grávida pode comer sushi

Nutri, grávida pode comer sushi?

Toda grávida é bombardeada por informações! “Isso pode, isso não pode, come isso, não come aquilo, me contaram isso, isso aconteceu comigo, não faça isso…” São tantas informações, são tantos palpites que não dá para saber o que é verdade ou mito. Mas hoje vamos ajudar a esclarecer uma grande dúvida: afinal, grávida pode comer sushi?

Nutri, quais os benefícios encontrados na culinária japonesa?

A culinária japonesa é apreciada por muitas pessoas e o principal anfitrião dela é o peixe cru, seja atum ou salmão. Ela é rica em nutrientes e faz bem para a saúde, exceto o molho shoyu que tem muito sódio. 😉
O salmão e o atum são peixes ricos em ômega-3! Alguns benefícios do ômega-3 são:

  • evita a formação das placas que obstruem as artérias,
  • reduz o colesterol
  • combate os triglicerídeos
  • é anti-inflamatório
  • possui proteínas de alto valor nutritivo e de alta digestibilidade.

Já a nori, alga utilizada no preparo de temaki e sushi, é rica em iodo, cálcio, ferro, potássio e proteínas, além de vitaminas A, B1, B2 e C.

Grávida pode comer sushi ou será que é mesmo necessário retirar o sushi e o sashimi da alimentação?

Existem duas questões que geram a dúvida de gestante poder ou não comer sushi: a ingestão de mercúrio e a contaminação alimentar.

Sobre a ingestão de mercúrio

Em relação ao mercúrio, a intoxicação por esse metal pode causar danos à saúde em qualquer pessoa, independente da pessoa ser gestante ou não, ser homem ou mulher, criança ou adulto; além de poder causar problemas no desenvolvimento fetal.
O atum é um peixe que tem maior probabilidade de estar contaminado com mercúrio, por isso deve ser consumido com moderação, principalmente na gestação.
Já o salmão é um peixe que tem baixa probabilidade de acumular mercúrio. Mas, chamo sua atenção a essas palavras: “a intoxicação por mercúrio, o consumo excessivo de mercúrio” que podem causar danos à saúde. Isso quer dizer que você deve saber a procedência do peixe que você come!

Sobre a contaminação alimentar

Com relação à contaminação, toda gestante é recomendada a evitar alimentos crus, para evitar uma possível infecção alimentar. Mas essa infecção pode advir de frutas, verduras e legumes mal higienizados, de peixes crus ou de qualquer outro alimento manipulado em ambiente cujas condições sanitárias não são boas. Então, o peixe cru não é o grande vilão! Diversos alimentos devem ser evitados…
Leia também: Gravidez e Segurança alimentar: Quais cuidados preciso tomar?

Mas nutri, o que podemos concluir com todas essas informações? Grávida pode comer sushi ou não?

Podemos concluir que grávida pode comer sushi, desde que tenha certeza da procedência do restaurante, da higiene da cozinha e do frescor e origem do peixe utilizado! É difícil ter certeza disso tudo? SIM, MUITO! Então, se você tem a mínima dúvida, não consuma!
Outra coisa bem importante antes de decidir comer sushi: consulte seu médico! É sempre importante considerar as recomendações dos profissionais que estão te acompanhando.

Passo-a-passo para você montar e manter uma horta em casa com sucesso

Passo-a-passo para você montar e manter uma horta em casa com sucesso

Você já pensou em fazer sua própria horta em casa? É uma ótima ideia! Uma horta em casa traz benefícios à sua saúde e de toda a sua família e muito mais qualidade de vida!
É um incentivo ao maior consumo de hortaliças e vegetais no dia a dia e com praticidade, por tê-los disponíveis fresquinhos na hora de cozinhar aquele prato maravilhoso, acrescentando muito mais saúde e sabor.
Mais um ponto positivo: Hortaliças e legumes cultivados em casa são orgânicos, por não terem agrotóxicos! Os agrotóxicos são substâncias químicas utilizadas na agricultura e o seu uso indiscriminado pode causar grande impacto ao meio ambiente e à saúde humana, como dor de cabeça, tontura, vômito, dor abdominal, depressão e até o aumento da incidência de câncer.

Ah nutri, mas eu não tenho espaço para uma horta em casa, meu apartamento é pequeno!

Não se preocupe: Não ter uma casa grande ou quintal não é motivo para não ter horta! É só você escolher um cantinho livre, um local que receba algumas horas de sol direta por dia e adaptar o tamanho da sua hortinha.
Você quer ter mais qualidade de vida, saúde e praticidade no dia a dia? Então vamos lá!

Passo-a-passo para você montar e manter uma horta em casa com sucesso

1º Passo: Escolha a localização da sua horta

Será no quintal ou na janela do seu apartamento? Qual tamanho ela deve ter? Lembre-se de ser um local que receba algumas horas de sol por dia.

2º Passo: Escolha o recipiente em que ela será feita

Em jardineiras, vasos, potes, latas ou outro? Lembre-se: antes de plantá-las em qualquer recipiente horizontal, é importante fazer furos no fundo, para não encharcar demais as plantas nem apodrecer suas raízes.

3º Passo: Quais mudas serão plantadas?

Existem diversos tipos: cebolinha, alecrim, manjericão, tomilho, orégano, manjericão, entre outras. Escolha os temperos e verduras que você mais gosta e utiliza diariamente na cozinha. Uma outra boa dica para apartamentos é fazer jardineiras, pois podem ser colocadas diversas mudas juntas, assim economizando espaço.

4º Passo: Prepare um bom solo!

O sucesso da horta depende do bom preparo do solo: a adubação equilibrada da terra é muito importante em canteiros, caixas ou vasos. E como fazer? Misture duas partes de terra comum, uma parte de composto orgânico e uma parte de areia ou húmus. Outra opção é comprar a terra já adubada em lojas especializadas. O solo deve ficar bem fofo para as raízes crescerem.

5º Passo: Mãos à obra e monte a sua hortinha!

  1. Separe os materiais necessários: o vaso escolhido (já com furos embaixo), a terra adubada, a areia, brita, as sementes/mudas e ferramentas, como pá e luvas.
  2. Preencha um terço do vaso com brita ou pó de brita (drenagem).
  3. Coloque a terra adubada pronta ou feita em casa (conforme o passo número 4) até a borda do vaso;
  4. Espalhe um pouco de areia;
  5. Plante as sementes/mudas escolhidas;

6º Passo: Lembre-se de regar!

É importante não esquecer de regá-las, mas também não colocar água em excesso. Geralmente, a horta deve ser regada diariamente (1 a 2 vezes ao dia) ou a cada dois dias, o que pode variar de acordo com a região e espécie, então quando comprar as mudas, informe-se o quanto de água e com qual frequência aquela espécie precisa. Um truque para saber se não colocou água em excesso é regá-las sem deixar escorrer água embaixo e para saber se estão com falta d’água, observar o seu aspecto: folhas amareladas, secas ou caídas podem ser sinais de falta de água.

7º Passo: Cuide da sua horta diariamente!

Regue-as, retire matos, ervas daninhas e sujidades diariamente com as mãos. Deixe tomar algumas horas de sol diariamente. Mantenha longe de animais, insetos, poeira, fumaça, vento forte ou produtos químicos. Após cada colheita ou quando necessário, reponha o adubo. Peça ajuda as crianças e faça disso uma experiência positiva para elas também!

Pronto, horta em casa concluída com sucesso!

Agora é só cuidar diariamente da sua hortinha e aproveitar todos os benefícios que traz à sua saúde e de sua família, além de ficar linda na sua decoração de casa! E fazer preparações deliciosas com as hortaliças e temperos da sua horta, com muito sabor e qualidade no seu dia a dia!

BÔNUS: Fique de olho na sua hortinha!

Sua planta está recebendo pouca luz se…

  • Crescer com espaçamento maior entre folhas
  • As folhas inferiores tornam-se amarelas e caem (falta de água ou fertilizante podem ser outras causas para este efeito, mas não sendo, o diagnóstico é pouca luz)
  • Nenhum crescimento ou um crescimento lento
  • Novos brotos se inclinam em direção à luz

Sua planta está recebendo luz demais se…

  • Aparecem manchas marrons queimadas nas folhas
  • Folhas desbotadas
  • Plantas murchas ao meio-dia
  • Folhas ficam secas e caem

Exemplos maravilhosos de horta em casa para você se inspirar!

Hote
Passo-a-passo para você montar e manter uma horta em casa com sucesso - Inspiração


Passo-a-passo para você montar e manter uma horta em casa com sucesso - Inspiração

Lasanha congelada X Lasanha caseira

Pare e compare: Lasanha congelada X Lasanha caseira

Família reunida ao redor da mesa, jogando conversa fora, dando boas risadas, todo mundo se divertindo! Mas peraí, quem vai fazer o almoço? Ahh nutri só comprar lasanha congelada, super prática! Aí eu te pergunto: será que a praticidade compensa a qualidade nutricional? Vamos parar e comparar a Lasanha congelada X Lasanha caseira!

Pare e compare: Lasanha congelada X Lasanha caseira

Porção de 300g Lasanha de abobrinha e frango Lasanha Industrializada de frango
Calorias 380Kcal 453Kcal
Carboidratos 7,89g 39g
Gordura 18,5g 21g
Gordura trans 0,52g 0g
Proteína 45g 26,7g
Fibra 3,36g 4,5g
Sódio 505,6mg 834mg
Preço R$4,20 R$6,25

A lasanha é um prato tradicional de domingo e muito saboroso! Mas, a lasanha industrializada, como todo alimento ultraprocessado, contém muitos aditivos químicos, sódio em excesso, grande quantidade de carboidrato além de não ser tão saborosa assim, né?!
Que tal você inovar na lasanha de domingo e fazer uma lasanha de abobrinha? Mais saudável, mais saborosa, menos sódio, menos carboidrato e muito mais proteína! Garanto que você não irá se arrepender!

Lasanha de abobrinha e frango

Lasanha congelada X Lasanha caseira - Receita de lasanha de abobrinha
Ingredientes

  • 2 abobrinhas (+/-400g)
  • 500g de peito de frango desfiado
  • 1 cebola média em cubinhos (+/-70g)
  • 2 dentes de alho médios triturado (+/-6g)
  • 340g de molho de tomate caseiro
  • 1 colher café de sal
  • Pimenta à gosto
  • Folhas de manjericão
  • Orégano
  • 350g de queijo muçarela ralado

Modo de Preparo
Em uma panela doure o alho e a cebola com um pouco de azeite e coloque o filé de frango desfiado. Adicione o sal, a pimenta e molho de tomate caseiro (a receita para o molho de tomate caseiro você encontra aqui: ). Deixe apurando alguns minutos até dar o ponto. Por último coloque as folhas de manjericão. Uma dica é deixe o molho ficar mais sequinho, pois a abobrinha solta muita água.
Descarte as pontas das abobrinhas. Corte-as, no sentido longitudinal, em fatias médias com uma faca ou mandolin. Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e doure as fatias dos dois lados.
Montagem: em uma travessa despeje um pouco do molho, faça uma camada de abobrinha, queijo muçarela e repita esse processo até finalizar. Por último coloque muçarela e orégano.
Leve ao forno pré-aquecido a 200° por aproximadamente 20 minutos ou até dourar.

E bom apetite!

Comparamos o iogurte grego e iogurte natural! Descubra qual a melhor opção!

Comparamos o iogurte grego e iogurte natural! Descubra qual a melhor opção!

O iogurte é uma bebida prática e fácil de levar ao trabalho, sendo ideal para incluir nos lanches intermediários. Pode ser consumido puro, batido com frutas ou misturado a cereais (aveia ou granola). Você já deve ter se deparado com uma variedade imensa de produtos lácteos nas prateleiras dos supermercados. Mas, sempre surge aquela dúvida: entre o Iogurte grego e iogurte natural, qual escolher?
O iogurte nada mais é do que um leite fermentado por bactérias que se alimentam da lactose e liberam ácido láctico. Entretanto, existem vários tipos. Hoje vamos falar sobre a composição nutricional do natural e do grego.

Pare e compare: Iogurte grego e Iogurte Natural

Porção de 100g Iogurte Grego Iogurte Natural
Calorias 134  74
Carboidratos 17g 5,3g
Proteínas 5,6g 4g
Gorduras 8g 6,7
Cálcio 177mg 145mg
Sódio 94mg 74mg

Calorias

Quando comparamos as calorias, o iogurte natural sai na frente, com menos calorias. Em 100 gramas o iogurte grego tem 134 calorias. Já o natural possui 74 calorias.

Carboidratos

Aqui, a diferença entre os dois é mais significativa, o iogurte grego tem 3x mais carboidratos que o natural. Isso porque o iogurte natural não tem açúcar de adição, como acontece com o iogurte grego. Assim, o iogurte natural só contém o açúcar natural do leite.

Proteínas

Nessa categoria, o iogurte grego tem quantidades maiores de proteína que o natural. Normalmente, os iogurtes ricos em proteínas são mais densos e mantêm a saciedade por mais tempo. Eles são bons para substituir um lanche que seria mais calórico ou rico em carboidratos, como biscoitos por exemplo.

Gorduras

O iogurte natural tem menos gordura que o grego. Se a ideia é não ingerir muita gordura, a melhor opção é ficar com o iogurte natural desnatado.

Sódio

O iogurte grego tem um teor maior de sódio em comparação ao natural.

Textura e sabor

O grego é mais consistente que os iogurtes convencionais e bebidas lácteas.

Iogurte grego e iogurte natural: afinal, qual o melhor?

Comparando todas essas questões entre o iogurte grego e iogurte natural, pode-se dizer que o iogurte natural é melhor opção para ser ingerido diariamente, já que há uma quantidade menor de calorias, de carboidratos, de gorduras e de sódio!
Você já conhece o kefir? Vem conferir como fazer iogurte com ele!

Nutri, posso incluir macarrão na dieta? Ele é uma ameaça a minha reeducação?

Nutri, posso incluir macarrão na dieta? Ou ele é uma ameaça a minha reeducação alimentar?

Macarrão é quase unânime: existem vários tipos, formatos, molhos para acompanhar… difícil alguém que não goste de pelo menos uma combinação, não é mesmo? Mas esse popular prato italiano tem encontrado algumas pedras pelo caminho nos últimos tempos: foi pintado como vilão por ser fonte de carboidratos e até atrapalhar o emagrecimento. Afinal de conta, pode ou não incluir macarrão na dieta?

Você pode sim incluir macarrão na dieta!

Uma pesquisa publicada no começo desse ano por cientistas da Universidade de Toronto mostrou que comer macarrão não atrapalha quem está querendo emagrecer não!
Esse estudo é importante porque é o que chamamos de revisão sistemática: ao invés de fazer um estudo com algumas pessoas, os pesquisadores reuniram dados de todos os estudos de alta qualidade semelhantes dos últimos anos que analisaram o consumo de macarrão e composição corporal. Ou seja, é como se fosse um estudo gigante, com muitas pessoas e de ótima qualidade.

Como foi o estudo?

Busca de artigos científicos randomizados controlados com os seguintes critérios:

Participantes
Adultos Saudáveis
Intervenção
Dietas de baixo índice glicêmico com consumo de macarrão
Comparação
Dietas de alto índice glicêmico sem consumo de macarrão
Desfechos avaliados
  • Peso corporal
  • IMC
  • % gordura corporal
  • circunferência da cintura
  • relação cintura quadril
Seleção inicial de 3126 artigos – desses, 29 estavam dentro dos critérios acima.

Resultados principais do estudo

Participantes que seguiram uma dieta de baixo índice glicêmico e mantiveram consumo de macarrão semanalmente reduziram peso corporal e IMC em comparação a participantes com dieta de alto índice glicêmico. Saiba mais sobre o que é índice glicêmico aqui!

A qual conclusão chegamos com esse estudo?

Consumir macarrão, dentro de uma dieta saudável, não traz prejuízo nenhum para quem está buscando emagrecimento! Como sempre falamos por aqui: o segredo está no equilíbrio.
Se você ama macarrão, não precisa deixa-lo de lado. Mas também não significa que dá para consumir macarrão todo dia no almoço e no jantar, com molhos ricos em gorduras, por exemplo.
Agora um ponto importante: o macarrão feito com trigo grano duro tem uma digestão um pouco mais lenta (ou seja, sobre menos o açúcar do sangue) do que o macarrão feito com trigo comum. No Brasil, a maior parte do macarrão que consumimos é feito com trigo comum, infelizmente. Então, procure ao menos escolher versões com trigo integral, ok?

Outra dica valiosa para quem incluir macarrão na dieta: preocupe-se com a refeição inteira!

Nutri, posso incluir macarrão na dieta? Ele é uma ameaça a minha reeducação? - Não tão bom exemplo de refeição com macarrão - Foto de um prato com macarrão e molho branco com queijo e bacon

Essa refeição é:

  • Rica em carboidratos
  • Rica em gorduras
  • Pobre em proteínas
  • Pobre em fibras
  • Pobre em vitaminas e minerais
Nutri, posso incluir macarrão na dieta? Ele é uma ameaça a minha reeducação? - Bom exemplo de refeição com macarrão - Foto de um prato com macarrão + almôndegas + salada

Essa refeição é:

  • Moderada em carboidratos
  • Moderada em gorduras
  • Fonte de proteínas
  • Rica em fibras
  • Rica em vitaminas e minerais

Entendeu a diferença? A questão não é apenas o macarrão, mas o que você vai consumir junto com ele.

Então corre para cozinha preparar seu macarrão com os acompanhamentos mais saudáveis que encontrar! Buon apetito!

benefícios da dieta mediterrânea

11 benefícios da Dieta Mediterrânea: a dieta mais estudada atualmente

Estamos em contato diariamente com pessoas, blogs, programas de tv, jornais e outros falando sobre dieta. Cada dia é uma dieta diferente… e se bobear acabamos até misturando as dietas! Por isso, é importante entender bem cada uma delas. E hoje vamos conhecer os benefícios da dieta mediterrânea, bastante utilizada principalmente nas regiões ao redor do mar mediterrâneo! Vamos saber mais sobre essa dieta?

Como funciona a dieta mediterrânea?

A dieta mediterrânea ou dieta do Mediterrâneo tem algumas características próprias, como:

  • É baseada em alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, cereais integrais ou pouco refinados, leguminosas secas ou frescas, frutos secos, e oleaginosas
  • O azeite de oliva é a principal fonte de gordura utilizada
  • Baixo consumo de carnes vermelhas
  • Alto consumo de pescados, principalmente frescos
  • Baixo a moderado consumo de laticínios, e preferencialmente queijos e iogurte
  • Consumo preferencial de produtos frescos da região, pouco processados e de época
  • Consumo moderado de vinho tinto
  • Os pratos são preparados de forma simples, como sopas, cozidos, ensopados e os temperos mais utilizados são o alho, a cebola e as ervas aromáticas

A dieta mediterrânea é uma das mais indicadas para quem quer evitar e prevenir doenças do coração, sabia?!

Além disso, ela ainda tem vários outros benefícios!

Benefícios da Dieta Mediterrânea

  • Redução de triglicerídeos
  • Aumento do HDL colesterol (considerado o “colesterol bom”)
  • Redução do desenvolvimento de câncer
  • Proteção da saúde cerebral e prevenção de doenças neuro-degenerativas
  • Redução dos componentes que levam à síndrome metabólica
  • Previne e retarda o envelhecimento da célula
  • Auxilia no bom funcionamento intestinal
  • Reduz o risco de AVC e infartos
  • Emagrecimento e prevenção de sobrepeso
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Auxilia no tratamento e prevenção da depressão.

Se ela for bem elaborada e equilibrada, a dieta mediterrânea é sem contraindicações

Dentre a grande variedade de dietas que temos a nossa disposição atualmente, a dieta mediterrânea é a mais estudada e não temos nenhuma contraindicação para o seu uso, isso se ela for bem elaborada e equilibrada.

3 principais pontos importantes para começar a seguir a dieta mediterrânea

1. Escolha um bom azeite de oliva

Os benefícios do azeite de oliva são vários! Ele é antioxidante, prevenindo o envelhecimento celular, é anti-inflamatório, auxilia no controle do colesterol, contribui na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e ajuda a prevenir e combater o câncer (próstata, cólon, mama). Existem 3 passos para escolher um bom azeite, clique aqui e confira o artigo: Você sabe escolher o melhor azeite de oliva?

2. Reduzir o consumo de carne vermelha ou trocar por peixes frescos

Os benefícios da redução do consumo de carne vemelha são inúmeros! Uma dieta sem carne pode ajudar na prevenção de doenças crônicas como cardiopatias, diabetes, hipertensão arterial e câncer.
O planeta também agradece! A produção de carnes, ovos e laticínios demanda volumes enormes de água, energia e terra, além de gerar poluição por antibióticos e emitir gases do efeito estufa.

3. Preferir alimentos naturais, de época e frescos

Opte por alimentos naturais, pois são mais saudáveis e nutritivos. Evite sempre os produtos industrializados.
Você sabia? Os produtos industrializados de uma maneira geral são sempre ricos em sódios, conservantes, etc, que aumentam a pressão arterial.
São passos fáceis e simples para inserir na nossa rotina, né?! Agora que tal começar a inserir alguns desses hábitos, e aproveitar todos esses incríveis benefícios da dieta mediterrânea e de uma alimentação mais saudáve?! 🙂