ingestão de alimentos contendo calorias adequadas nutricionalmente, levando a uma dieta desequilibrada, ao ganho de peso e ao aumento do risco de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a redução do consumo de açúcar para toda a vida.

Qual a quantidade diária de açúcar que eu posso consumir?

A recomendação da ingestão diária era de menos que 10% do total do valor calórico da dieta.
Porém uma nova diretriz sugere uma redução de 5% do total de calorias consumidas ao longo do dia. Essa quantidade equivale a 25 gramas de açúcar por dia, cerca de cinco colheres rasas de chá.
A redução do consumo de açúcar e de produtos que contenham açúcar em sua composição trás muitos benefícios para a saúde.

Confira 9 benefícios da exclusão do açúcar (ou redução do açúcar) para sua vida

1. Manutenção do peso corporal dentro da faixa de normalidade

Alimentos ricos em açúcar normalmente são mais calóricos, o que aumenta a ingestão diária recomendada de calorias.

2. Redução da prevalência de cáries dentárias em crianças e adultos

As doenças dentárias são as doenças não transmissíveis mais prevalentes no mundo, podendo causar dor, ansiedade, limitação funcional e desvantagem social por meio da perda de dentes.

3. Aparência de pele mais jovem

O consumo de açúcar pode interferir na produção de elastina e colágeno, podendo provocar o envelhecimento precoce.

4. Aumento da disposição, energia e auto estima

O consumo excessivo de açúcar bloqueia a capacidade do corpo para manter as reservas de energia em níveis mais altos.

5. Redução dos riscos de diabetes mellitus tipo 2

Com o aumento da ingestão de açúcar nosso organismo pode criar uma resistência à insulina ou não produzir insulina suficiente, prejudicando o transporte da glicose para a célula.

6. Redução dos riscos de doenças do coração:

O  consumo em excesso do açúcar pode levar à obesidade, que consequentemente acarreta em um maior risco cardiovascular.

7. Protege contra o câncer

Vários estudos mostram que o açúcar é a principal fonte de nutrição para a célula cancerígena, portanto sua redução evita que as célular malignas se reproduzem com maior facilidade.

8. Melhora as noites de sono e reduz sintomas da insônia

O problema com o açúcar é o pico de glicose que ele cria, seguido pela queda. Passar por isso com frequência reduz a energia, nos deixa fadigados e atrapalha os padrões de sono.

9. Redução dos riscos de doenças no fígado

O açúcar em excesso pode provocar um efeito tóxico no fígado, similar ao consumo de álcool.

Agora se você pretende reduzir o consumo de açúcar, mas está com dificuldade e não sabe por onde começar, segue algumas dicas que vão ajudar a diminuir seu consumo.

  • Reduzir o consumo de refrigerantes e sucos industrializados
  • Utilize como sobremesa frutas frescas e de época
  • Evite alimentos processados e industrializados, ou com realçadores de sabor
  • Diminua a quantidade de açúcar que você insere nos alimentos ou retire alimentos da sua rotina que necessite do açúcar
  • Priorize as refeições feitas em casa, evitando os fast-foods
  • Pratique atividade física frequentemente
  • Evite ter em casa alimentos doces, como, chocolate, paçoca, doces caseiros…
  • Consuma aproximadamente 2 litros de água por dia

Leia também: Como escolher um bom chocolate?
E você sabia que alguns alimentos tem mais açúcar do que podemos imaginar? Por esse e outros motivos o nosso consumo de açúcar pode aumentar sem percebermos! Confira o infográfico abaixo:
Benefícios da exclusão do açúcar | Quantidade de açúcar nos alimentos | Infográfico

Agora que você já conhece os benefícios da exclusão do açúcar, que tal tentar levar uma vida mais saudável?


O ideal é consumir alimentos sem o acréscimo de açúcar! Se não for possível vale optar por versões mais saudáveis, como açúcar de coco, demerara, mascavo e orgânico, que não são refinados e oferecem nutrientes ao organismo.
Adoçantes naturais, como o stévia, também são uma boa escolha, já que não contêm calorias. Porém, devem ser consumidos sem exagero, de preferência aliados à alimentação saudável e à prática de atividade física.

Açúcar ou calorias: qual nosso cérebro prefere?

Açúcar ou calorias: qual nosso cérebro prefere?

Açúcar ou Calorias? A sensação de prazer proporcionada pelo consumo de um doce e o valor calórico desse tipo de alimento evocam vias diferentes do cérebro, sabia?

Sabe aquela vontade de comer um brigadeiro ao invés de um chocolate diet?

Pois bem, o responsável por essa escolha é o seu cérebro!
Foi um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Yale (EUA) em colaboração com o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e do Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC (CMCC-UFABC) que chegou a essa conclusão.

Qual a conclusão do estudo?

A pesquisa aponta que o desejo insaciável por doces não pode ser satisfeito por alimentos que utilizam adoçantes em lugar de açúcar.
Entre o açúcar ou calorias, o estudo determinou que são as calorias que atraem o cérebro, e não a doçura ou o sabor do alimento. Por isso, ao ter que escolher entre comer algo com sabor desagradável, mas calórico, e um alimento mais palatável, porém sem calorias, alguns animais vertebrados podem fazer a primeira escolha.

Como foi o estudo?

Por meio de uma série de experimentos com camundongos, os pesquisadores identificaram que a sensação de prazer da ingestão e o valor calórico e nutricional dos alimentos evocam circuitos neuronais distintos do estriado – uma região do sistema subcortical, no interior do cérebro, pertencente aos gânglios de base. É um sistema que evoluiu ligado às necessidades nutricionais dos organismos e leva o animal a repetir o comportamento sempre que possível.

“Os estriados são evolutivamente bem conservados, todos os vertebrados expressam essa divisão”, explica Ivan de Araújo, da universidade norte- americana de Yale, sugerindo que os resultados observados em camundongos podem valer para outros animais, inclusive para o homem.

A sensação de prazer proporcionada ao comer algo doce e saboroso é captado pelos circuitos neurais da parte ventral do estriado, e não discriminam se o alimento que está sendo ingerido tem ou não calorias; já os neurônios da parte dorsal são incumbidos de identificar o valor calórico e nutritivo das comidas doces.

“O circuito que responde ao açúcar em nosso cérebro é, dessa maneira, programado para priorizar a busca por calorias em detrimento da qualidade do sabor”, completou Araújo.

Isso sugere que é o desejo do cérebro por calorias, e não pelo sabor doce dos alimentos, que controlaria nossa ‘necessidade’ e, em alguns casos, compulsão por substâncias doces.

Se ao cérebro é dada a escolha entre um sabor agradável, porém sem energia, ou um sabor desagradável, mas calórico, o cérebro invariavelmente escolhe as calorias, priorizando energia para assegurar sua sobrevivência. É uma justificativa para quem comete a incoerência de pôr adoçante no café, ou, tomar um refrigerante “zero”, enquanto come uma torta de chocolate ou um fast food.

O que levamos desse estudo?

Compreendemos que o nosso cérebro prefere as calorias, porém, você tem o poder de selecionar a qualidade dessas calorias, dando preferência àqueles alimentos que também forneçam nutrientes para o nosso corpo, e não apenas calorias “vazias”.

Sabemos que muito açúcar não faz bem para a saúde, então, que tal começar a reduzir o açúcar na sua alimentação?

Por Daniela Torralbo
Nutricionista – CRN 3/36620

barra de cereal é saudável

Será que a barra de cereal é saudável? Analisamos 4 marcas!

A barra de cereal é um item muito comum no dia-a-dia de muitas pessoas por ser muito prática: fácil de encontrar, de levar para qualquer lugar e de comer. Além disso, ela contém poucas calorias e por isso vem ganhando o título de saudável. Mas será que a barra de cereal é saudável e deve ser incluída na sua rotina?

Para começar, é muito importante olhar além das calorias!

Ou seja, verificar o conteúdo da barra de cereal:

  • Quais os ingredientes utilizados?
  • Quanto de açúcar é adicionado?
  • Tem fibra?
  • Quanto de gordura saturada ela possui?

Um grande problema de o produto ser rotulado como saudável é que muitas pessoas acham desnecessário olhar as informações contidas no rótulo do produto e acabam simplesmente confiando na fama que ele tem.

Mas, será que podemos confiar? Confira abaixo as informações nutricionais de 4 barras de cereais facilmente encontradas em diversos estabelecimentos!

Tabela comparativa de informações nutricionais de 4 marcas de Barras de Cereais diferentes

Quando analisamos apenas a tabela nutricional podemos verificar que:

  • todas as marcas possuem baixa caloria
  • a maioria delas não informa a quantidade de açúcar
  • e ainda verificamos que as marcas 1 e 2 não contém NADA de fibras.

Barra de cereais sem fibras???? Sim! Por isso é extremamente importante desapegar das calorias e olhar o que realmente importa: A LISTA DE INGREDIENTES.
Lembrando que sempre a lista é apresentada em forma decrescente, ou seja, sempre o 1º item será o ingrediente principal, aquele que está presente em maior quantidade no produto.

Ficou curioso para saber o que tem nessas barras de cereais? Então vamos lá…

Marca 1

  1. ❌ Primeiro ingrediente: Xarope de glicose;
  2. ❌ Os flocos de cereais presentes na barra são compostos por diversos tipos de farinha, dentre elas a de arroz, de milho e de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico e contém açúcar;
  3. ❌ Depois de toda essa farinha vem a aveia – Sim! Tem mais farinha de trigo do que aveia!;
  4. ❌ Ainda tem mel, açúcar mascavo e açúcar invertido.

Marca 2

  1. ❌ Primeiro ingrediente: Xarope de glicose;
  2. ❌ Os flocos de cereais são compostos por farinhas de arroz e de milho;
  3. ❌Contém maltodextrina – Um tipo de carboidrato que se transforma rapidamente em glicose no nosso organismo;
  4. ❌ A aveia em flocos é o 5º ingrediente da lista;
  5. ❌ Ainda possui mais açúcar e mel.

Marca 3

  1. ✅ Primeiro ingrediente: Aveia em flocos;
  2. ❌ Possui xarope de glicose (3º na lista de ingredientes);
  3. ❌ Além do xarope possui açúcar invertido, açúcar e mel.

Marca 4

  1. ✅ Primeiro ingrediente: Granola;
  2. ❌ Nos ingredientes da granola encontramos açúcar invertido, açúcar mascavo e mel;
  3. ❌ Possui xarope de glicose (3º na lista de ingredientes);
  4. ❌ A barra contém flocos de arroz que é composta por farinha de arroz e açúcar;
  5. ❌Contém mais mel, açúcar e açúcar líquido invertido.

Analisando a lista de ingredientes já podemos ter uma visão diferenciada da barra de cereal, não é mesmo?

Se você reparar, todas elas apresentam em sua composição pelo menos 4 tipos diferentes de açúcares! Dentre eles o xarope de glicose e o açúcar invertido, você sabe o que são?
O xarope de glicose é um tipo de carboidrato que é rapidamente absorvido pelo nosso organismo, podendo levar ao acúmulo de gordura abdominal e resistência a insulina (um hormônio liberado quando tem açúcar no sangue), aumentando o risco de desenvolvimento de obesidade, diabetes e pressão alta, além de aumentar os triglicerídeos e o LDL-Colesterol (“colesterol ruim”).
Já o açúcar invertido nada mais é do que a própria sacarose (açúcar comum) aquecida e diluída em água, resultando na quebra desse açúcar em duas outras moléculas de açúcares simples, chamadas de glicose e frutose. Esse tipo de açúcar é mais doce, porém nem por isso a indústria utiliza menos dele na preparação dos alimentos.
O xarope de glicose e o açúcar invertido são utilizados para dar “liga” e sabor ao produto, porém podem trazer diversos malefícios para sua saúde.
Portanto, evite barras que contenham esses ingredientes em sua composição, PRINCIPALMENTE quando elas estiverem em primeiro lugar na lista.
Leia também: Abra os olhos e descubra 19 nomes disfarçados para o açúcar no rótulo

Quer saber algumas marcas de barras de cereais saudáveis que podemos encontrar nos supermercados e que NÃO possuem esses ingredientes???

  • Barras Bio2 Organic
  • Barras de granola Jasmine
  • Barras Flormel

Uma boa opção também é você fazer sua própria barrinha em casa, assim você tem certeza que a barra de cereal é saudável!

Barra de Cereais Caseira

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de aveia em flocos
  • 2 ovos inteiros
  • 1 colher (sopa) de linhaça dourada
  • 1 colher (sopa) de semente de chia
  • 2 colheres (sopa) de uva passa
  • 2 colheres (sopa) de sementes oleaginosas picadas (castanha do Pará, avelã, amêndoas, castanha de caju, etc)
  • 1 banana amassada
  • 3 colheres (sopa) de mel
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco extravirgem

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea; Unte uma forme com um fio de óleo de coco e coloquei sobre ela a massa e espalhe (lembrando que ela deve ficar com 1 ou 2 dedos de espessura). Corte as barras do tamanho que deseja antes de levar ao forno. Coloque para assar em forno pré-aquecido (180 a 200ºC) por cerca de 15 minutos. Espere esfriar e retire as barrinhas da forma.

Refletindo sobre a Barra de Cereal x Chocolate amargo

chocolate amargoA barra de cereal possui a fama de saudável e o chocolate a fama de vilão, mas acabamos de ver  que a barra de cereal pode não ser tão saudável quanto parece! A boa notícia é que o chocolate também não é tão vilão assim, desde que seja escolhido corretamente.
O chocolate amargo é rico em flavonóides, um antioxidante que ajuda a manter o coração e as células saudáveis. Preveni contra o câncer, doenças cardiovasculares e envelhecimento precoce, mas para isso é necessário escolher um chocolate com alto teor de cacau (>50%).
Quanto maior o teor de cacau, maior será a concentração de antioxidantes.
Também é importante ficar atento com a quantidade de gordura e açúcar, sendo que algumas marcas já possuem a versão com adoçantes naturais.
E sempre vale lembrar que devemos consumir com MODERAÇÃO! Dúvidas? Procure seu nutricionista para lhe orientar!