alimentação saudável morando no exterior

Vai fazer intercâmbio? 9 dicas para você manter uma alimentação saudável morando no exterior

O intercâmbio é uma prática muito comum hoje em dia. É uma maneira de agregar conhecimento científico, aprender novos idiomas, novas culturas e até quem sabe novos hábitos, sejam eles culturais ou alimentares. Mas você vai pra um país diferente, onde você não conhece nada e, muita das vezes, não conhece ninguém. Então o que vou fazer? O que vou comer? Como vou manter uma alimentação saudável morando no exterior?
Muita calma nessa hora! Não se desespere que a nutri vai te dar algumas dicas!

9 dicas para você manter uma alimentação saudável morando no exterior

1ª Conheça os hábitos do país que vai fazer o intercâmbio

  • Pesquise sobre a cultura do país!
  • O que eles têm o hábito de fazer e comer?
  • Qual o horário que as lojas funcionam e que eles dormem?
  • Se eles fazem refeições completas ou se fazem mais lanches?
  • Quais são as comidas típicas, se frutas, verduras e legumes são de fácil acesso?

Conhecer um pouco a cultura do país é o primeiro passo para você se organizar e ter uma alimentação saudável morando no exterior.

2ª Crie uma rotina e se organize

  • Que horas você vai estudar?
  • Que horas vais se alimentar?
  • Quantas refeições irá fazer?
  • Que horas vai fazer compras?
  • Que horas vai conhecer os postos turísticos?

Programe-se! Separe um horário para ir ao supermercado e ao sacolão e um horário para cozinhar, coloque horários para suas refeições e não deixe para fazer tudo em cima da hora. Dessa maneira, além de se alimentar melhor, você aproveita melhor seu dia!

3ª Cozinhe

Cozinhe! Isso mesmo: cozinhe! Além de ser prazeroso e uma terapia, quando você cozinha é garantido que sua refeição será de qualidade e saborosa! Utilize alimentos in natura ou minimamente processados, pois são mais saudáveis. Utilize temperos naturais que além de saborosos, são ricos em antioxidantes e vitaminas! E se o seu tempo for curto, prepare todas as refeições da semana e congele as porções, assim você não terá desculpas para não se alimentar bem!

4ª Prepare seus lanches

Quando for sair, seja para estudar ou conhecer a cidade, leve com você seus lanches! Eles devem ser preparados de acordo com suas necessidades: eles podem ser desde uma fruta e oleaginosas a uma refeição completa! Isso evita que você cai em tentação e coma alimentos ricos em açúcares, sódio e gorduras!

5º Pesquise os restaurantes locais

Faça uma pesquisa na região em que você vai morar para saber quais restaurantes e lanchonetes existem próximo da sua casa e dos pontos turísticos. Procure se informar o que eles servem, quais têm opções mais saudáveis, qual o custo das refeições! Dessa forma, quando você sair para comer fora já sabe para onde ir!

6ª Dê preferências a alimentos in natura: frutas, verduras e legumes

Prefira alimentos in natura: frutas, verduras e legumes! E se possível compre-os em feiras locais, pois não terão agrotóxicos (além de você poder conhecer os moradores locais)! Esses alimentos são ricos em fibras, vitaminas e minerais e permitem, ainda, que sejam preparados de diversas maneiras, proporcionando a você diferentes aventuras gastronômicas!

7ª Evite enlatados e congelados

Alimentos enlatados e congelados, em sua maioria, são alimentos ultraprocessados com alto teor de sódio, açúcares e gorduras! São alimentos que devem ser evitados ao máximo! Por mais que eles sejam mais práticos, não caia nesse golpe!

8ª Experimente novos sabores: alimentos e comidas típicas!

Você estará em um país diferente, com uma cultura diferente, então aproveite! Descubra quais são os alimentos (frutas, bebidas, hortaliças) e pratos típicos da região e experimente! Experimente independente se eles são saudáveis ou não! Temos que conhecer novos sabores, ter novas experiências! Lembre-se: comida também é cultura!

9ª Faça exercícios físicos

Essa não é uma dica relacionada à alimentação, mas sim a saúde! Não deixe de praticar atividade física quando estiver fazendo seu intercâmbio! Faça atividades ao ar livre, aproveite os parques e praças da cidade, porque além de se exercitar, você estará conhecendo novos lugares!
No mais, aproveite seu tempo nesse novo país da melhor forma possível!

cafe marita emagrece mesmo

Café Marita emagrece mesmo? Já ouviu falar dele?

Atualmente o sobrepeso e a obesidade são algumas das principais queixas que nós, nutricionistas, atendemos no consultório. Percebemos que a busca das pessoas por produtos que se intitulam “milagrosos” para emagrecer, cada vez maior. E as indagações “café marita emagrece mesmo, nutri?” “cortar carboidratos emagrece?” cada vez mais constantes.
Criatividade na hora de emagrecer não falta… São dietas da lua, da banana, do ovo, termogênico X, suplemento Y, tudo pensando no emagrecimento. E seguindo essa linha criativa a empresa Marita pensou em associar a bebida mais consumida no mundo com o processo de emagrecimento e desenvolveu o Café Marita, você já ouviu falar?

Mas será que o café Marita emagrece mesmo?!

Bom, primeiramente vamos analisar a composição!

Segundo a empresa Marita, o famoso café é composto por:

  • Café solúvel
  • Psyllium
  • Erva mate (Ilex paraguariensis)
  • Garcínia Mangostana

Mas esses nomes diferentes servem para quê? O que realmente são? Então vamos às explicações!

Quais os ingrediente que compõe o café Marita?

Café solúvel

É o tão famoso cafezinho do nosso dia a dia, porém sua produção é feita de forma solúvel, para que não precise coar no momento do preparo. Tem efeito estimulante por conta da cafeína e pode causar dependência, porém relativamente baixa quando comparada à outras drogas.

Psyllium

É um tipo de fibra solúvel que auxilia no aumento do volume de fezes, melhora a evacuação e reduz o tempo de trânsito intestinal. Pode causar flatulência, reduzir a absorção de medicamentos e não deve ser usado em pacientes com estenoses.

Erva mate

É muito conhecida pelo seu consumo no chimarrão. É rico em cafeína, tem propriedades antioxidantes e pode auxiliar na redução de gordura visceral e saciedade. Seu consumo exagerado pode levar à dependência e agitação.

Garcínia Mangostana

É um dos principais frutos do trópico asiático pelo sabor e aroma da polpa agradáveis. É rico em nutrientes, tem potencial anti-inflamatório, antitumoral, antibacteriano e protetor do sistema imune.

Energia e Saciedade com cautela!

A proposta da empresa é um produto que dê energia e saciedade ao mesmo tempo, sem trazer prejuízos à saúde, porém, como na maioria dos produtos industrializados, é necessário cautela no seu consumo.
O processo de emagrecimento é fisiologicamente complexo e não é tão simples de acontecer, por isso apenas um produto não fará “milagre” para a redução de peso.

Nós precisamos buscar um equilíbrio entre mente, alimentação e atividade física para conseguir alcançar o sucesso.

Leia também: Ou é TUDO ou é NADA? Você precisa saber sobre equilíbrio na alimentação!
Procure sempre um nutricionista ou consulte seu médico antes de iniciar o consumo desses produtos.

substituir o refrigerante

Você ainda toma refrigerante? Confira 5 alternativas para substituir o refrigerante

Que o refrigerante está presente na mesa do brasileiro há décadas todo mundo sabe, mas você sabia que seu consumo aumentou cerca de 400% desde 1970? O que era uma bebida de consumo esporádico, para festas e finais de semana, passou a fazer parte da rotina das pessoas, ocupando o lugar muitas vezes do leite, chás e sucos naturais. Vem comigo descobrir alternativas para substituir o refrigerante pra lá de saborosas e muito mais saudáveis!

O que é o refrigerante?

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas não Alcóolicas (ABIR), “o refrigerante é uma bebida industrializada, não alcoólica, carbonatada, adicionada de aromas, com alto poder refrescante”. Tá…você viu algum nutriente, alguma substância benéfica nesta lista? Não né! Ao longo dos anos trocamos bebidas de alto valor nutricional ricas em vitaminas, minerais e fibras por bebidas ricas em açúcar e componentes químicos!

Açúcar enlatado!

A organização Mundial da Saúde recomenda o consumo máximo de 25 gramas de açúcar por dia. Em uma latinha de refrigerante de 350ml tem entre 36 e 49g de açúcar… o dobro da recomendação diária!
O excesso de açúcar está diretamente relacionado com o aumento de peso, que por sua vez aumenta o risco de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e cardiopatias. Parece exagero? Cientistas mostram em uma pesquisa publicada na revista científica Obesity em 2014, que adultos que tomavam um copo de bebidas industrializadas por dia tinham duas vezes mais chances de apresentar problemas em seus níveis de colesterol, triglicérides, resistência à insulina, pressão sanguínea e demais parâmetros quando comparados com quem não consome este tipo de bebida.

Tchau cálcio?!

Fora o açúcar, qual o problema?O pH do refrigerante é ácido! O pH é uma escala que separa substâncias em ácidas, neutras e alcalinas. Nosso sangue tem um PH mais alcalino, e quando ingerimos refrigerantes, que tem o pH ácido, nosso corpo retira carbonato de cálcio das reservas ósseas para neutralizar esse ácido, e tudo isso é eliminado na urina depois, ou seja…Tchau cálcio!
A eliminação de cálcio na urina é baixa, mas associada a baixa ingestão de alimentos fonte de cálcio pode resultar em maior risco de fraturas ou doenças ósseas.
Este Ph ácido afeta nossa saúde bucal também, pois é o meio perfeito para o desenvolvimento de bactérias: Caries! Além disso, algumas substâncias do refrigerante podem danificar o esmalte dentário e alterar a sua coloração, e nas crianças o efeito é ainda mais nocivo!

Olha as celulites aí, minha gente!

E as celulites? Não há estudos que relacionem o consumo de refrigerante diretamente ao aparecimento das temidas celulites! Mas o excesso de peso, principalmente localizado no quadril, aliado ao consumo elevado de açúcar e sódio aumenta o aparecimento delas! Então você pode escolher: refrigerante rico em açúcar ou o zero rico em sódio? Ambos vão trazer as mesmas consequências!

E você ainda toma refrigerante?

Vamos trocar esta bebida rica em fatores de predisposição de doenças por algo mais saudável e que hidrate de verdade?
Depois de tudo isso que eu te explique, deu pra entender que o refrigerante não hidrata né? Com tanto açúcar, sódio e componentes químicos ele só dá trabalho para os rins e para o fígado!

Confira 5 alternativas saudáveis para substituir o refrigerante

Mas nutri, sinto falta das bolinhas de gás!

Que tal então fazer um refrigerante de mentira com água com gás e suco natural? Fica uma delícia e vai te ajudar no processo de largar o refri e passar para as opções mais naturais!
Com tantas opções saudáveis e deliciosas, ficou fácil de fazer essa troca! 😉
E aí, qual a sua opção favorita?

cream cracker integral caseiro

Cream Cracker Integral Caseiro

Você é o tipo de pessoa que troca o pão francês por biscoito cream cracker achando que está fazendo uma troca super saudável? Descubra a verdade nessa matéria e aprenda a fazer o seu próprio cream cracker integral caseiro!
Muitas vezes, por escutar, repetidas vezes que tal alimento é melhor que outro fazemos trocas sem saber se realmente essas trocas são saudáveis!

Uma dessas trocas é trocar o pão francês pelo biscoito cream cracker!

Mas vocês acham que o cream cracker é saudável de verdade? O pão francês deixamos para um outro artigo 😉
O biscoito cream cracker, seja ele tradicional ou integral, é um alimento rápido e prático, porém é um alimento que contém uma grande em gordura e sódio. Dois nutrientes que quando consumidos em excesso podem causar problemas de saúde a longo prazo. Sem contar que, na maioria dos casos, quando compramos alimentos integrais, eles não são integrais!
Leia também: Pão integral de verdade: como escolher?
Como assim nutri? Isso mesmo, somos ludibriados pela indústria! O que fazer então nutri?

Por que não fazermos nosso próprio biscoito cream cracker integral caseiro?

Esse sim é realmente integral, rico em fibras, com maior quantidade de proteína e menor quantidade de sódio, e ainda é super saboroso. Abaixo tem uma receita muito prática e gostosa! Então, mãos a massa!

Cream cracker integral caseiro

Ingredientes

  • 100g de Aveia em Flocos Finos
  • 150g de Farinha de Trigo Integral
  • 30g de Semente de Linhaça
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 100 ml de água

Modo de fazer

  1. Em um recipiente plástico, misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea, que não grude nas mãos. Caso seja necessário, adicione um pouquinho mais de farinha;
  2. Em uma superfície lisa e limpa, polvilhe um pouco de farinha e abra a massa com o auxílio de um rolo até ela ficar bem fininha;
  3. Em seguida corte os biscoitos utilizando um cortador de pizza ou, se preferir, um copo ou uma faca;
  4. Coloque-os em um tabuleiro com um pouco de óleo e leve ao forno a 180ºC por cerca de 20 minutos;
  5. Armazene os biscoitos, depois de frios, em um pote de vidro com tampa, para mantê-los crocantes. E bom apetite!

Dicas: Você pode saborizar os biscoitos utilizando ou 1 pitada de páprica picante ou raminhos de alecrim ou 2 dentes de alho batidos ou 1/2 cebola batida! Use sua criatividade e nos conte sua experiência!

Compartilhe conosco seu biscoito cream cracker integral caseiro nas redes sociais com a #reeducandocomaEnergié ! 🙂

10 receitas de marmita low carb

10 receitas de marmita low carb de fazer inveja para qualquer carboidrato

Está seguindo a dieta low carb e busca algumas ideias de marmita low carb para levar ao trabalho? Então essa matéria é para você!

Nutri, ainda não sei o que é low carb!

Você com certeza já ouviu falar em low carb! Mas, o que é uma dieta low carb? Exatamente o que o próprio nome diz! É uma estratégia utilizada principalmente para o emagrecimento onde se faz um plano alimentar com redução de carboidratos. Se você quiser saber mais sobre low carb dá uma olhadinha nessa matéria Dieta low carb High Fat: você sabe o que é?
A low carb pode ter de 5 até 10% das suas necessidades diárias provenientes de carboidratos, mas sabe o que é mais importante do que esses números? A qualidade do carboidrato que você vai ingerir!!

Quais alimentos priorizar e quais evitar na low carb?

Na low carb damos prioridade para as proteínas, frutas, hortaliças, leguminosas, laticínios e fontes de gordura boa, e reduzimos os cereais, tubérculos, doces, massas e pães!

Então dá para ter uma alimentação legal utilizando a estratégia low carb?

Dá sim!! Mas vale lembrar que antes de restringir qualquer tipo de alimento da sua rotina você precisa passar pela avaliação de um nutricionista, afinal, cada indivíduo é diferente, e o que é bom para um, pode não trazer tantos benefícios assim para outro!

Resistindo as tentações: Faça sua marmita low carb!

A maior dificuldade de quem segue esta estratégia é resistir as tentações!! Pegar o prato no buffet e passar por todas aquelas massas, risotos, bolinhos e tortas, não é fácil! Então uma dica super legal para quem adotou a low carb é utilizar as famosas marmitinhas!! Fazer marmita para levar para o trabalho é saudável e está na moda!

O ideal é que sua marmita low carb seja composta por três grupos:

Prato principal + legumes + saladas folhosas

E quem disse que low carb é sem graça e não tem muitas opções? Dá uma olhadinha nessas 10 receitas incríveis para você montar a sua marmita low carb de fazer inveja para qualquer carboidrato!!

Abobrinha recheada com carne

10 receitas de marmita low carb - Abobrinha Recheada
Ingredientes

  • 3 abobrinhas italianas lavadas
  • 1 cebola picada em cubos
  • 2 dentes de alho picados
  • ½ kg de carne moída (prefira cortes magros)
  • 1 cenoura ralada
  • 1 tomate picado em cubos
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
Corte as abobrinhas ao meio e retire a polpa e reserve. Cozinhe as abobrinhas no vapor até que fiquem al dente e em seguida, arrume as abobrinhas em uma forma; Para o recheio, aqueça o azeite em uma panela e refogue a cebola e o alho, acrescente a carne moída e refogue até ficar bem cozida. Adicione a polpa da abobrinha picada, o tomate, cozinhe até que fiquem macios e tempere com sal e pimenta. Recheie a abobrinha com a carne e leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos.

Panqueca Low Carb

10 receitas de marmita low carb - Panqueca Low Carb
Ingredientes

  • 3 ovos
  • 5 colheres de sopa de requeijão tradicional (1 pote pequeno)
  • 3 colheres de sopa de farinha de amêndoas
  • ½ xícara de folhas de espinafre lavadas e secas
  • ½ colher de sopa de fermento químico em pó

Modo de Preparo
Bata os ingredientes da massa em um liquidificador. Aqueça uma frigideira com antiaderente e coloque azeite o suficiente para cobrir a frigideira. Despeje porções da massa, frite de um lado até dourar e vire a panqueca. Em seguida retire a panqueca e repita o processo até acabar a massa. Para rechear, use a criatividade!! Vale usar carne moída, frango, pernil, queijo branco ou atum.

Quiche Low Carb

10 receitas de marmita low carb - Quiche low carb
Ingredientes
Massa

  • 1 xícara e meia de farinha de amêndoas
  • 2 colheres de manteiga derretida
  • 1 ovo batido com garfo
  • Sal a gosto
  • Pimenta branca moída a gosto
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó

Recheio

  • 1 xícara de bacon picado em cubos
  • 4 ovos
  • 200 gramas de queijo gruyere ou emental ralado
  • 1 xícara de nata ou creme de leite
  • Sal a gosto
  • Pimenta branca a gosto

Modo de Preparo
Em uma tigela misture a farinha de amêndoas, a manteiga derretida o ovo batido com o garfo, o sal, o fermento e a pimenta branca. Misture até incorporar bem. Molde a massa, cobrindo o fundo de uma forma desmontável. Asse a massa por 15 minutos em forno pré aquecido a 200 graus. Retire. Em uma frigideira, frite os cubos de bacon até dourar. Em outra tigela bata os ovos, acrescente a nata ou creme de leite, o queijo ralado e tempere com o sal e a pimenta branca. Acrescente o bacon em cubos frito na mistura com o queijo e despeje a mistura na massa. Volte para o forno por mais 20 minutos até estar dourado por cima. Varie os recheios conforme sua criatividade – vale colocar legumes, outras proteínas, temperos!

Canelone Low Carb de Abobrinha

Ingredientes

  • 1 abobrinha média laminada
  • Queijo parmesão ralado para gratinar
  • Molho de tomate

Recheio

  • 100 gramas de mussarela ralada no ralo fino
  • 100 gramas de ricota amassada
  • 100 gramas de frango desfiado
  • Sal, azeite e pimenta do reino

Modo de Preparo
Corte as extremidades da abobrinha e em seguida, corte a abobrinha em lâminas finas. Faça isso com a ajuda de uma mandolina. Reserve. Para o recheio, misture o frango desfiado, a ricota amassada e o queijo mussarela ralado. Tempere com sal, azeite e pimenta do reino.
Para o molho de tomate, frite o alho picado no azeite sem deixar dourar, junte os tomates, tempere com sal e pimenta e cozinhe até ficar com boa consistência.
Em uma superfície, disponha as lâminas de abobrinha e coloque no meio uma colher de sopa do recheio, espalhe para ficar melhor distribuído.
Faça rolinhos com a abobrinha como se fosse um canelone, disponha os rolinhos em pé em um refratário médio.
Asse os canelones por 20 minutos no forno a 200 graus.
Retire do forno, cubra com o molho de tomates e polvilhe o queijo parmesão.
Volte para o forno por mais 10 minutos para gratinar o queijo. Sirva!

Torta de Atum

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 150 g de mussarela
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 caixa de creme de leite
  • 2 latas de atum sólido
  • tomate cereja a gosto
  • 1 dente de alho picado
  • sal a gosto
  • orégano a gosto

Modo de Preparo
Bata os 3 ovos com um batedor de arame. Adicione os 150 g de mussarela, ralada ou picotada à mão, o creme de leite, o fermento e o sal, misture bem e reserve. Em um outro recipiente, coloque o atum, os tomates cereja, sal e orégano. Unte uma forma (prefiro a redonda) com um pouco de azeite. Coloque metade da massa e adicione o atum e cubra com o resto da massa. Coloque no forno preaquecido a 180° C por mais ou menos 40 minutos. Sirva quente

Macarrão de Forno Low Carb

Ingredientes

  • 2 abobrinhas raladas como macarrão;
  • 1 caixinha de creme de leite light;
  • queijo provolone ralado a gosto;
  • 200 gramas de molho de tomate caseiro.
  • Molho de tomate caseiro
  • 3 dentes de alho amassados;
  • 4 tomates picados;
  • manjericão a gosto;
  • azeite a gosto;
  • sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de Preparo
Comece pelo molho. Leve o alho para dourar numa panela com azeite. Em seguida adicione tomates picados. Deixe apurar e tempere com sal, pimenta. Ao final adicione manjericão. Reserve. Prepare a abobrinha cortam em tirinhas tipo macarrão. Coloque as abobrinhas em uma assadeira em seguida cubra com creme de leite, molho de tomate caseiro e finalize com provolone. Leve ao forno médio até gratinar por cerca de 30 minutos.

Rocambole de carne moída

Ingredientes

  • 1 ovo;
  • 600g de carne moída;
  • 200g de bacon;
  • 150g Queijo
  • 100g presunto;

Opcional: temperos: cebola, alho, páprica doce, picante, pimenta sal etc, o que você costumar usar em carne moída.
Modo de Preparo
Primeiro, o forno deve estar pré-aquecido por 15 min a 200ºC, isso é importante!
Tempere a carne moída a gosto e acrescente 1 ovo;
Forre uma forma de alumínio ou refratário com papel alumínio, coloque as tiras de bacon e depois a carne moída e molde no formato do recipiente.
Acrescente a quantidade de presunto que desejar, e em uma das pontas coloque queijo (coalho foi o melhor, em minha opinião, tanto em sabor quanto em manter a forma dento do rocambole de carne).
Na ponta que tem o queijo, vá enrolando e retirando o papel alumínio, até que forme o rocambole, então use o mesmo papel alumínio para envolver e selar a carne.

Lasanha de Berinjela

10 receitas de marmita low carb - Lasanha de Berinjela
Ingredientes

  • 2 berinjelas médias, descascadas e cortadas em fatias finas
  • 2 tomates grandes, sem pele, cortados em rodelas finas
  • 2 tomates sem pele e sem sementes, picadinhos
  • 1/2 cebola média ralada
  • 1 colher (chá) de manjericão
  • 1 colher (café) de orégano
  • 1 colher (sopa) de óleo de girassol
  • 100 g de ricota amassadinha
  • 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • Sal a gosto

Modo de Preparo
Coloque 1/2 colher (sopa) de óleo em uma frigideira antiaderente. Frite as fatias de berinjela e vá colocando-as num refratário untado.
Coloque uma camada de
berinjelas, uma de ricota, uma de tomate cortado em rodelas, seguindo outra de berinjela até terminar, de preferência com a camada de berinjelas.
Faça um molho refogando a cebola, o tomate as ervas e os temperos. Se necessário, acrescente um pouco de água.
Despeje o molho por cima da lasanha e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno por 15 minutos.

Omelete de Forno

10 receitas de marmita low carb - Omelete de Forno
Ingredientes

  • 10 ovos
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de água
  • Sal e pimenta-do-reino
  • 2 a 3 recheios a gosto (tomate, cheiro-verde, azeitona, peito de peru, blanquet, queijo, presunto, salame, bacon, linguiça, milho, ervilha)
  • Manteiga para untar

Modo de Preparo
Misture os ovos com o leite, a água e sal e pimenta-do-reino a gosto até ficar homogêneo (não bata).
Em fôrmas de metal para cupcake ou fôrmas de empada untadas com manteiga, distribua a mistura de ovos, deixando cerca de 1 dedo de borda livre, e acrescente os recheios de sua preferência.
Leve ao forno médio preaquecido (200°C) por 13 minutos, se gostar da omelete cremosa, ou por 20 minutos, se preferir mais firme. Desenforme e sirva em seguida.

Bisteca a Rolê

Ingredientes

  • 6 bistecas suínas sem osso (1 kg)
  • Sal e pimenta-do-reino
  • 3 dentes de alho picados
  • ½ colher (sopa) de alecrim picado
  • Suco de 1 limão
  • 1 talo de salsão (aipo) em tiras
  • 1 cenoura média em palitos
  • 1 cebola em gomos médios
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 1 xícara (chá) de suco de laranja
  • 1 xícara (chá) de água

Modo de Preparo
Em uma superfície lisa, bata as bistecas com um batedor liso até obter bifes finos. Tempere com sal e pimenta a gosto, o alho, o alecrim e o suco de limão.
Sobre cada bisteca, arrume as tiras de salsão, a cenoura e a cebola. Enrole e prenda com palitos de madeira.
Em uma panela larga, aqueça o óleo e frite os rolês por cerca de 10 minutos ou até dourarem de todos os lados.
Adicione o suco de laranja e a água à panela, abaixe o fogo e cozinhe por mais 20 minutos, virando às vezes. Aguarde 5 minutos para retirar os palitos e servir.

Gratinado de Couve-Flor

10 receitas de marmita low carb - Gratinado de Couve-Flor
Ingredientes

  • 800g de couve-flor
  • 450g de brócolis
  • 200g de cream cheese
  • 225ml de creme de leite fresco
  • 475ml de queijo ralado
  • 50g de manteiga
  • 2 colheres de chá de alho em pó
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno a 180˚C. Cozinhe o brócolis até ficar macio, escorra e descarte a água. Em um processador adicione o brócolis, o cream cheese, creme de leite fresco, sal, pimenta e o alho em pó. Bata até virar purê.
Unte um refratário com manteiga, e coloque o restante da manteiga em pedaços.
Disponha a couve-flor em pequenos floretes no refratário, por cima coloque o purê de brócolis e cubra com o queijo ralado.
Asse por 40 minutos ou até que a couve-flor esteja macia e o queijo gratinado.

Que tal 10 ideias de lanches low carb? 🙂

ATENÇÃO:

A redução de carboidratos (Low carb) é uma estratégia nutricional que pode ser benéfica para alguns casos específicos, ou seja, não significa que vai funcionar para qualquer pessoa. É importante ressaltar que a restrição de carboidrato a longo prazo pode ter efeitos contrários ao desejado, causando um estresse no metabolismo que leva a perda de massa muscular e acúmulo de gordura.

Podem surgir sintomas como fraqueza, tontura, indisposição, irritação e outros. O aumento de proteínas também pode prejudicar o funcionamento dos rins. Por isso, essa dieta não é indicada para todas as pessoas, especialmente para diabéticos, portadores de pressão alta, doenças renais, para mulheres em aleitamento materno e para a maioria dos atletas.

Consulte um nutricionista para orientar uma alimentação balanceada e equilibrada para você!

Saiba mais sobre o efeito das dietas restritivas no nosso corpo na matéria Fazer dieta desacelera o metabolismo e engorda!

Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo!

Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo!

Você ganhou “grãos” de kefir e não sabe o que fazer com eles? Vem cá que a gente traz o passo a passo para você aprender a cuidar do Kefir de leite e se beneficiar dessa bebida super saudável!

O que é o Kefir?

Kefir é um leite fermentado ácido produzido a partir de uma suspensão de microorganismos formado por um grande número de cepas (“tipos”) de bactérias. Parece esquisito, eu sei.

Mas acredite: os benefícios são inúmeros!

A bebida ajuda a:

  • regular o intestino e mantê-lo saudável;
  • reduzir sintomas de intolerância à lactose;
  • melhorar a imunidade;
  • e tem até ação na prevenção de câncer.

Leia também: Você sabia que o intestino é considerado nosso segundo cérebro?
A fama do kefir não é de hoje: ele é originário das montanhas do Cáucaso, havendo citações místicas de que seria “um presente do profeta Maomé ao seu povo, para a cura de todos os males”. Em eslavo, Kephir significa “bem-estar”. Interessante, não é?

Mas como é esse Kefir e onde posso comprar?

Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo! - Grãos de Kefir
A aparência dele não é das mais bonitinhas, confesso. Parecem vários grãos esbranquiçados e gelatinosos e, quando misturados com leite e deixados em temperatura ambiente por cerca de 24 horas, fazem a fermentação da lactose do leite e a transformam em ácido lático, fazendo com que o leite fique levemente azedo, parecendo um iogurte.
No Brasil, não há kefir à venda. Culturalmente, ele é doado de pessoa para pessoa, já que os “grãos” se multiplicam e podem ser divididos. Se você não conhece ninguém que tem para te doar, pode procurar em redes sociais ou na internet: há vários grupos de doações de “grãos” kefir no país inteiro!
Se você acabou de receber uma doação de kefir e está completamente perdido sobre os cuidados com os seus “grãos”, vem que a gente te ensina o passo a passo dos cuidados para ter essa bebida saudável, barata e gostosa!

Passo a passo para cuidar do Kefir de Leite

Passo 1: Separe os “Grãos” de kefir. Se eles já estiverem no leite, passe para o passo 6.

Passo 2: Coloque os “grãos” em um recipiente de vidro bem lavado.
Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo! - Passo 2
Passo 3: Adicione leite integral (pode ser semidesnatado ou desnatado também, só não pode ser leite sem lactose, já que a lactose é o alimento para os microorganismos, tá?).
A quantidade é mais ou menos 1 colher de sopa de grãos para cada 400 ml de leite.
Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo! - Passo 3
Passo 4: Tampe o recipiente com um papel toalha e prenda com um elástico. Pode usar também um pano bem fininho. O importante é que o vidro não fique completamente fechado.
Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo! - Passo 4
Passo 5: Guarde em local arejado. Jamais leve para a geladeira! Para que a fermentação ocorra, é necessário que o kefir fique em temperatura ambiente (aproximadamente 20-25°C).
Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo! - Passo 5
Passo 6: Depois de 24 horas*, é só coar o seu kefir, separando o leite fermentado dos “grãos”. Use uma peneira fina e lembre-se de lavá-la muito bem depois!
*se preferir, pode deixar fermentando por até 48 horas. Quando mais tempo, mais azedo será o kefir.
Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo! - Passo 6.1Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo! - Passo 6.2Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo! - Passo 6.3
Passo 7: Lave os “grãos” em água filtrada e recomece o processo, conforme o passo 1.
Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo! - Passo 6.4
Passo 8: Depois de pronto, consuma o seu kefir imediatamente ou guarde na geladeira por 2 dias.
Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo! - Passo 8

Curiosidades sobre o Kefir

  • Uma vez que os microorganismos consomem a lactose do leite para fazer a fermentação, o kefir é uma bebida que geralmente não causa desconforto em pessoas que tem intolerância leve à lactose.
  • Em dias quentes a fermentação ocorre mais rápido, enquanto no inverno pode demorar mais.
  • Na hora de coar, você pode perceber uma separação entre o leite e o soro. Isso é normal, é só misturar bem antes de coar.
  • Você vai perceber que, aos poucos, a quantidade de grãos vai aumentando. Esse é o momento de doar para conhecidos que queriam apreciar o kefir também!

E se eu for viajar por uns dias, o que faço com o kefir?

Depende! Se a viagem durar até 10 dias, você pode colocá-lo no leite normalmente e deixar na geladeira por esse período. Voltando de viagem, descarte esse leite e recomece o processo. Você pode também coar e consumir, depende da sua preferência, quanto mais dias, mais azedo ele ficará.
Se a viagem durar mais de 10 dias, o ideal é congelar os grãos. Escolha um pote ou saco plástico limpo, coloque os grãos dentro, sem leite, e deixe no congelador pelo tempo que quiser. Quando quiser retomar a produção de kefir, tire do congelador, adicione leite e deixe na geladeira por 1 dia, antes de deixar novamente em temperatura ambiente. No caso do congelamento, a produção de kefir demora um pouco para voltar ao que era antes, então talvez nos primeiros 2 ou 3 dias você precise jogar fora o leite fermentado.

E de quais formas podemos consumir o kefir?

Há várias formas de consumi-lo:

➜ Puro

Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo! - Kefir de Leite Puro

➜ Iogurte grego

Aprenda a cuidar do Kefir de leite: passo a passo! - Iogurte Grego
Você pode colocar o líquido em um coador de papel (desses de café) e dessorar por 8 horas. O líquido obtido (soro) pode ser consumido ou descartado, enquanto o conteúdo que ficar no coador vai ser denso e parecido com iogurte grego.

➜ Cream Cheese

Repita o processo do iogurte grego, mas deixe dessorando por 12 horas. Assim, terá um kefir na consistência de cream cheese. Você pode temperar com ervas e usar para passar no pão.

➜ Usá-lo em receitas conforme sua imaginação

Pães, nhoque, bolos e purês podem ser feitos utilizando kefir como ingrediente, para aumentar o valor nutricional. Use a criatividade!
Agora que você já aprendeu a cuidar do seu kefir de leite passo-a-passo, conta pra gente quais receitas você vai inventar! 🙂

Quer algumas ideias de receitas saudáveis para substituir a margarina? Confira o vídeo!