Comer legumes é difícil pra você? 6 receitas deliciosas para te ajudar!

Comer legumes é difícil pra você? 6 receitas deliciosas para te ajudar!

Comer legumes, frutas, e verduras não é um hábito do brasileiro, e o consumo insuficiente está entre os dez principais fatores de risco para doenças crônicas em todo o mundo.

A alimentação não diz respeito apenas à ingestão de nutrientes, mas também aos alimentos que contêm e fornecem os nutrientes. Hábitos alimentares influenciam o estado de saúde presente e podem também determinar se mais tarde em sua vida a pessoa irá desenvolver ou não alguma doença como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes.

As principais doenças que atualmente afetam os brasileiros deixaram de ser doenças agudas e passaram a ser crônicas. No Brasil, houve uma grande redução de doenças relacionadas à desnutrição, porém houve um aumento de sobrepeso e obesidade, visto que, ele acomete um em cada dois adultos e uma em cada três crianças brasileiras.

Em estudo realizado no ano de 2008 foi identificado que apenas 18,1% da população estudada tem o hábito de comer legumes diariamente, o que resulta em uma dieta desequilibrada.

Comer legumes nem sempre é bem-vindo pelo seu paladar e consistência, então com o intuito de facilitar a vida e assegurar que todos os nutrientes sejam ingeridos, muitas vezes a camuflagem é a saída.

Confira 6 receitas que vão te ajudar a comer legumes com mais frequência!

COOKIE DE ABÓBORA COM COCO

Ingredientes

  • 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de chá de farinha de trigo integral
  • 3 colheres de sopa de coco ralado seco
  • 1 xícara de chá de abóbora cozida e amassada
  • 1 xícara de chá de açúcar demerara
  • 150 gramas de manteiga ghee ou azeite de oliva
  • 1 ovo inteiro

Modo de Preparo

Bata o açúcar e manteiga na batedeira ou na mão até obter um creme. Junte o ovo, a abóbora e misture bem. Em uma panela peneire a farinha e adicione a mistura. Coloque a massa em um saco de confeiteiro e distribua na forma. Levar ao forno preaquecido por 15 minutos.

LASANHA DE LEGUMES

Ingredientes

  • 1 massa para lasanha integral (que pode ir direto para o forno)
  • 1 abobrinha ralada
  • 1 cenoura ralada
  • 1 berinjela ralada
  • 500 gramas de peito de frango desfiado
  • 500 gramas de queijo minas ralado
  • 500 ml de molho de tomate

Modo de Preparo

Em uma travessa distribua uma concha de molho de tomate, a massa, os legumes, o queijo e o frango desfiado. Coloque novamente a massa e distribua o molho de tomate por cima. Repita o processo até finalizar os ingredientes e o molho. Salpique queijo parmesão por cima e leve ao forno preaquecido por aproximadamente 30 minutos ou até que a massa cozinhe bem.

SUFLÊ DE BETERRABA

Ingredientes

  • 1⁄2 colher de sopa de amido de milho
  • 1 beterraba média cozida
  • 1⁄2 xícara de chá de leite
  • 2 ovos inteiros
  • 60 gramas de queijo parmesão ralado
  • 100 gramas de queijo minas padrão picado

Modo de Preparo

Misture o amido de milho com o leite e leve ao fogo baixo mexendo até engrossar. Leve a mistura ao liquidificador com a beterraba, o queijo minas e as gemas. Bata bem e tempere com sal (se necessário). Passe para uma tigela. Bata as claras em neve e junte-as delicadamente à mistura. Leve ao refratário e salpique queijo ralado. Leve ao forno preaquecido por aproximadamente 20 minutos.

BOLINHO DE ARROZ COM ABOBRINHA

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de arroz cozido
  • 1 ovo inteiro
  • 1 abobrinha ralada
  • 30 gramas de queijo parmesão

Modo de Preparo

Bata o arroz já cozido no liquidificador com o ovo até formar uma massa. Se a massa ficar muito molhada adicione mais arroz. Passe a massa para uma tigela. Misture a abobrinha ralada à massa com as mãos. Tempere com sal e pimenta à gosto, faça bolinhas e polvilhe queijo ralado. Leve ao forno preaquecido por 15 minutos.

BOLINHO DE BRÓCOLIS ASSADO

Ingredientes

  • 1 copo americano de brócolis picadinho (340g)
  • 1 ovo
  • 2/3 de xícara de farinha de rosca
  • Cebolinha picada à gosto
  • 2/3 de xícara de queijo parmesão ralado
  • 2 dentes de alho
  • Sal e pimenta à gosto

Modo de Preparo

Cozinhe o brócolis em água e sal por aproximadamente 2 minutos e deixe escorrer bem. Pique o brócolis em pedacinhos pequenos e leve à uma tigela. Bata o ovo com um garfo em outra tigela e misture ao brócolis. Mexa e adicione os outros ingredientes. Mexa bem e depois de esfriar modele em formato de bolinhas, leve à uma forma untada e ao forno em 200o de 16 a 18 minutos virando na metade do tempo. Sirva quente.

PIZZA DE BERINJELA

Ingredientes

  • 1 berinjela grande
  • 3⁄4 de xícara de chá de queijo muçarela ralada
  • Sal e pimenta à gosto
  • 3 tomates italianos
  • Folhas de manjericão à gosto
  • Azeite de oliva à gosto

Modo de Preparo

Fatie a berinjela em pedaços de aproximadamente 1 centímetro. Unte uma forma com azeite de oliva ou manteiga ghee e distribua a berinjela fatiada. Salpique sal e pimenta à gosto. Coloque por cima queijo muçarela à gosto, uma fatia de tomate e 1 folha de manjericão. Adicione um fio de azeite e leve ao forno em 180o por 15 minutos. Sirva quente.

alimentos termogênicos

9 Alimentos Termogênicos para acelerar seu metabolismo

“Já me falaram que tal alimento emagrece”, “fiquei sabendo que tal coisa acelera o metabolismo”, “passou na TV que X e Y são alimentos termogênicos”. Hoje em dia sempre ouvimos algo parecido com isso, não é?

Quais são os alimentos termogênicos, afinal? Eles ajudam a acelerar o metabolismo mesmo? Como posso inseri-los na minha alimentação? Confira abaixo!

Alguns alimentos, conhecidos como termogênicos, quando ingeridos são capazer de acelerar nosso metabolismo. Os alimentos termogênicos apresentam um maior nível de dificuldade ao serem digeridos, fazendo com que o nosso organismo tenha mais trabalho e gaste mais energia para realizar a digestão. Eles aumentam a temperatura corporal, fenômeno chamado termogênese, elevando então a queima calórica.
Outros benefícios dos alimentos termogênicos, é que eles apresentam ações antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando na prevenção do envelhecimento precoce, pois combatem os radicais livres das células.
Vale lembrar que preconizamos uma alimentação saudável e equilibrada e que esses efeitos são observados quando esses alimentos são inseridos numa rotina de alimentação saudável e práticas saudáveis, como realização de exercícios físicos. Algumas pessoas podem ter sensibilidade a alguns desses alimentos, pois podem acelerar os batimentos cardíacos ou causar algum desconforto gastro-intestinal, então sem exageros, ok?

Você conhece o funcionamento do metabolismo?

TOP 9 ALIMENTOS TERMOGÊNICOS PARA DAR UM UP NO SEU METABOLISMO!

1. PIMENTA VERMELHA

Por aumentar a circulação sanguínea e aumentar a temperatura corporal, a pimenta aumenta cerca de 20% do metabolismo. A capsaicina (substância que proporciona à pimenta vermelha sua característica picante) é o ativo responsável por essa ação. Para isso, é necessária a ingestão de 3 a 4g por dia (pimenta em pó) ou ½ pimenta.
Atenção: avalie sua tolerância, pois não é indicada em casos de gastrite.
Pode ser: pimenta caiena, malagueta ou dedo-de-moça. Como usar: Use como tempero de salada, pratos quentes, geleias.

2. GENGIBRE

O gengibre possui o ativo gingerol, substância termogênica e antioxidante, podendo aumentar o gasto calórico em até 10%. Deve ser consumido de duas a três vezes ao dia (porção de 1 cm, aproximadamente).
Como usar: É possível variar a ingestão do gengibre, pois pode ser consumido cru, em chás ou para saborear a água. Também vale a pena acrescentar no tempero de saladas, aves e peixes, refogados, sucos e vitaminas.

3. CHÁ VERDE

A Camellia Sinensis é a planta que dá origem ao chá verde e outros chás (chá vermelho, chá branco e chá amarelo). O chá verde também ajuda a acelerar o metabolismo e consequentemente na perda de peso, pois apresenta em sua composição cafeína e polifenóis, como as catequinas.
Atenção: Pessoas com insônia não devem consumir muito chá verde no período da tarde/noite. Pessoas com hipertensão precisam ter cautela na ingestão.
Como usar: Pode ser consumido gelado ou quente, de 4 a 6 xícaras ao dia. Para saborear use canela em pau ou gengibre ou cravo. Não adoce com adoçantes e açúcares.

4. CANELA

A canela contém uma grande quantidade de compostos fenólicos e cromo. Essa sua composição ajuda a melhorar a maneira como o corpo utiliza a insulina, hormônio responsável pelo transporte do açúcar do nosso sangue, contribuindo para o emagrecimento. Por ter ação estimulante e aumentar a temperatura corporal, a canela pode ser classificada como termogênica. O ideal é consumir de uma a duas gramas, duas vezes ao dia.
Como usar: Consuma na forma de chá, polvilhada em frutas, como maçã e banana, sucos, vitaminas, iogurtes, sopas, mingaus.

5. ÁGUA GELADA

Sim, até mesmo a água gelada pode te ajudar a emagrecer! Ao ingeri-la, seu organismo gasta energia para elevar a temperatura até a tida como adequada pelo corpo (algo entre 36º e 37ºC), no entanto, o efeito é muito leve. Consumir um copo de água gelada faz com que o nosso corpo gaste cerca de 10 calorias para regular sua temperatura.
Como usar: Não tem segredo, né? Basta beber aproximadamente 2,0 litros de água por dia. Além do leve efeito de emagrecimento, pode apostar que você ganha muitos benefícios.

6. GUARANÁ EM PÓ

A nossa frutinha possui cafeína e acelera o funcionamento do corpo, sendo uma boa aliada ao processo de emagrecimento. O guaraná em pó não contém açúcar ou aditivos químicos e constitui o extrato mais puro da fruta, que além de garantir uma dose extra de energia, fortalece o sistema imunológico.
Atenção: Não deve ser consumido em exageros, principalmente quem tem hipertensão.
Como usar: Adicione dois gramas em sucos e vitamina de frutas.

7. VINAGRE DE MAÇÃ

A acidez do vinagre de maçã (ácido acético) parece ter efeito semelhante ao da pimenta, possuindo efeito termogênico. Esse ácido é capaz de inibir a ação de algumas enzimas que são responsáveis por digerir os carboidratos, contribuindo para evitar o aumento de peso.
Como usar: 1 a 1 ½ colher de chá de vinagre de maçã 2 vezes ao dia.

8. ALIMENTOS RICOS EM ÔMEGA 3

Os alimentos ricos em ômega 3, são ricos em ácidos graxos monoinsaturados que ajudam a acelerar o metabolismo, pois auxiliam na melhora da ação da insulina. Com a maior estabilidade deste hormônio, há uma tendência de melhor controle do apetite. De brinde, ainda ajuda no controle do colesterol ruim (LDL). São anti-inflamatórios e antioxidantes.
Como usar: Insira na alimentação, alimentos como linhaça, chia, salmão, sardinha, atum, cavalinha, etc.

9. MOSTARDA

A mostarda é outra boa alternativa de alimentos que ajudam a emagrecer, pois, ela possui grande quantidade de fibras, causando maior sensação de saciedade e ajuda no bom funcionamento do intestino.
Como usar: Consuma as folhas de mostardas nas refeições principais ou mostarda em grãos para temperar frangos, carnes e peixes.

LEMBRE-SE
Antes de iniciar uma dieta procure sempre um nutricionista para adequar os alimentos às suas necessidades.
boa performance esportiva

Consuma amendoim e melhore a performance na atividade física

Se você era bom em biologia na escola, deve se lembrar do famoso Ciclo de Krebs, não é? Através dele que o organismo produz ATP (lembra dele?), que nada mais é do que energia! E essa energia é necessária para absolutamente tudo que fazemos, principalmente atividade física, permitindo que os músculos executem direitinho os movimentos.
Mas qual a relação do amendoim com a atividade física?
O amendoim é rico em niacina, uma vitamina do complexo B. A grande questão com relação a atividade física é que, além de carboidratos, proteínas e gorduras, que são os combustíveis para a formação de ATP, existem também algumas peças-chave para essa engrenagem toda funcionar e gerar energia: são as coenzimas. E várias delas são produzidas a partir das vitaminas B1, B2, B3… Entendeu agora?
Listamos abaixo as mais relacionadas com a atividade física e suas fontes alimentares:
Tiamina (B1) à grãos integrais, fígado, vegetais verde escuros (como brócolis) e oleaginosas.
Riboflavina (B2) à vegetais verde escuros, carnes, especialmente fígado, laticínios.
Niacina (B3) à carnes, especialmente fígado, vegetais verde escuros, amendoim, leites e ovos.
Piridoxina (B6) à carnes e peixes.
Cobalamina (B12) à fígado, rim, leites, ovos e peixes.
Deu pra perceber que, apesar de termos citado o amendoim lá em cima, as principais fontes dessas vitaminas são alimentos de origem animal, certo? Isso significa que vegetarianos, especialmente veganos, podem ter mais risco de deficiência e portanto precisam ser acompanhados de perto para verificar a adequação da alimentação. Se você consome alimentos de todos os grupos alimentares, o risco de deficiências é menor. Mas pesquisas têm mostrado que o exercício físico pode aumentar as necessidades dessas vitaminas e portanto é importante procurar um nutricionista, fazer uma investigação da sua alimentação e verificar se os níveis sanguíneos dessas vitaminas estão adequados no seu organismo. → IMPORTANTE! Se for preciso, o profissional irá indicar uma suplementação, jamais utilize suplementos por conta própria!
Por Natali Carol Fritzen Nutricionista – CRN 8/8432
Referências: WOOLF, K., MANORE, M.M. B-vitamins and exercise: Does exercise alter requirements?. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2006;16:453–484. MAHAM, L. K.; ESCOTT-STUMP, S. Krause: Alimentos, nutrição e dietoterapia. 13ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 1227 p.

Como não engordar no inverno? 7 dicas quentes e 4 receitas de inverno saudáveis

Como não engordar no inverno? 7 dicas quentes e 4 receitas de inverno saudáveis

O inverno chega e traz com ele aquela vontade de comer, principalmente aqueles alimentos mais calóricos e gordurosos como fondue, chocolate quente, massas, etc., não é mesmo? Então como não engordar no inverno com todas essas tentações?

No inverno é mais fácil emagrecer!

As pessoas acabam associando essa estação do ano com o aumento do peso, e de fato isso vai acontecer se exagerarmos nas guloseimas…
Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que emagrecer no inverno é mais fácil! Essa época fria do ano é ótima para dar aquela ajudinha na perda de peso!
No inverno o nosso corpo tem que trabalhar mais para manter a nossa temperatura corporal adequada e isso faz com que o nosso metabolismo fique mais acelerado e, consequentemente, nosso corpo vai gastar mais calorias.
Além disso, alguns estudos feitos na Universidade da Califórnia em San Francisco mostram que o frio ativa o sistema imunológico, causando a secreção de duas moléculas que também auxiliam na queima de gordura.

Mas então porque nós geralmente engordamos no inverno?

Nosso metabolismo ficar mais acelerado não significa que vamos perder peso.
A perda de peso ocorre quando nós gastamos mais calorias do que consumimos, então seu metabolismo estar acelerado e você comer um monte de calorias não irá adiantar de nada!

Então, como não engordar no inverno?

O frio vai dar uma ajudinha no processo de perda de peso, mas é fundamental ter uma alimentação equilibrada associada com a prática de atividades físicas.

Eu tenho que abrir mão do fondue e do chocolate quente, é isso?

NÃO! Como sempre a dica é a MODERAÇÃO! Numa reeducação alimentar nada é proibido, porém temos que colocar em prática nosso autocontrole para poder ter prazer através da alimentação de maneira saudável, sem exageros.

7 dicas para aquecer seu corpo e evitar o ganho de peso

  • Fracione suas refeições: Faça pequenos lanches nos intervalos das grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar);
  • Prefira caldos e sopas a base de legumes e escolha apenas um tipo de carboidrato (pão, arroz, macarrão, batata, etc);
  • Modifique as preparações mais gordurosas trocando ingredientes da versão original por ingredientes mais saudáveis (leite desnatado, chocolate amargo, etc);
  • Consuma frutas grelhadas ou cozidas;
  • Consuma chás de ervas naturais sem açúcar;
  • Utilize alimentos termogênicos (gengibre, canela, pimenta, etc), pois eles aumentam a temperatura do nosso organismo, auxiliando também na perda de peso;
  • Mantenha a hidratação.

Como não engordar no inverno com tantas receitas deliciosas? Experimente algumas receitinhas tradicionais, porém menos calóricas, para aquecer seu inverno!

Chocolate quente

emagrecer-no-inverno_chocolate-quente
Ingredientes

  • 2 copos de leite desnatado
  • 1 colher (sobremesa) de cacau em pó
  • 1 tablete (8 gramas) de chocolate amargo (>60% cacau)
  • 1 lasca pequena de gengibre (opcional)
  • 1 colher (chá) de amido de milho

Modo de Preparo
Dilua o amido de milho no leite ainda frio. Adicione o gengibre e leve ao fogo baixo mexendo até engrossar. Retire os pedaços de gengibre e adicione o cacau em pó e o tablete de chocolate. Mexa até ficar homogêneo e sirva em seguida.
Se houver necessidade de adoçar utilizar um pouco de mel, açúcar (demerara ou mascavo) ou adoçante natural (stévia).

Fondue de chocolate

Emagrecer no inverno - Fondue de Chocolate
Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de chocolate 70% cacau
  • 1 xícara (chá) de biomassa de banana verde
  • ½ xícara (chá) de leite de coco
  • 1 colher (café) de licor ou suco de laranja ácida
  • Estévia em pó (Se houver necessidade)

Modo de Preparo
Na panela própria para fondue misture o chocolate, a biomassa e o leite e cozinhe em fogo baixo, mexendo até o chocolate derreter. Adicione o suco de laranja e mexa até ficar homogêneo. Sirva com frutas.

Mingau de aveia

Emagrecer no inverno - Mingau de Aveia
Ingredientes

  • 200 ml de leite desnatado
  • 4 colheres (sopa) de aveia em flocos
  • 4 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
  • 1 colher (chá) de açúcar mascavo
  • Canela em pó

Modo de Preparo
Coloque todos os ingredientes (exceto a canela) numa panela e leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar. Coloque em um prato, salpique canela por cima e sirva em seguida.

Banana Assada com Canela

Emagrecer no inverno - Banana Assada com Canela
Ingredientes

  • Banana
  • Canela

Modo de Preparo
Numa assadeira corte as bananas em rodelas e polvilhe canela em cima. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 5 minutos.
*Também pode ser feita em forno microondas (aproximadamente 1 minuto).

Agora que você já aprendeu como não engordar no inverno, não espere chegar o verão para perder aqueles quilinhos a mais! Procure seu nutricionista para adequar sua alimentação – Aprenda a utilizar o frio a seu favor!

E Jantar, engorda? Vem descobrir com a nutri Mirelli!

Fruta Engorda?

Fruta engorda? Acabe com essa dúvida hoje!

Fruta Engorda?
Embora tenham uma infinidade de benefícios para a saúde, o consumo de frutas, como de todos os outros alimentos, deve ser feito com moderação! Fruta engorda sim se comermos elas em excesso!
Importantes fontes de vitaminas e minerais, o consumo de frutas, verduras e legumes, tem sido considerado, de forma geral, inferior ao recomendado em todo o mundo. As frutas, de modo geral, devem ser consumidas diariamente, independente da faixa etária, levando em conta as restrições alimentares de cada indivíduo, visto que, diversos estudos têm mostrado que uma dieta rica em frutas auxilia na redução de algumas doenças, colaborando para a saúde e qualidade de vida. As frutas no geral são fontes de frutose, um tipo de açúcar, chamado carboidrato simples. Esse tipo de alimento fornece energia rapidamente, e quando ingerida em excesso gera um pico de insulina que produz muita energia para o nosso corpo. Quando não utilizada, essa energia é acumulada em forma de gordura. As frutas que mais tem relação com o aumento de peso são aquelas que têm mais gordura e açúcar, porque possuem mais calorias e podem engordar se consumidas em grandes quantidades, como abacate, açaí, coco ou banana, por exemplo. Mas são riquíssimo em vitaminas e minerais essenciais para nosso organismo. Em relação aos sucos de frutas, deve ser dado uma atenção maior, pois já não são tão nutritivos quanto as frutas e são mais calóricos, pois do suco se extrai apenas o caldo, deixando de lado geralmente casca e miolo, pedaços que encontramos a maioria das fibras e também contém seus nutrientes. Além disso, geralmente aos sucos são adicionados colheradas de açúcar refinado. Com isso, o pico de insulina e o risco de acúmulo de gordura é ainda maior. Portanto, a dica é: insira frutas no seu cardápio diariamente, porém tenha controle das quantidades e os horários de ingestão. Referências: Ramirez, Etienne Jacques Antonelli; Hübscher, Gilberti Helena. Laranja: em defesa de seu uso como alimento funcional. Nutrire Rev. Soc. Bras. Aliment. Nutr; 36(3)dec. 2011. Carneiro, Alessandra Pinheiro Góes; Silva, Larissa Morais Ribeiro da; Figueiredo, Raimundo Wilane de; et al. Efeito da temperatura no comportamento reológico de pó de açaí (Euterpe oleracea) reconstituído. UNOPAR Cient., Ciênc. biol. saude; 14(4)out. 2012.
Por Laís Bolela Nutricionista | CRN8 – 8548

imunidade alimentação

Imunidade: Aprenda a melhorá-la através da alimentação!

Uma alimentação saudável pode ajudar a aumentar a imunidade e reduzir o aparecimento de espirros, nariz entupido, irritação do frio e até mesmo a indesejável gripe.

Os alimentos in natura são melhores que suplementos para a prevenção da gripe, pois nos oferecem todo um “pacote nutricional”.

Por exemplo, comer uma laranja é melhor do que tomar pastilhas de vitamina C, pois a laranja oferece um conjunto de nutrientes (magnésio, potássio, vitaminas B6, B9 e antioxidantes), e o nosso sistema imune requer esta sinergia entre os nutrientes para que atue de forma correta.

Confira, a seguir, os alimentos que favorecem o nosso sistema de defesa e melhoram nossa imunidade!

Frutas cítricas

imunidade vitamina C Frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo.

Vegetais verdes escuros

imunidade ácido fólico

Vegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre), feijão e fígado são alguns alimentos que contém ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

Fontes de Betacaroteno

imunidade vitamina A
Cenoura e outros alimentos fontes de betacaroteno, como abóbora e mamão, são interessantes, já que essa vitamina é convertida no corpo em vitamina A, fortalecendo as defesas do organismo.

Alimentos ricos em Zinco

imunidade zinco
Carne, cereais integrais, castanhas, sementes de abóbora e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico) são ricos em zinco, nutriente que contribui no combate a resfriados, gripes, entre outras.

Glutamina

imunidade glutamina
Carnes, peixes, ovos e laticínios: alimentos ricos no aminoácido glutamina, uma importante fonte energética para células do sistema imune.

Vitamina E

imunidade óleos e azeite
Óleos vegetais (de girassol, milho, canola, linhaça) e azeite de oliva são ricos em vitamina E e ácidos graxos essenciais, como o ômega 3 e 6, o que fortalece o sistema imunológico.

Gengibre

imunidade gengibre O gengibre possuiu ação anti-inflamatória e bactericida, e vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.
Alho
imunidade alho
Alho contém alicina, poderoso anti-inflamatório e bactericida.

Mel, geleia real e própolis

imunidade mel
O mel tem propriedades bactericidas, a geleia real tem ação anti-inflamatória e o própolis contém substâncias que agem como antibióticos naturais, além de vitaminas, minerais e antioxidantes.

E se minha imunidade baixar e eu ficar doente?

Mesmo que fique doente e perca o apetite, é necessário alimentar-se da melhor forma possível.
Fracione as refeições diárias (4-5 refeições), e não se esqueça das frutas e legumes.
É muito importante prevenir a desidratação. Aumente o consumo de líquidos, preferencialmente água, água de coco e suco natural de frutas.
Podemos perceber que o nosso sistema de defesa precisa de vários nutrientes, e não apenas um nutriente isolado, e que uma alimentação saudável amplifica e reforça todo o sistema imunológico!

Por Daniela F. Torralbo
Nutricionista – CRN 3 – 36620