kombucha

Kombucha: o que é e como fazer?

A busca pela saúde está cada vez mais aumentando em todo o mundo, e para isso muitas pessoas buscam soluções alternativas para a prevenção e cura de doenças. Ainda pouco conhecido no Brasil, mas muito utilizado nos Estados Unidos, o kombucha, é um produto utilizado para prevenção e tratamento de algumas doenças.

O que é o Kombucha?

O kombucha é uma bebida fermentada e comumente caseira, composta por uma combinação de culturas simbióticas, como bactérias e leveduras, geralmente preparadas no chá preto ou verde com açúcar. É gaseificado, com sabor refrescante, adocicado e ao mesmo tempo levemente ácido, por isso é uma alternativa para a substituição do refrigerante.
As cepas de bactérias e leveduras do kombucha se alimentam do açúcar. Assim, ocorre a fermentação, o que torna o chá um alimento probiótico, prevenindo a colonização de bactérias indesejáveis no intestino e controlando a invasão de agentes infecciosos.

Benefícios do Kombucha

O kombucha é conhecido pelos seus efeitos medicinais por grande parte da resposta imune do organismo estar ligada ao intestino. Entre os benefícios que encontramos nessa preparação estão a redução de problemas inflamatórios, alergias e deficiências nutricionais, melhora da resistência ao câncer, prevenção de doenças cardiovasculares, melhora do intestino e sistema digestivo, estimula a imunidade e auxilia no processo de emagrecimento por melhorar a absorção de macro e micronutrientes.
Segunda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), não existem relatos sobre os benefícios para a saúde autorizadas para esses produtos (chás), e ainda faltam estudos suficientes que comprovem todos os seus benefícios ou desvantagens, porém na prática clínica a bebida tem entregue bons resultados.
Assim como outros alimentos, o kombucha, é apenas uma alternativa para todos esses benefícios, mas é necessário manter uma rotina com atividade física e uma dieta equilibrada para uma vida com mais saúde.

CUIDADO COM O CONSUMO EM EXCESSO!

Lembra daquela história de que tudo em excesso faz mal? O kombucha também entra nessa lista! Na sua composição encontramos vitaminas do complexo B e cafeína, e o seu consumo em grandes quantidades pode levar a pessoa ao vício, por aumentar a disposição, e isso não é interessante para a saúde, portanto o consumo de 200ml por dia já é suficiente para trazer os benefícios esperados.

Onde comprar o Kombucha?

Agora que você já sabe um pouquinho sobre o kombucha deve estar se perguntando onde encontrar essa bebida, né?! O kombucha pode ser encontrado pronto, mas o mais comum é produzir em casa.
A história diz que o kombucha não deve ser comprado, e sim doado, e se você tiver dificuldade em encontrar alguém para doar, existem comunidades de kombucheiros nas redes sociais, como facebook, e lá alguns disponibilizam as cepas, chamadas de scoby, para doação e receitas. Mas, se você achar melhor comprar, também encontramos na internet e custa em torno de R$ 45,00.
O preparo é simples e fácil, mas precisa de muita higiene, pois não podemos esquecer que são micro-organismos vivos que estamos manuseando.

Receita de Kombucha

Ingredientes

  • 1 litro de água filtrada
  • 5 gramas de chá preto ou verde
  • 50 gramas de açúcar cristal ou mascavo
  • 100 ml de kombucha pronto
  • 1 scoby (colônia mãe)
  • Suco de frutas

Modo de preparo
Em uma panela ferva a água, acrescente o açúcar e espere diluir. Desligue o fogo, acrescente o chá e tampe a panela por 10 a 15 minutos. Coe com um pano fino e deixe esfriar. Em um vidro esterilizado adicione o kombucha pronto, a preparação realizada e o scoby e tampe com um tule e elástico para evitar que entre bichinhos.
Mantenha no vidro de 5 a 10 dias, dependendo da temperatura ambiente. Se estiver em dias quentes pode ser consumido em 5 dias, se estiver dias frios deve dar mais tempo para que ocorra a fermentação.
Depois de fermentado basta coar novamente e tomar o líquido. O que sobrar na peneira você utilizará para fazer uma nova fermentação com o mesmo processo acima.

Conforme for passando o tempo de utilização do kombucha, as cepas vão aumentando, e daí já está na hora de doar!
Atenção! Existem contraindicações no seu uso, portanto antes de consumir consulte seu nutricionista para saber mais.

dieta do tipo sanguíneo

Dieta do tipo sanguíneo: Como é? Funciona?

A dieta do tipo sanguíneo é bastante antiga, e volta e meia vem à tona novamente. Ela surgiu em 1996, quando o americano Peter D’Adamo escreveu um livro chamado “Eat Right for Your Type”, ou, como foi traduzido para o português, “A Dieta do Tipo Sanguíneo”.

Como é a Dieta do Tipo Sanguíneo?

A ideia principal é que para cada tipo sanguíneo, A, B, O ou AB, existem alimentos que estimulem a perda de peso, enquanto outros alimentos podem ser difíceis de digerir e fazer mal. Segundo o autor, a regra seria a seguinte:

  • Sangue tipo O: seria o tipo sanguíneo “mais antigo”, e pessoas desse grupo deveriam comer carne quase todos os dias para saciar suas necessidades de “caçador”. Figo, ameixa e salmão também seria benéficos. Essa pessoas deveriam evitar a maioria dos grãos uma vez que a agricultura não existia quando esse tipo de sangue originou-se, além de laticínios.
  • Sangue tipo A: esse tipo sanguíneo apareceu depois do desenvolvimento da agricultura, então deveriam comer principalmente vegetais, frutas e grãos, evitando carnes vermelhas.
  • Sangue tipo B: tipo de sangue que surgiu depois que os seres humanos migraram para lugares variados do planeta. Desta forma, as pessoas desse tipo sanguíneo deveriam ter uma dieta mais variada, rica em laticínios. Mas também devem evitar alguns alimentos, com azeitona, milho, tomate e ovos (exceto de galinha).
  • Sangue tipo AB: é o tipo sanguíneo mais novo, que reúne características dos sangues A e B.

E aí, funciona?

Para dizermos se algo funciona ou não, precisamos de estudos científicos sérios, com populações grandes e uma metodologia adequada. E não temos estudos assim comprovando a eficácia dessa dieta. Em 2014, um grupo de pesquisadores americanos testou a validade da dieta do tipo sanguíneo.

O estudo foi assim:

Foram selecionados 1639 indivíduos

O que foi avaliado:

  • Dieta habitual de cada pessoa
  • Tipo sanguíneo
  • Medidas antropométricas (como peso e altura)
  • Pressão sanguínea
  • Exames de sangue, como glicose, colesterol e triglicerídeos

Como foi feito:

Os pesquisadores avaliaram se as pessoas que habitualmente seguiam uma dieta parecida com a recomendada para o tipo sanguíneo delas eram mais saudáveis, ou seja, se tinham níveis adequados nos exames de sangue e se tinham peso e pressão sanguínea adequados. Não foi pedido aos participantes que seguissem a dieta específica para seu tipo sanguíneo.

Os resultados:

Pessoas do tipo sanguíneo A que seguiam uma dieta parecida com a recomendação tiveram melhores parâmetros cardiovasculares, mas isso deve ser pois é a dieta mais rica em verduras e frutas, que sabemos que protege conta doenças do coração.
No geral, o estudo não achou associação entre seguir uma dieta parecida com a recomendada para seu tipo sanguíneo e ter menor risco de doenças cardiovasculares.

E a nossa opinião?

Não consideramos a dieta do tipo sanguíneo adequada por três motivos:

  • É restritiva, e toda restrição de grupos alimentares tende a levar à deficiências de nutrientes, o que não é saudável.
  • Se você costuma ler o blog com frequência, deve saber nossa opinião sobre dietas. Senão, vou resumir aqui: dietas tem começo, meio e fim. Ninguém consegue seguir uma alimentação muito restritiva para sempre, concorda? Por isso, acreditamos muito mais em comer de tudo um pouco, com moderação em alimentos processados e priorizando alimentos naturais. E, acima de tudo, levando em conta a recomendação de nutricionistas que estudaram anos e se baseiam em publicações sérias para saber qual alimentação é mais saudável para cada pessoa.
  • Uma alimentação mais saudável só funciona se você gostar dos alimentos que deve consumir e se eles forem fáceis de adaptar na sua rotina. De que adianta seguir uma dieta rica em carne, para quem tem sangue tipo O, se a pessoa é vegetariana e tem como princípio evitar alimentos de origem animal? Significa que essa pessoa vai ser doente por não seguir a dieta proposta? Claro que não! Tudo é uma questão de conversar com um nutricionista e juntos buscarem alternativas!
receitas low carb

10 receitas Low Carb incríveis para sua marmita!

A dieta low carb prioriza o consumo de alimentos ricos em gorduras e proteínas e restringe os alimentos fonte de carboidratos, como os tubérculos (batata e mandioca), massas, pães, biscoitos, arroz e outros cereais (milho, aveia, trigo) – confira nossa matéria sobre dieta low carb high fat.
Com essa redução importante do consumo de carboidratos, pode ser um pouco difícil seguir a dieta e evitar alimentos ultraprocessados menos saudáveis como presunto, peito de peru, e outros embutidos, bacon e queijos amarelos.

Confira 10 receitas low carb incríveis para deixar a dieta mais variada, atrativa e saudável!

Dica: em qualquer receita, procure utilizar gorduras saudáveis como azeite de oliva, castanhas (nozes, amêndoas, castanha do Pará, etc.) e proteínas de boa qualidade, como carnes magras, frango sem pele, peixes, ovos, laticínios desnatados e cogumelos.
E lembre-se! Não faça nenhuma restrição alimentar sem a orientação de um nutricionista. Dietas restritivas podem causar danos à saúde e, além do mais, cada pessoa é única e tem necessidades nutricionais próprias. 😉

Macarrão de Abobrinha ao Alho e Óleo

Receitas Low Carb - Macarrão de Abobrinha
Ingredientes

  • 2 abobrinhas cortadas em fatias finas no sentido do comprimento (utilize um descascador de legumes);
  • 2 colheres de azeite de oliva extra virgem;
  • ¼ de xícara de água;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • Sal e pimenta do reino a gosto;
  • 1 colher de salsinha picada.

Modo de Preparo
Cozinhe a abobrinha com a água e um pouco de sal por 4 ou 5 minutos- ou até a abobrinha ficar “al dente”. Escorra e reserve. Leve uma panela ao fogo com o azeite, o alho e a salsinha. Deixe fritar até o alho começar a dourar e acrescente a abobrinha. Corrija o sal e adicione a pimenta do reino. Sirva em seguida.

“Pizza” de Berinjela

Receitas Low Carb - Pizza de Berinjela
Ingredientes

  • 2 berinjelas grandes, cortadas ao meio no sentido do comprimento;
  • 4 colheres de azeite extra virgem;
  • 4 tomates cortados em fatias finas;
  • 150 g de mussarela de búfala em bolas (cortadas em fatias médias);
  • ½ xícara de folhas de manjericão;
  • 1 colher de chá de sal.

Modo de preparo
Unte uma forma e coloque as berinjelas cortadas, arrumando de maneira que não se sobreponham umas às outras. Regue as berinjelas com 3 colheres de azeite e leve para assar em forno pré-aquecido. Deixe por 25 minutos ou até que as berinjelas estejam macias. Retire as berinjelas do forno e cubra com o tomate e a mussarela e volte ao forno por cinco minutos ou até o queijo derreter. Desligue e cubra as berinjelas prontas com as folhas de manjericão. Regue com o restante do azeite e sirva em seguida.

Fritatta de ricota e abobrinha

Receitas Low Carb - Fritatta de ricota e abobrinha

Ingredientes

  • ½ abobrinha cortada em fatias finas;
  • 1 colher de azeite extra virgem;
  • 1 dente de alho amassado;
  • 1 colher de chá de sal;
  • ½ xícara de cebola roxa fatiada;
  • 2 ovos inteiros;
  • 2 claras;
  • ½ xícara de ricota;
  • 2 colheres de salsinha picada;
  • 2 colheres de cebolinha picada;
  • ½ colher de manjericão picado;
  • Pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo
Leve ao fogo uma frigideira antiaderente com uma colher de azeite. Acrescente a cebola, metade do sal e a abobrinha e deixe cozinhar até a abobrinha ficar macia (4-5 minutos). Enquanto a abobrinha cozinha, bata em outro recipiente os ovos, as claras e o sal. Adicione o restante dos ingredientes à mistura e incorpore bem. Assim que a abobrinha estiver no ponto, despeje na panela a mistura já batida. Incorpore todos os ingredientes com uma espátula e deixe em fogo baixo até a parte inferior da frittata estar dourada (5 a 7 minutos). Vire a frittata em um prato e volte-a novamente ao fogo para cozinhar a parte de cima; Deixe cozinhar até a outra parte também ficar dourada. Sirva quente.

Caçarola de frango e espinafre

Receitas Low Carb - Caçarola de frango e espinafre
Ingredientes

  • 1 abóbora paulista ou abóbora menina descascada e cortada em cubos grandes
  • 1 peito de frango
  • 1 cebola grande
  • 3 dentes de alho picadinhos
  • 2 tomates sem casca picados em cubinhos
  • 1 maço de espinafre
  • 200 gramas de queijo muçarela ralado no ralo grosso
  • 50 gramas de queijo parmesão ralado
  • 3 colheres de sopa de requeijão
  • Sal, pimenta e orégano a gosto
  • Manteiga o quanto baste para refogar

Modo de preparo
Coloque a abóbora em uma panela e cubra com água. Tempere com sal, pimenta e algumas rodelas de cebola inteiras. Cozinhe com a panela tampada até a abóbora estar macia.
Escorra a abóbora e passe no processador com uma colher de sopa de requeijão até obter um purê bem macio.
Corte o peito de frango em cubos grandes e refogue com um pouco de manteiga, temperado com um dente de alho picado, sal e pimenta em uma panela de pressão. Cubra com água e cozinhe na pressão por 25 minutos.
Escorra o caldo do cozimento do frango e guarde congelado para outra receita.
Desfie o peito de frango usando a técnica que está nessa receita.
Adicione ao peito de frango desfiado o resto da cebola picada em cubinhos e 1 dente de alho cortado em cubinhos pequenos. Refogue até amolecer.

Panqueca de Grão de Bico

Receitas Low Carb - Panqueca de Grão de Bico
Ingredientes

  • 6 colheres de sopa de farinha de tapioca (ou polvilho azedo).
  • 6 colheres de sopa de farinha de grão de bico ou o grão (ou outra farinha). Se não encontrar a farinha, use o grão de bico (use a outra receita mais abaixo).
  • 1 colher de chá de fermento em pó.
  • 1/2 xícara de água em temperatura ambiente.
  • 1 colher de chá de azeite.
  • sal a seu gosto.

Receita que substituirá a farinha de grão de bico:

  • Deixe o grão de bico de molho por 10 horas. Lave e escorra a água. Triture no multiprocessador ou amasse bem com um garfo. Use essa pasta na mesma quantidade que usaria a farinha de grão de bico.

Modo de preparo
1) Em uma bacia, misture todos os ingredientes secos e adicione a água aos poucos, mexendo sempre. Por último coloque o azeite e misture bem. A consistência da massa deve ser mais ou menos como a de um crepe, ou seja, maleável.
2) Unte uma frigideira média (se a sua frigideira tiver boa aderência, nem precisa untar), leve ao fogo para aquecer e coloque a metade da massa para assar em cima do fogão.
3) Espalhe a massa com cuidado.
4) Abaixe o fogo e tampe a frigideira para a massa assar. É muito rápido! Em menos de 5 minutos está pronto para ser virado.
5) Para virar, use a mesma técnica de virar panquecas. E muito fácil porque a massa desliza bem da frigideira, e como já esta assada na parte inferior, não tem problema de grudar.
6) Caso preferir, também pode usar a técnica do prato. Deslize a massa em um prato e coloque a frigideira sobre o prato e simplesmente vire a frigideira. A massa vai ficar virada.
7) Tampe a frigideira de novo e leve de volta ao fogo médio para assar a outra parte. Agora é ainda mais rápido porque a parte de cima já esta pré-assada do primeiro cozimento.
8) Enquanto isto, já poderá cobrir (rechear) sua panqueca. Você pode usar o que tiver disponível na geladeira. Poderá colocar rodelas de tomate, azeitonas, cebola, cogumelos ou o que preferir. Invente a sua!
9) Quando a massa estiver assada, remova da frigideira e coloque-a em uma assadeira enquanto prepara a outra. Coloque o recheio desejado (frango desfiado, atum natural, carne moída, ou queijo) e leve a assadeira ao forno para aquecer um pouco antes de servir.

Torta de farinha de amêndoas

Receitas Low Carb - Torta de Farinha de Amêndoas
Ingredientes
– Massa

  • 3 ovos
  • 1 xícara de farinha de amêndoas
  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
  • 1 xícara de água
  • ⅓ de xícara de azeite de oliva
  • Sal, pimenta e orégano
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

– Recheio

  • ½ pacote de molho de tomate (leia os rótulos e procure sempre por marcas sem açúcar e amido)
  • 1 lata de atum sólido em água (evite o que vem conservado em óleo vegetal)
  • ½ cebola cortada em rodelas
  • ½ tomate cortado em cubinhos
  • 2 colheres de sopa de azeitona em pedaços
  • 300 gramas de queijo muçarela ralado

Modo de preparo
No liquidificador, bata todos os ingredientes da massa menos o fermento. Depois que a massa estiver bem incorporada acrescente o fermento e bata mais um pouco.
Unte uma forma antiaderente e acrescente a massa. A consistência é bem ralinha mesmo, não estranhe.
Em um prato, misture o molho de tomate com o atum drenado. Com uma colher, distribua o molho por cima da massa, em porções de meia colher de sopa. O molho de atum vai afundar – é isso mesmo que é para acontecer. Distribua os cubinhos de tomate, a azeitona picada e as rodelas de cebolas. Finalize com o queijo ralado e mais um pouco de orégano.
Asse no forno por 35 minutos a 230 graus. Você vai tentar deixar um pouco mais para dourar por cima, só que a farinha de amêndoas queima rápido e você corre o risco de deixar a tortinha muito seca e com o fundo queimado.

Rolinho Primavera

Receitas Low Carb - Rolinho Primavera
Ingredientes

  • 5 folhas de papel de arroz;
  • 1 cenoura ralada;
  • 1/2 repolho roxo em tiras finas;
  • 1/2 repolho em tiras finas;
  • Folhas verdes de sua preferência;
  • Gergelim;
  • 1 dente de alho picado pequeno;
  • 1 cubo de gengibre picado;
  • 3 colheres (sopa) de Pasta de amendoim
  • 1 colher (sopa) de molho de pimenta;
  • ½ suco de limão tahiti;
  • 2 colheres (sobremesa) de melaço;
  • Gergelim a gosto;

Modo de preparo
Para os rolinhos: Prepare o papel de arroz conforme as instruções na embalagem. Coloque no meio um pouco de cada ingrediente, feche bem e sirva com o molho.
Para o molho: amasse o alho com o gengibre em uma tigela pequena. Na sequência, acrescente a pasta de amendoim com o molho de pimenta, o limão e o melaço. Misturar bem e servir com gergelim por cima.

Suflê de couve-flor

Receitas Low Carb - Suflê de Couve-Flor
Ingredientes

  • 1 couve-flor grande ;
  • 1 receita de molho branco de aveia;
  • 3 ovos ;
  • 50g de queijo parmesão ralado ;
  • Sal e temperos a gosto.

Modo de preparo
Coloque a couve-flor para cozinhar em água e sal. Escorra bem e pique a couve-flor. Reserve.
Prepare o molho branco de aveia. Ainda na panela, adicione três gemas e o queijo parmesão. Mexa bem e desligue o fogo e espere esfriar um pouco.
Bata as claras em neve, adicione ao molho mexendo delicadamente e agregue a couve flor picada.
Coloque o suflê em um refratário untado e enfarinhado. Leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos ou até dourar.
Sirva em seguida.

Arroz de Couve-flor

Receitas Low Carb - Arroz de Couve-FLor
Ingredientes

  • 1 fio de óleo de coco
  • 1 couve-flor
  • 1 xícara (chá) de cebola picada em cubinhos bem pequenos
  • 1 dente de alho amassado
  • Sal e ervas a gosto

Modo de preparo
Lave bem a couve-flor. Em seguida, rale a hortaliça em um ralador grande de queijo ou coloque-a em um processador e utilize a função pulsar. Tome cuidado para a couve-flor não desmanchar, ela deve ficar em pedaços bem pequenos. Reserve. Em uma panela, coloque o fio de óleo de coco e doure a cebola e o alho. Logo em seguida acrescente a couve-flor ralada e refogue por cerca de 5 minutos, mexendo bem. Tempere com o sal e ervas a gosto e desligue o fogo. Se quiser, pode acrescentar pimenta-do-reino ou salsinha picada.

Strogonoff de carne

Receitas Low Carb - Strogonoff de carne
Ingredientes

  • 1 colher de sopa de azeite de oliva;
  • 1 cebola picada;
  • 500 g de filé mignon ou alcatra cortado em tirinhas;
  • 1 colher (sopa) de páprica doce;
  • 1 colher (chá) de mostarda;
  • 3 colheres (sopa) de vinho branco seco;
  • 2 tomates sem pele e sem semente;
  • 1 pote (200 ml) de iogurte natural;
  • 150 g de cogumelo paris;
  • Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo
Tempere a carne com o sal, a pimenta e a páprica e reserve. Refogue a cebola com o azeite. Acrescente a carne, refogando até dourar. Coloque a mostarda e o vinho e deixe que o álcool da bebida evapore. Acrescente os cogumelos.
À parte, bata no liquidificador ou no processador o tomate com o iogurte. Junte o molho à carne. Deixe cozinhando por cerca de 15 minutos ou até ficar cremoso. Para acompanhá-lo, uma excelente opção são os chips de batata-doce.

Confira também 10 lanches low carb!

ATENÇÃO:

A redução de carboidratos (Low carb) é uma estratégia nutricional que pode ser benéfica para alguns casos específicos, ou seja, não significa que vai funcionar para qualquer pessoa. É importante ressaltar que a restrição de carboidrato a longo prazo pode ter efeitos contrários ao desejado, causando um estresse no metabolismo que leva a perda de massa muscular e acúmulo de gordura.

Podem surgir sintomas como fraqueza, tontura, indisposição, irritação e outros. O aumento de proteínas também pode prejudicar o funcionamento dos rins. Por isso, essa dieta não é indicada para todas as pessoas, especialmente para diabéticos, portadores de pressão alta, doenças renais, para mulheres em aleitamento materno e para a maioria dos atletas.

Consulte um nutricionista para orientar uma alimentação balanceada e equilibrada para você!

Saiba mais sobre o efeito das dietas restritivas no nosso corpo na matéria Fazer dieta desacelera o metabolismo e engorda!

ácido úrico alto alimentação

Como reduzir o ácido úrico alto através da alimentação?

O que é o ácido úrico?

O ácido úrico é o produto final do metabolismo das purinas (elas são o resultado da quebra de aminoácidos presentes nas proteínas do organismo e nos alimentos). O ácido úrico circula no sangue, está presente nas articulações e é eliminado predominantemente pelos rins.

Ácido Úrico Alto

Quando os níveis sanguíneos aumentam, condição chamada de hiperuricemia, o ácido úrico se acumula em determinadas articulações sendo as mais frequentes: dedão do pé, tornozelo, calcanhar e joelho, levando a um quadro inflamatório local bastante doloroso, ficando a região muito inchada, vermelha e com aumento da temperatura da pele da região afetada.
A principal consequência do aumento do ácido úrico é a gota, mais frequente em homens do que em mulheres. Algumas condições que favorecem o aparecimento da doença são a idade, a presença de hipertensão arterial, a obesidade, o colesterol aumentado e o consumo de álcool.

Você sabia que é possível controlar e até prevenir o ácido úrico alto por meio da alimentação?

Confira as orientações nutricionais que preparamos para você:

EVITE: Alimentos com grande quantidade de purinas

  • Caldos de carne;
  • Sopas prontas;
  • Miúdos em geral: coração, fígado, rins, miolos;
  • Vitela, carneiro, cabrito;
  • Bacon, frios, embutidos em geral;
  • Peixes e frutos do mar: arenque, anchovas, bacalhau, sardinha, salmão, mexilhão, camarão, ostras, lagosta, caranguejo, ovas de peixe;
  • Aves: galeto, peru, perdiz, pombo, ganso;
  • Bebidas alcoólicas (principalmente a cerveja) .

MODERE O CONSUMO: Alimentos com teor moderado de purinas

  • Carne Bovina: 100 g/dia;
  • Frango sem pele: 120g/dia;
  • Peixe: 100g/dia (exceto os citados no 1º grupo): pescada, merluza;
  • Leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico, lentilha): 1/2 xícara, 1 vez ao dia;
  • Aspargos, cogumelos, espinafre, couve flor;
  • Margarina, manteiga;
  • Oleaginosas: nozes, amendoim, castanha do pará e castanha de caju;
  • Chocolate.

CONSUMA SEM RESTRIÇÕES: Alimentos com baixo teor de purinas

  • Frutas;
  • Suco de frutas;
  • Café
  • Queijos brancos
  • Leite e iogurte desnatados;
  • Arroz;
  • Massas;
  • Pães;
  • Biscoitos;
  • Cereais;
  • Verduras;
  • Legumes (exceto os citados anteriormente);
  • Azeite;
  • Óleos;
  • Açúcar
  • Doces.

7 dicas importantes para evitar o ácido úrico alto: 

  1. Evite o excesso de bebida alcoólica;
  2. Perca o excesso de peso;
  3. Beba de 2 a 3 litros de água por dia;
  4. Evite longos períodos em jejum;
  5. Evite bebidas gaseificadas (inclusive a água);
  6. Aumente o consumo de alimentos ricos em vitamina C (laranja, acerola, goji berry, limão);
  7. Consuma laticínios magros diariamente (leite/iogurte desnatados e queijos brancos).

 

gelatina é saudável

Gelatina é realmente uma sobremesa saudável?

A gelatina é conhecida por ser uma sobremesa saudável, pouco calórica, de baixo custo e fonte de colágeno, por isso se tornou a queridinha das pessoas que gostam de comer algo doce depois das refeições, mas não querem atrapalhar a rotina alimentar e a perda/manutenção do peso.
Além disso, por ser colorida e de fácil mastigação, ela também vêm sendo inserida na alimentação das crianças, muitas vezes antes de completar 2 anos de idade.

Mas será que a gelatina é saudável?

Confira abaixo as informações nutricionais de 3 marcas de gelatinas (sabor uva):

Marca 1 Marca 2 Marca 3
26 kcal 26 kcal 27 kcal
4,9 g de carboidratos 5 g de carboidratos (sendo 4,9 g de açúcar) 5,8 g de carboidratos
1,3 g de proteínas 1,3 g proteína 1,2 g de proteína
88 mg de sódio 90 mg de sódio 54 mg de sódio
108 mcg de vitamina A 97 mcg de vitamina A
8,1 mg de vitamina C 7,3 mg de vitamina C
1,8 mg de vitamina E 1,6 mg de vitamina E

*Valores correspondentes a porção de 7g do produto.
**Os valores podem variar conforme o sabor.

O que podemos verificar:

  • Elas possuem valor calórico baixo e a composição nutricional não difere muito de uma para outra
  • As marcas 1 e 3 não identificam a quantidade de açúcar, porém através da marca 2 conseguimos verificar que a quantidade é bem grande (70% do produto é açúcar)
  • A marca 3 não possui informação de vitaminas pois elas não foram adicionadas na formulação da gelatina.

Porém, como sempre falamos em diversos artigos, valor calórico baixo não é sinônimo de alimento saudável. Para saber do que é feito esse alimento e de onde vêm essas calorias é importante ler a lista de ingredientes, que está sempre em ordem decrescente, ou seja, o primeiro da lista é sempre o ingrediente em maior quantidade naquele alimento.

Vamos ver como é a lista de ingredientes dessas gelatinas?

 

Marca 1 Marca 2 Marca 3
Açúcar, gelatina, sal, maltodextrina, vitaminas: A, C e E, acidulante ácido fumárico, regulador de acidez citrato de sódio, aromatizante, edulcorantes artificiais: aspartame, ciclamato de sódio, acessulfame de potássio e sacarina sódica e corantes: Bordeaux S e azul brilhante FCF. Açúcar, gelatina, sal, vitaminas: A, C e E, regulador de acidez citrato de sódio, acidulante ácido fumárico, aromatizante, edulcorantes artificiais: aspartame, ciclamato de sódio, acessulfame de potássio e sacarina sódica e corantes artificiais: Bordeaux S, azul brilhante FCF e tartrazina. Açúcar, gelatina, sal, acidulante ácido fumárico, regulador de acidez citrato trissódico, aromatizante, edulcorantes artificiais: ciclamato de sódio, aspartame e sacarina sódica e corantes artificiais: vermelho Bordeaux e azul brilhante. Pode conter traços de corante artificial tartrazina.
  • Nas 3 marcas o açúcar é o ingrediente principal;
  • A gelatina pura (incolor e sem sabor – obtida através da fervura da pele e ossos de alguns animais) aparece apenas em segundo lugar na lista de ingredientes.
  • O sal é o terceiro ingrediente em maior quantidade;
  • Na marca 1, a maltodrextrina (um tipo de carboidrato que é rapidamente transformado em açúcar) é o 4º ingrediente da lista
  • Todas as marcas utilizam edulcorantes artificiais para adoçar o produto (mesmo já utilizando grandes quantidades de açúcar). Esses tipos de adoçantes não são indicados para alguns indivíduos como grávidas e hipertensos e o consumo de alguns deles pode trazer prejuízos para a saúde. Clique aqui para saber um pouco mais sobre esses adoçantes.
  • Excesso de corantes artificiais: Todas as gelatinas possuem aquela cor forte e bonita devido à presença deles, porém os mesmos não agregam nenhum valor nutritivo ao produto. Além disso, estudos associam o excesso do consumo de alimentos coloridos artificialmente com o desenvolvimento de reações alérgicas (principalmente em crianças) e o consumo de alguns corantes, como o tartrazina, vêm sendo relacionado ao déficit de atenção e hiperatividade infantil.

Conclusão: Apesar de parecer um alimento mais leve e ter poucas calorias, ela NÃO é saudável!

A gelatina é um produto cheio de açúcar, corantes e outros aditivos químicos que podem prejudicar sua saúde e do seu filho (principalmente se ele tiver menos de 2 anos).
E a gelatina diet? É a mesma coisa! A diferença é que não tem adição de açúcar, porém continua cheia de corantes, edulcorantes artificiais e outros aditivos químicos!

Mas eu e meu filho adoramos gelatina, e agora?

Você pode fazer utilizando suco natural ou suco integral de uva e gelatina em pó incolor e sem sabor. Essa gelatina não tem adição de nenhum corante ou outro aditivo químico, o ingrediente é apenas gelatina em pó!
Outra opção é utilizar o Agar-agar, que é de origem vegetal (algas) e ainda auxilia no funcionamento do intestino.

Confira 2 opções de receitas abaixo:

Gelatina de Agar-agar

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de Agar-agar em pó
  • 200 ml de água fria
  • 400 ml de suco concentrado de uva integral

Modo de preparo
Dissolva o Agar-agar na água fria e leve ao fogo brando. Ferva por aproximadamente 1 minuto.
Espere esfriar um pouco, junte o suco de uva e misture bem. Coloque nas taças e espere esfriar.

Gelatina natural

Ingredientes

  • 500 ml de suco natural de sua preferência (Caso precise adoçar prefira mel ou açúcar mascavo/demerara)
  • 1 envelope de gelatina em pó incolor e sem sabor

Modo de preparo
Dissolva a gelatina conforme as instruções do fabricante e misture ao suco.
Leve à geladeira por 4 horas.

lanches saudáveis e econômicos

12 ideias de lanches saudáveis e econômicos para você fazer em casa

Os lanches intermediários são fundamentais para nos mantermos com energia o dia todo, contribuindo para uma melhor produtividade no trabalho e melhor rendimento ao realizarmos exercícios físicos. Fazer pequenos lanches entre as refeições principais também ajuda a equilibrar nosso metabolismo, prevenindo doenças e nos deixando mais dispostos para nossas atividades diárias.
A maior dificuldade das pessoas é saber o que comer nesses intervalos, pois nas lanchonetes e mercearias, por exemplo, existem milhares de opções, na maioria das vezes nada saudáveis. Atualmente, com uma procura maior por escolhas alimentares saudáveis, alguns estabelecimentos tem oferecido opções “mais saudáveis” de snacks, biscoitos, barras, etc, porém o valor é sempre elevado demais e sabemos que nem todo produto fitness é realmente saudável.
Nesse caso, a melhor solução é levar lanchinhos saudáveis preparados em casa.

Confira 12 ideias de lanches saudáveis e econômicos e 7 receitas deliciosas:

Lanche 1:

1 banana amassada com 1 colher (chá) de canela e 1 colher (sopa) de farelo de aveia

Lanche 2:

3 colheres (sopa) de abacate amassado ou batido com 2 colheres (chá) de cacau em pó sem açúcar + 1 colher (sobremesa) de chia + 1 colher (chá) de adoçante xilitol ou stévia ou sucralose

Lanche 3:

1 maçã assada com canela e/ou cravo à gosto

Lanche 4:

Mix de oleaginosas: 1 castanha do Pará + 3 castanhas de caju + 6 amêndoas + 2 nozes + 1 damasco seco + 1 ameixa seca

Lanche 5: Granola em Barra

Granola em Barra

Ingredientes:

  • 300 g de aveia
  • 6 colheres (sopa) de gérmen de trigo
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 colher (sopa) de semente de gergelim
  • 1 e ½ colher (chá) de canela
  • 4 colheres (sopa) de óleo de girassol
  • 3 colheres (sopa) de mel
  • 1 e ½ colher (chá) de essência de baunilha
  • 3 bananas pequenas, maduras
  • ¼ xícara (chá) de suco de limão

Modo de preparo:
Aqueça o forno. Numa tigela misture os 5 primeiros ingredientes. À parte misture o óleo, 2 colheres de mel e a baunilha. Despeje em cima da mistura da granola, mexendo levemente. Espalhe num tabuleiro untado com gotas de óleo. Asse e mexa ocasionalmente por 15minutos. Num prato amasse as bananas, o restante do mel e junte à mistura da granola. Espalhe novamente na assadeira e leve ao forno por mais 15 minutos. Corte em barras pequenas.

Dica 6: Pão de farelo de aveia + patês saudáveis

Pão de farelo de aveia

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 2 colheres (sopa) de farelo de aveia
  • 1 colher (sopa) de queijo cottage
  • 2 colher (sopa) de água
  • Sal à gosto
  • 1 colher (café) de fermento em pó

Modo de preparo:
Misture tudo, coloque em uma forma e leve ao micro-ondas por 3 minutos. Espere esfriar, corte o pão ao meio. Recheie com as opções saudáveis (pasta de grão de bico ou creme de cottage ou gacamole), grelhe no gril.

Patê 1: Pasta de grão de bico

Ingredientes:

  • 250 g de grão-de-bico
  • 2 folhas de louro
  • ½ xicara (chá) de água do cozimento dos grãos
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
  • Azeite de oliva extra virgem
  • Suco de 1 limão
  • Sal e salsa picada a gosto.

Modo de Preparo:
Deixe o grão-de-bico de molho em água filtrada de um dia para o outro. Despreze a água do remolho e cozinhe em uma água nova em panela de pressão com folhas de louro. Coloque a água no liquidificador e vá aos poucos jogando os grãos. Continue batendo a massa no liquidificador e vá adicionando o alho, o tahine, o azeite e suco de limão aos poucos, até obter um creme. Tempere com salsa a gosto e despeje numa vasilha.

Patê 2: Creme de cottage

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de queijo cottage
  • 1 fatia de peito de peru light picada ou ½ lata de atum ou 1 colher de sopa de frango desfiado
  • Orégano e ervas finas à gosto.

Modo de preparo:
Misture os ingredientes em um recipiente e conserve na geladeira.

Patê 3: Guacamole

Ingredientes:

  • 1 tomate cortado em cubos
  • 2 avocados/abacates pequenos
  • 1 limão espremido
  • ½ cebola picada
  • Sal e molho de pimenta à gosto

Modo de Preparo:
Amasse suavemente os avocados/abacates. Misture a cebola, o suco de limão, o molho de pimenta e o sal. Por último, acrescente o tomate. Armazene na geladeira.

Lanche 7:

1 porção de cenoura baby (8 unidades) + 1 col. sopa de pasta de grão de bico

Lanche 8:

1 porção de tomatinhos cereja (8 unidades) + 8 cubos pequenos de queijo branco ou 1 col. sopa de creme de cottage

Lanche 9:

6 unidades de biscoito de arroz integral + 2 col. sopa de guacamole

Lanche 10: Pão de Queijo de Frigideira

Pão de Queijo de Frigideira

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 2 colheres (sopa) de água
  • 2 colheres (sopa) de polvilho doce ou azedo ou goma de tapioca,
  • 1 colher (chá) de chia (ou uma colher de chá de linhaça ou gergelim preto)
  • 1 colher (sopa) de requeijão light.

Modo de Preparo:
Bata tudo com garfo e leve ao fogo numa frigideira antiaderente e cozinhe ambos os lados.

Lanche 11:

2 ovos mexidos + tempero natural (orégano, salsinha, cebolinha, etc) 

Lanche 12: Bolinho sem carboidrato

Bolo de caneca sem carboidrato

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 3 colheres (sopa) de coco ralado (sem açúcar)
  • 2 colheres (sopa) de leite de coco
  • 1 colher (chá) óleo de coco
  • 2 colheres (sopa) de nata (ou creme de leite sem soro)
  • 1 colher (chá) fermento em pó
  • 1 pitada de canela
  • 1 pacotinho de adoçante (Stevia ou Sucralose) ou 30 gotas do adoçante liquido.

Modo de Preparo:
Misture bem todos os ingredientes líquidos e só depois adicione o coco ralado, a canela e o fermento. Unte um potinho fundo ou uma xícara grande com óleo de coco e adicione a mistura. Leve ao micro-ondas por 2 a 3 minutos.

Para saber qual melhor opção para você de acordo com sua rotina e objetivo, procure um nutricionista. Assim você terá uma avaliação completa de suas necessidades nutricionais e uma estratégia nutricional específica para você.

E, por último, nada de usar margarina!

Ela não é nada saudável! Aprenda a substituir com a nutri Mirelli: